O álbum com que Mike Portnoy não contribuiu quase nada: "Não tive trabalho criativo"
Por Gustavo Maiato
Postado em 27 de julho de 2024
O baterista americano Mike Portnoy já lançou diversos álbuns com bandas como Dream Theater, Avenged Sevenfold, Liquid Tension Experiment, Transatlantic, Neal Morse, Adrenaline Mob, Sons of Apollo e John Petrucci. Mas qual será que foi o disco que ele não contribuiu quase nada?
Em entrevista a Mateus Ribeiro e Marcelo Vieira, Portnoy explica que no caso do álbum "Nightmare" (2010) do Avenged Sevenfold, sua contribuição não passou por esforço criativo.
Mike Portnoy - Mais Novidades
"Minha contribuição foi apenas como baterista. Não tive input criativo. O álbum estava praticamente pronto quando o Rev faleceu. Ele fez partes de bateria eletrônica nas demos, então usei isso como guia para terminar o trabalho que ele não pôde concluir. Meu papel foi completar as partes de bateria do Rev e apoiar a banda, tanto no estúdio quanto ao vivo durante a turnê", disse.
Em entrevista publicada pelo Ultimate Guitar ele deu mais detalhes: "Após seu triste falecimento, aqueles caras estavam prestes a começar a trabalhar no álbum, e ele faleceu.
Então, eles queriam seguir em frente e gravar o álbum como haviam planejado, e me ligaram dizendo: 'Você era um dos bateristas favoritos dele. Você é um dos heróis dele. Então, ficaríamos honrados se você, se você pudesse fazer isso.' E eu respondi: 'Eu ficaria honrado em fazer isso.' Então, sim, foi uma experiência e tanto.
O Rev havia feito demos para essas músicas em uma bateria eletrônica. Eles tinham as demos, e eu aprendi as músicas a partir disso. E eu tentei reproduzir o máximo que pude, exatamente o que o Rev pretendia gravar, pelo menos o que ele fez nessas demos.
E é tão engraçado, porque eu podia ouvir tanto do meu estilo no que ele estava fazendo nas demos. Então, meio que tudo se completou. Quando finalmente gravei essas baterias, eram as partes que ele pretendia fazer, mas parecia tão normal e natural para mim porque eu podia ouvir tanto do meu estilo no que ele fez. Então, sim, foi uma grande honra fazer isso."
Perguntado se ele havia conhecido o The Rev antes, Portnoy disse: "Nunca o conheci pessoalmente. Mas conversamos e trocamos mensagens e e-mails e coisas assim. E eu sempre o agradecia por falar sobre mim em entrevistas e coisas assim, mas nunca tive a chance de realmente encontrá-lo pessoalmente."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A reação de Rafael Bittencourt ao saber que Baden Powell recusou a Casa Branca
5 músicas que nenhum metaleiro consegue ouvir sem fazer air drums
Os 18 álbuns de rock e metal mais aguardados até o fim de 2026, segundo a Loudwire
Guitarrista garante que o R.E.M. não fará turnê de reunião; "Não preciso de dinheiro"
Gravação de ensaio do Guns N' Roses em 1986 vaza online
A banda que Steven Tyler aponta como verdadeira criadora do heavy metal
A canção de uma banda clássica de rock que Brian May considera um exemplo perfeito de pop
Aquiles Priester é batizado: "Toda a glória seja dada a Deus! Dia maravilhoso"
As bandas brasileiras que se apresentarão no Wacken Open Air 2026
Festival Bangers Open Air divulga o aftermovie oficial de sua quarta edição
Edu Falaschi apresenta "Mi'raj & The Legacy Tour" em São Paulo no Tokio Marine Hall
Slash considera o final de "Sabbath Bloody Sabbath" a coisa mais pesada que ouviu na vida
4 bandas clássicas da Irlanda que todo fã de rock precisa conhecer
A lenda do rock que Mick Jagger invejava, segundo John Lennon
A música do Pink Floyd que David Gilmour adora, mas se recusa a tocar

A ideia que Mike Portnoy "roubou" dos Beatles e foi inserida no maior sucesso do Dream Theater
Mike Portnoy celebra os 34 anos de "Images and Words", clássico do Dream Theater
Mike Portnoy - o melhor baterista de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
A opinião de Mike Portnoy sobre o primeiro show da nova baterista do Rush
Mike Portnoy exalta performance de Anika Nilles em sua estreia no Rush
Modern Drummer: os melhores bateristas votados pelos fãs
Mike Portnoy: "levando um pedacinho do Jimmy comigo"


