Quem foi mais importante, Black Sabbath, Deep Purple ou Led Zeppelin? Ian Gillan responde
Por André Garcia
Postado em 23 de julho de 2024
De 1966 a 68, no rock (por influência dos Beatles) predominou a psicodelia com o surgimento de Pink Floyd, The Doors, Velvet Underground, Jimi Hendrix, Cream — além de nomes já conhecidos, como The Kinks, The Who, Small Faces e Rolling Stones também entrando na brincadeira.
Black Sabbath - Mais Novidades
De 1969 a 70, entretanto, o rock se tornou pesado em muita graças ao surgimento de três bandas na Inglaterra: Led Zeppelin, Deep Purple (com Ian Gillan e Roger Glover) e o Black Sabbath. Juntos, eles não só mudaram a forma de se fazer música como ainda plantaram as sementes que na década seguinte dariam origem ao heavy metal.
Em recente entrevista para o The Sun, Ian Gillan (que passou pelo Black Sabbath no controverso "Born Again", de 1983) foi sincero ao confessar que considera que a banda de Tony Iommi foi mais importante que a de Jimmy Page e a de Ritchie Blackmore.
"De certa forma, [o Black] Sabbath foi o mais importante, porque sem eles não teria existido [a cena grunge de] Seattle e nem o heavy metal."
A seguir, o vocalista destacou a guitarra de Tony Iommi como maior responsável pelo sucesso da banda: "O que Tony [Iommi] fazia naqueles primeiros dias era simplesmente incrível. Aquilo era tão poderoso."
Para Gillan, o diferencial das bandas britânicas da época era ser mais transgressoras do que as que surgiam nos Estados Unidos:
"A gente era tudo maluco, esse era o motivo! Eu costumava ouvir bandas americanas e pensar 'Caramba, como eles são bem ensaiados, é tudo tão certinho'. Só que as bandas britânicas eram malucas. A gente subia no palco e fazia o que nos desse na telha!"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps