O álbum com que Mike Portnoy não contribuiu quase nada: "Não tive trabalho criativo"
Por Gustavo Maiato
Postado em 27 de julho de 2024
O baterista americano Mike Portnoy já lançou diversos álbuns com bandas como Dream Theater, Avenged Sevenfold, Liquid Tension Experiment, Transatlantic, Neal Morse, Adrenaline Mob, Sons of Apollo e John Petrucci. Mas qual será que foi o disco que ele não contribuiu quase nada?
Em entrevista a Mateus Ribeiro e Marcelo Vieira, Portnoy explica que no caso do álbum "Nightmare" (2010) do Avenged Sevenfold, sua contribuição não passou por esforço criativo.
Mike Portnoy - Mais Novidades
"Minha contribuição foi apenas como baterista. Não tive input criativo. O álbum estava praticamente pronto quando o Rev faleceu. Ele fez partes de bateria eletrônica nas demos, então usei isso como guia para terminar o trabalho que ele não pôde concluir. Meu papel foi completar as partes de bateria do Rev e apoiar a banda, tanto no estúdio quanto ao vivo durante a turnê", disse.
Em entrevista publicada pelo Ultimate Guitar ele deu mais detalhes: "Após seu triste falecimento, aqueles caras estavam prestes a começar a trabalhar no álbum, e ele faleceu.
Então, eles queriam seguir em frente e gravar o álbum como haviam planejado, e me ligaram dizendo: 'Você era um dos bateristas favoritos dele. Você é um dos heróis dele. Então, ficaríamos honrados se você, se você pudesse fazer isso.' E eu respondi: 'Eu ficaria honrado em fazer isso.' Então, sim, foi uma experiência e tanto.
O Rev havia feito demos para essas músicas em uma bateria eletrônica. Eles tinham as demos, e eu aprendi as músicas a partir disso. E eu tentei reproduzir o máximo que pude, exatamente o que o Rev pretendia gravar, pelo menos o que ele fez nessas demos.
E é tão engraçado, porque eu podia ouvir tanto do meu estilo no que ele estava fazendo nas demos. Então, meio que tudo se completou. Quando finalmente gravei essas baterias, eram as partes que ele pretendia fazer, mas parecia tão normal e natural para mim porque eu podia ouvir tanto do meu estilo no que ele fez. Então, sim, foi uma grande honra fazer isso."
Perguntado se ele havia conhecido o The Rev antes, Portnoy disse: "Nunca o conheci pessoalmente. Mas conversamos e trocamos mensagens e e-mails e coisas assim. E eu sempre o agradecia por falar sobre mim em entrevistas e coisas assim, mas nunca tive a chance de realmente encontrá-lo pessoalmente."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Floor Jansen canta Metallica com a Banda de Fuzileiros Navais da Marinha Holandesa
Frank Beard, baterista do ZZ Top, morre aos 77 anos de idade
Kirk Hammett era um "ótimo aluno", segundo Joe Satriani
O guitarrista que James Hetfield considera "o cara"
A música do Pink Floyd que o vocalista do Creed ouviu todos os dias por um ano
A carta de fã que fez o Twisted Sister perceber que algo estava errado
Geddy Lee relembra o clássico do Rush que o levou ao "limite de minha extensão vocal"
O guitarrista mais subestimado de todos os tempos, segundo Scott Ian
Os 5 álbuns obrigatórios para se ter uma boa base na música, segundo Regis Tadeu
O megahit do hard rock que Regis Tadeu odeia apesar de adorar tocar na bateria
Foo Fighters e Avenged Sevenfold tocam de madrugada no Rock in Rio; confira os horários
Ideia de despedida do Sepultura partiu de Andreas Kisser, explica Derrick Green
Tony Iommi e Ozzy Osbourne se odiavam, segundo Geezer Butler
O clássico do Queen em que Freddie Mercury alcançou a nota mais alta de sua carreira
Primal Fear anuncia título do novo álbum de estúdio, que sai em 2027


A reação de Mike Portnoy ao ficar sabendo da morte de Cliff Burton
A instrumental do Iron Maiden que é a preferida de Mike Portnoy
A ideia que Mike Portnoy "roubou" dos Beatles e foi inserida no maior sucesso do Dream Theater
Mike Portnoy celebra os 34 anos de "Images and Words", clássico do Dream Theater
Mike Portnoy - o melhor baterista de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
James LaBrie conta como foi reencontro com Portnoy; "Fizemos as pazes e nos abraçamos"


