A banda que fazia Jimmy Page ficar irritado quando comparavam com o Led Zeppelin
Por Bruce William
Postado em 13 de junho de 2024
Vamos deixar de lado a coisa da apropriação dos standards de Blues, é uma história com várias nuances. O que vamos considerar aqui é como o Led Zeppelin, sem sombra de dúvidas, é uma das bandas mais influentes e inovadoras da história do Rock. Formado em 1968 pelo guitarrista Jimmy Page, juntamente com o vocalista Robert Plant, o baterista John Bonham e o baixista/tecladista John Paul Jones, o grupo se destacou pela combinação única de Rock, Blues, Folk e elementos psicodélicos com uma sonoridade única e marcante, que gerou clássicos como "Stairway To Heaven", "Immigrant Song", "Black Dog", "Kashmir" e inúmeras outras.

Além de suas contribuições musicais em estúdio, o Led também redefiniu a experiência dos shows ao vivo com apresentações gigantes realizadas em estádios e arenas, energéticas e repletas de improvisações, o que deixou um legado imenso que até hoje influencia milhares de músicos, a ponto de personalidades como Jack Black elegerem o LZ como sendo "A incomparável maior banda da história do rock": "Led Zeppelin... a maior banda de rock and roll de todos os tempos. Melhor que os Beatles, melhor que os Stones. E se você não concorda comigo, é porque não fez a maratona do Zeppelin. É quando você senta a bunda e ouve todos os nove álbuns do Zeppelin seguidos".
O Led Zeppelin, de certa forma, veio do The Yardbirds. Resumindo bastante a história: Jimmy Page se juntou ao grupo no lugar de Paul Samwell-Smith, que era baixista, mas logo Page mudou para a guitarra e montou uma dupla com Jeff Beck, que saiu alguns meses depois. Mais tarde os Yardbirds desanimaram de tantas turnês e gravações, até que realizaram seu último show em julho de 1968. A banda ainda tinha datas agendadas na Escandinávia, então o baterista Jim McCarty e o vocalista Keith Relf autorizaram Page e o baixista Chris Dreja a usar o nome "The Yardbirds" para cumprir as obrigações da banda. Ambos começaram a tocar guitarra juntos. A primeira escolha de Page para um vocalista era Terry Reid, mas ele recusou a oferta e sugeriu Robert Plant. Plant trouxe consigo John Bonham, Dreja abandonou o projeto para se tornar fotógrafo e sugeriu John Paul Jones.
Neste meio tempo, o antigo companheiro de Page no Yardbirds havia montado sua nova banda, The Jeff Beck Group, que em sua primeira formação com Beck na guitarra, Rod Stewart no vocal, Ron Wood no baixo e Aynsley Dunbar na bateria deixou registrado dois álbuns de estúdio, "Truth" de 1968 e "Beck-Ola" de 1969 com uma pegada bastante pesada para a época, principalmente o primeiro, repleto de músicas com uma pegada de Blues e ao mesmo tempo uma orientação Hard Rock.
Como Page e Beck dividiram os palcos na mesma banda, não tardou para que surgissem comparações entre o Jeff Beck Group e o Led Zeppelin, que não agradavam a Page: "Eu ficava realmente irritado quando as pessoas comparavam nosso primeiro álbum ao Jeff Beck Group e diziam que eram muito semelhantes conceitualmente. Era um absurdo, completo absurdo. A única semelhança era que ambos saímos dos Yardbirds e ambos adquirimos certos riffs individualmente dos Yardbirds", disse Page, em resgate feito pela Far Out.
É claro que todo músico que sai de uma banda para outra precisa ajustar as coisas, e Page parecia estar lapidando seu som antigo no primeiro álbum do Zeppelin. Havia muitos momentos explosivos, mas quando você ouve uma música como "You Shook Me", é fácil perceber de onde ele tirou suas ideias, especialmente porque Beck também fez uma versão da mesma música em seu álbum, que você pode comparar.
Na verdade, analisando mais a fundo o que eles faziam, percebe-se que eles seguiram caminhos completamente divergentes. Tanto que o resultado foi que, ainda nos anos setenta, enquanto o Led de Page produzia trabalhos como "Physical Graffiti", Jeff Beck enveredou pelo Jazz-Rock com álbuns como "Blow By Blow" e "Wired". Então, embora ambos tenham vindo da mesma base, nos anos seguintes eles se afastaram completamente um do outro, ambos com maestria mas em trajetórias totalmente diferentes entre si.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
A banda que não ficou gigante porque era "inglesa demais", segundo Regis Tadeu
Como James Hetfield, do Metallica, ajudou a mudar a história do Faith No More
Os três melhores guitarristas base de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
A única música do "Somewhere in Time" do Iron Maiden que não usa sintetizadores
A melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Scott Ian do Anthrax
Os três clássicos do Iron Maiden que foram "copiados" do Michael Schenker Group
Os dois solos que, para Ritchie Blackmore, inauguraram a "guitarra elétrica inglesa"
O álbum que rachou o Deep Purple: "O Jon gostou da ideia, mas o Ritchie não"
West Ham une forças ao Iron Maiden e lança camiseta comemorativa
Slash dá a sua versão para o que causou o "racha" entre ele e Axl Rose nos anos noventa
O "detalhe" da COP30 que fez Paul McCartney escrever carta criticando o evento no Brasil
A banda que mais pode repetir sucesso do Iron Maiden, segundo Steve Harris
A melhor música de cada disco do Metallica, segundo o Heavy Consequence


Mark Tremonti (Creed, Alter Bridge) lembra quando tocou Led Zeppelin com vocalista do AC/DC
A influência subliminar que Slash admite em seu trabalho; "eu gostava quando criança"
Robert Plant conta como levou influência de J. R. R. Tolkien ao Led Zeppelin
O solo que Jimmy Page chamou de "nota 12", pois era "mais que perfeito"
O maior baterista de todos os tempos para Phil Collins; "nunca tinha visto nada parecido"
A única música do Led Zeppelin que Geddy Lee conseguia tocar: "Padrão repetitivo"
O riff do Led Zeppelin que deu um suadouro em Dave Grohl na hora de tocar
O único guitarrista que, para Lindsey Buckingham, "ninguém sequer chega perto"
Robert Plant revela o último álbum do Led Zeppelin que ele achava ter sido bom
Jimmy Page diz quem é o melhor guitarrista solo da história: "Não chego aos pés dele"


