O recado subversivo escondido na letra de "Rádio Pirata", clássico do RPM
Por Gustavo Maiato
Postado em 23 de junho de 2024
O clássico "Rádio Pirata" é um dos maiores sucessos do RPM e sua letra – como a grande maioria dos lançamentos da banda – foi escrita pelo vocalista e baixista Paulo Ricardo. Seus versos trazem uma forte mensagem subversiva de rebeldia contra o poder e por incrível que pareça não fala sobre produtos piratas.
RPM - Mais Novidades
Em vídeo no canal A História de uma Revolução, trechos de entrevistas com Paulo Ricardo foram compilados onde ele explica a motivação por trás de trechos rebeldes, como: "Abordar navios mercantes / Invadir, pilhar, tomar o que é nosso / Pirataria nas ondas do rádio / Havia alguma coisa errada com o rei".
De acordo com Paulo Ricardo, essa ideia surgiu quando ele estava entre a estadia em Londres e a faculdade de jornalismo na USP.
"Eu fiz faculdade de jornalismo na USP. Na época, eu tinha amigos que estavam fazendo uma matéria sobre rádios piratas em Sorocaba. Foi uma coisa que me interessou muito e fiz essa música.
Essa música resume o que sentíamos naquela época. Esse espaço que queríamos ocupar. Tocar no rádio era um sonho e virou uma metáfora para essa invasão. A música é um rock básico, foi nossa segunda música de trabalho. Essa mensagem veio de uma ideia concreta de montar uma rádio pirata. Eu morava em Londres, e fiz essa música lá. Ela veio muito simples, mas eu tinha uma sonoridade na cabeça.
Toda banda precisa de um rock básico. As pessoas não esperavam essa música depois de ‘Louras Geladas’. Ele sintetizou o que queríamos dizer. Havia uma cena de rádios piratas em São Paulo começando. Era um grande gancho para a canção. Esse lance da caveira e toda a simbologia, que não tinha nada a ver com produtos piratas ou chineses.
É um símbolo da luta contra o poder. A letra me deu muito trabalho, virou uma febre de rádios. Estava acontecendo. Um jornalista fez uma matéria sobre isso, falando do fenômeno. Era uma excelente metáfora. A pirataria era outra coisa. Queríamos invadir as rádios, como aquele filme que rolou depois com o Brendan Fraser que tem uma banda de metal e ele invade uma rádio e obriga a tocarem a música dele. Comecei a costurar essas metáforas".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Paul Di'Anno tem novo álbum ao vivo anunciado, "Live Before Death"
A melhor música que Bruce Dickinson escreveu para o Iron Maiden, segundo a Metal Hammer
Edu Falaschi comenta mudanças em sua voz: "Aquele Edu de 2001 não existe mais"
Black Label Society confirma shows no Brasil e apresentação exclusiva do Zakk Sabbath
A banda que Jack Black diz que destruiu o rock por ser grande demais
Os 20 melhores discos de heavy metal lançados em 1997, segundo a Louder Sound
Bruce Dickinson lança vídeo de versão reimaginada da clássica "Tears of the Dragon"
A única banda que uma criança precisa ouvir para aprender rock, segundo Dave Grohl
Com ex-membros do Death, Left to Die anuncia álbum "Initium Mortis"
3 músicas lendárias do metal nacional que são um convite à nostalgia
Álbum perdido do Slipknot ganha data de lançamento oficial
Ela é vigária, grava com o Dragonforce e quer o Iron Maiden tocando em sua igreja
O guitarrista "bom demais" para ter hit, segundo Blackmore; "jeito muito especial de tocar"
Yes lança "Turnaround Situation", faixa de seu próximo disco de esrtúdio
Dennis Stratton quer ir ao Hall of Fame, mas respeitará decisão do Iron Maiden
O curioso tema dominante nas letras do rock dos anos 1950, segundo Paulo Ricardo
A banda mineira que o RPM sonhava alcançar antes de estourar, segundo Paulo Ricardo
A opinião de Paulo Ricardo do RPM sobre a cantora de axé Daniela Mercury
De RPM a Madonna: os álbuns que encalharam nas lojas brasileiras, segundo varejista
Os 5 melhores álbuns do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
O indiscutível maior fenômeno do rock brasileiro dos anos 1980, segundo Roberto Frejat


