O álbum com que Mike Portnoy não contribuiu quase nada: "Não tive trabalho criativo"
Por Gustavo Maiato
Postado em 27 de julho de 2024
O baterista americano Mike Portnoy já lançou diversos álbuns com bandas como Dream Theater, Avenged Sevenfold, Liquid Tension Experiment, Transatlantic, Neal Morse, Adrenaline Mob, Sons of Apollo e John Petrucci. Mas qual será que foi o disco que ele não contribuiu quase nada?
Em entrevista a Mateus Ribeiro e Marcelo Vieira, Portnoy explica que no caso do álbum "Nightmare" (2010) do Avenged Sevenfold, sua contribuição não passou por esforço criativo.
Mike Portnoy - Mais Novidades
"Minha contribuição foi apenas como baterista. Não tive input criativo. O álbum estava praticamente pronto quando o Rev faleceu. Ele fez partes de bateria eletrônica nas demos, então usei isso como guia para terminar o trabalho que ele não pôde concluir. Meu papel foi completar as partes de bateria do Rev e apoiar a banda, tanto no estúdio quanto ao vivo durante a turnê", disse.
Em entrevista publicada pelo Ultimate Guitar ele deu mais detalhes: "Após seu triste falecimento, aqueles caras estavam prestes a começar a trabalhar no álbum, e ele faleceu.
Então, eles queriam seguir em frente e gravar o álbum como haviam planejado, e me ligaram dizendo: 'Você era um dos bateristas favoritos dele. Você é um dos heróis dele. Então, ficaríamos honrados se você, se você pudesse fazer isso.' E eu respondi: 'Eu ficaria honrado em fazer isso.' Então, sim, foi uma experiência e tanto.
O Rev havia feito demos para essas músicas em uma bateria eletrônica. Eles tinham as demos, e eu aprendi as músicas a partir disso. E eu tentei reproduzir o máximo que pude, exatamente o que o Rev pretendia gravar, pelo menos o que ele fez nessas demos.
E é tão engraçado, porque eu podia ouvir tanto do meu estilo no que ele estava fazendo nas demos. Então, meio que tudo se completou. Quando finalmente gravei essas baterias, eram as partes que ele pretendia fazer, mas parecia tão normal e natural para mim porque eu podia ouvir tanto do meu estilo no que ele fez. Então, sim, foi uma grande honra fazer isso."
Perguntado se ele havia conhecido o The Rev antes, Portnoy disse: "Nunca o conheci pessoalmente. Mas conversamos e trocamos mensagens e e-mails e coisas assim. E eu sempre o agradecia por falar sobre mim em entrevistas e coisas assim, mas nunca tive a chance de realmente encontrá-lo pessoalmente."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



10 bandas de rock que já deveriam ter se aposentado, segundo o Guitars & Hearts
O álbum dos anos 1990 que Mick Jagger considera perfeito: "Cada faixa é um nocaute"
O melhor integrante dos Beatles de todos os tempos, segundo Roger Waters
A banda com quem Jimmy Page odiava ser comparado: "Não tinha nada a ver conosco"
Os astros do rock nacional que contribuíram com disco de Xuxa
Dragonforce faz primeiro show com Alissa White-Gluz; veja os vídeos
O disco favorito de Steven Tyler por causa da ausência de viradas de bateria
A canção do Black Sabbath que, para Frank Zappa, definiu "um certo estilo musical"
As 20 melhores músicas do Iron Maiden segundo o WatchMojo.com
Quando Ritchie Blackmore falou merda e perdeu a amizade de um rockstar maior que ele
Fã joga disco em Eric Clapton e ele abandona show na Espanha
As bandas que mais marcaram a vida de Carl Palmer, segundo o próprio
O filme que mostra Ozzy, Kiss e Aerosmith em entrevistas que hoje seriam canceladas
A banda mineira que o RPM sonhava alcançar antes de estourar, segundo Paulo Ricardo
Brann Dailor afirma que novo disco de estúdio do Mastodon está finalizado
Membros do Angra prestigiam show do Dream Theater e tiram foto com Mike Portnoy
A frase de Mike Portnoy que ilustra o problema das bandas, segundo Ricardo Confessori
A maior dificuldade que Mike Portnoy enfrentou ao voltar para o Dream Theater
A opinião de Mike Portnoy e Dave Lombardo sobre Clive Burr do Iron Maiden
Mike Portnoy comenta volta do Rush; "Precisamos que nossos heróis continuem tocando"
O disco que "salvou" o Dream Theater, segundo o baterista Mike Portnoy


