A banda que fazia Jimmy Page ficar irritado quando comparavam com o Led Zeppelin
Por Bruce William
Postado em 13 de junho de 2024
Vamos deixar de lado a coisa da apropriação dos standards de Blues, é uma história com várias nuances. O que vamos considerar aqui é como o Led Zeppelin, sem sombra de dúvidas, é uma das bandas mais influentes e inovadoras da história do Rock. Formado em 1968 pelo guitarrista Jimmy Page, juntamente com o vocalista Robert Plant, o baterista John Bonham e o baixista/tecladista John Paul Jones, o grupo se destacou pela combinação única de Rock, Blues, Folk e elementos psicodélicos com uma sonoridade única e marcante, que gerou clássicos como "Stairway To Heaven", "Immigrant Song", "Black Dog", "Kashmir" e inúmeras outras.

Além de suas contribuições musicais em estúdio, o Led também redefiniu a experiência dos shows ao vivo com apresentações gigantes realizadas em estádios e arenas, energéticas e repletas de improvisações, o que deixou um legado imenso que até hoje influencia milhares de músicos, a ponto de personalidades como Jack Black elegerem o LZ como sendo "A incomparável maior banda da história do rock": "Led Zeppelin... a maior banda de rock and roll de todos os tempos. Melhor que os Beatles, melhor que os Stones. E se você não concorda comigo, é porque não fez a maratona do Zeppelin. É quando você senta a bunda e ouve todos os nove álbuns do Zeppelin seguidos".
O Led Zeppelin, de certa forma, veio do The Yardbirds. Resumindo bastante a história: Jimmy Page se juntou ao grupo no lugar de Paul Samwell-Smith, que era baixista, mas logo Page mudou para a guitarra e montou uma dupla com Jeff Beck, que saiu alguns meses depois. Mais tarde os Yardbirds desanimaram de tantas turnês e gravações, até que realizaram seu último show em julho de 1968. A banda ainda tinha datas agendadas na Escandinávia, então o baterista Jim McCarty e o vocalista Keith Relf autorizaram Page e o baixista Chris Dreja a usar o nome "The Yardbirds" para cumprir as obrigações da banda. Ambos começaram a tocar guitarra juntos. A primeira escolha de Page para um vocalista era Terry Reid, mas ele recusou a oferta e sugeriu Robert Plant. Plant trouxe consigo John Bonham, Dreja abandonou o projeto para se tornar fotógrafo e sugeriu John Paul Jones.
Neste meio tempo, o antigo companheiro de Page no Yardbirds havia montado sua nova banda, The Jeff Beck Group, que em sua primeira formação com Beck na guitarra, Rod Stewart no vocal, Ron Wood no baixo e Aynsley Dunbar na bateria deixou registrado dois álbuns de estúdio, "Truth" de 1968 e "Beck-Ola" de 1969 com uma pegada bastante pesada para a época, principalmente o primeiro, repleto de músicas com uma pegada de Blues e ao mesmo tempo uma orientação Hard Rock.
Como Page e Beck dividiram os palcos na mesma banda, não tardou para que surgissem comparações entre o Jeff Beck Group e o Led Zeppelin, que não agradavam a Page: "Eu ficava realmente irritado quando as pessoas comparavam nosso primeiro álbum ao Jeff Beck Group e diziam que eram muito semelhantes conceitualmente. Era um absurdo, completo absurdo. A única semelhança era que ambos saímos dos Yardbirds e ambos adquirimos certos riffs individualmente dos Yardbirds", disse Page, em resgate feito pela Far Out.
É claro que todo músico que sai de uma banda para outra precisa ajustar as coisas, e Page parecia estar lapidando seu som antigo no primeiro álbum do Zeppelin. Havia muitos momentos explosivos, mas quando você ouve uma música como "You Shook Me", é fácil perceber de onde ele tirou suas ideias, especialmente porque Beck também fez uma versão da mesma música em seu álbum, que você pode comparar.
Na verdade, analisando mais a fundo o que eles faziam, percebe-se que eles seguiram caminhos completamente divergentes. Tanto que o resultado foi que, ainda nos anos setenta, enquanto o Led de Page produzia trabalhos como "Physical Graffiti", Jeff Beck enveredou pelo Jazz-Rock com álbuns como "Blow By Blow" e "Wired". Então, embora ambos tenham vindo da mesma base, nos anos seguintes eles se afastaram completamente um do outro, ambos com maestria mas em trajetórias totalmente diferentes entre si.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A maior banda do Brasil de todos os tempos, segundo Andreas Kisser do Sepultura
Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
Regis Tadeu esclarece por que Elton John aceitou tocar no Rock in Rio 2026
O disco do Dream Theater que Felipe Andreoli levava para ouvir até na escola
Hall da Fama do Metal anuncia homenageados de 2026
Os melhores covers gravados por bandas de thrash metal, segundo a Loudwire
James Hetfield deu o "sinal verde" para vocalista do Paradise Lost cortar o cabelo nos anos 90
As 3 bandas de rock que deveriam ter feito mais sucesso, segundo Sérgio Martins
Mantas convidou Cronos para reunião da formação clássica do Venom
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
Queen considera retornar aos palcos com show de hologramas no estilo "ABBA Voyage"
Dream Theater lança "Quarantième: Live à Paris", mais um registro ao vivo
O fã que conheceu Ozzy Osbourne no Rock in Rio e iniciou uma amizade de 40 anos
O baterista que ameaçou encher Ronnie James Dio de porrada caso ele lhe dirigisse a palavra
Liam Gallagher elogia fãs brasileiros após shows do Oasis no Brasil

O clássico do Led Zeppelin que solo é do nível de "Stairway to Heaven", segundo Jimmy Page
O grupo psicodélico que cativou Plant; "Uma das minhas bandas favoritas de todos os tempos"
As três linhas de baixo favoritas de Flea, do Red Hot Chili Peppers
Muitos se lembram de um show do Led Zeppelin que talvez não tenha acontecido
O cantor "sensacional" que Robert Plant sabe que poderia tê-lo substituído no Led Zeppelin
"Melhor que os Beatles"; a banda que Jack Black e Dave Grohl colocam acima de todas
O hit que fez Jimmy Page e Jeff Beck esfriarem amizade: "Falta de comunicação"
O hit do Led Zeppelin em que Robert Plant foi homofóbico, segundo John Paul Jones
Spin Magazine: as maiores baixarias da história do rock
O solo de guitarra que mudou a forma como os solos passaram a ser feitos


