A banda querida e vencedora de Grammy que Ritchie Blackmore acredita ter estragado o Rock
Por Bruce William
Postado em 30 de agosto de 2024
Nos anos sessenta e setenta, Ritchie Blackmore se destacou como um dos guitarristas mais influentes do Rock, especialmente por seu trabalho com o Deep Purple. Ele ajudou a definir o som do Hard Rock e do Heavy Metal com riffs poderosos e solos lendários como em "Smoke on the Water" e "Highway Star". E ainda na década de setenta ele formou outra banda seminal para o gênero, o Rainbow, que teve em sua primeira formação o lendário Ronnie James Dio no vocal.
Rainbow - Mais Novidades
Como sabemos, nos anos oitenta muitas das bandas clássicas que dominaram as décadas anteriores começaram a perder o fôlego. A ascensão e consolidação de novos gêneros que vinham surgindo há alguns anos como o Punk, o New Wave e o Glam Metal, junto com mudanças no gosto popular e a pressão das gravadoras por um som mais comercial, contribuíram para a queda de várias dessas bandas. Enquanto algumas conseguiram se reinventar, muitas outras lutaram para se manterem relevantes, enfrentando dificuldades internas e mudanças na formação, o que resultou em uma era de transição e declínio para muitos ícones do rock clássico.
E Ritchie foi um dos sofreu este impacto, tanto por parte do Rainbow, que nesta época passou a fazer um som mais radiofônico - "ele queria emplacar um hit nas paradas", admitiu Joe Lynn Turner - quanto em relação à reunião do Deep Purple em 1984, que embora tenha sido bem sucedida, a princípio despertou dúvidas por parte do guitarrista, que não sentiu muito firmeza no que viu ao cair na estrada.
Ritchie Blackmore odiava a banda The Police
Mas Ritchie logo percebeu que ainda existia espaço de sobra para o trabalho do Deep Purple pois apesar do cenário ter mudado completamente, muitos queriam ouvir aquele som mais pesado que eles sabiam fazer muito bem. E na cabeça dele, havia uma banda que representava tudo aquilo de "ruim" que havia surgido nos últimos tempos, conforme relata a Far Out resgatando uma declaração da época de Ritchie para a Metal Hammer em 1987.
"Acho que foi na primeira parte da turnê, na Austrália. De repente, percebi que havia um espaço para esse tipo de música porque só o ZZ Top estava fazendo esse som agressivo. Todos estavam tocando como The Police. E posso afirmar aqui que odeio The Police?", disse o guitarrista, citando a banda de Sting, Andy Summers e Stewart Copeland, que havia se separado no ano anterior (eles se reuniriam anos mais tarde).
Conforme relata a Wikipedia: "The Police já vendeu mais de 75 milhões de álbuns, fazendo deles um dos artistas mais vendidos de todos os tempos. A banda ganhou vários prêmios, incluindo seis Grammy Awards, dois Brit Awards e um MTV Video Music Award. Em 2003, foram introduzidos no Rock and Roll Hall of Fame. Quatro de seus cinco álbuns de estúdio entraram na lista dos '500 Melhores Álbuns de Todos os Tempos' da revista Rolling Stone. Eles também foram incluídos nas listas de cem melhores artistas de todos os tempos da Rolling Stone e VH1".
"Não havia uma banda tocando aquele Rock mais cru. Nossa música não é artificial e não tem aquele brilho superficial", emenda Ritchie, expressando seu ódio pelo grupo, especialmente pelas músicas polidas e elaboradas que eles faziam. E nesta fala, Ritchie ecoa uma declaração feita pelo baixista Roger Glover, de que bandas como o Deep Purple sempre existirão porque o mundo precisa delas como uma resposta a grupos que fazem coisas como "Walking on the Moon", um dos hits do The Police.
Para encerrar, um trecho da conclusão feita pela Far Out em sua matéria, que amplia a discussão sobre o tema: "A perspectiva de Blackmore é certamente intrigante. Embora The Police tenha sido indiscutivelmente uma das bandas mais populares a surgir da era pós-punk, poucos, além do ex-integrante do Deep Purple, afirmariam que eles redirecionaram sozinhos o curso do Rock nos anos 1980 após seu álbum de estreia em 1978, 'Outlandos d’Amour', e sua subsequente evolução para um território mais artístico e, por vezes, pretensioso. Embora o sucesso mundial de 1983, 'Every Breath You Take,' tenha contribuído para o crescente apetite por uma fusão de New Wave e Soft Rock, The Police eram apenas uma peça de um quebra-cabeça muito maior. De forma mais ampla, estavam incluídos no pacote bandas influentes como Talking Heads, todo o movimento New Romantic e grupos como Simple Minds, todos desempenhando papéis significativos na formação do cenário musical dos anos 1980".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
Dream Theater anuncia turnê que passará por 6 cidades no Brasil em 2026
Helloween fará show em São Paulo em setembro de 2026; confira valores dos ingressos
A banda de rock que deixava Brian May com inveja: "Ficávamos bastante irritados"
O disco que Flea considera o maior de todos os tempos; "Tem tudo o que você pode querer"
O guitarrista que Geddy Lee considera imbatível: "Houve algum som de guitarra melhor?"
A icônica banda que negligenciou o mercado americano; "Éramos muito jovens"
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
Como e por que Dave Mustaine decidiu encerrar o Megadeth, segundo ele mesmo
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
Lemmy lembra shows ruins de Jimi Hendrix; "o pior tipo de coisa que você ouviria na vida"
Dave Mustaine acha que continuará fazendo música após o fim do Megadeth
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
Baterista quebra silêncio e explica o que houve com Ready To Be Hated, de Luis Mariutti


Brian May escolhe os três maiores solos de guitarra de todos os tempos
"Detecção precoce salva vidas"; Wendy relembra o diagnóstico de Dio e a luta contra o câncer
O principal cantor do heavy metal, segundo o guitarrista Kiko Loureiro
O guitarrista que Mick Jagger elogiou, e depois se arrependeu
Jack White quer Death, Misfits, Rainbow e Fugazi no Rock and Roll Hall of Fame
Ritchie Blackmore revela traço pouco conhecido da personalidade de Jeff Beck
A curiosa resposta de Kerry King ao ser perguntado se prefere Sepultura ou Rainbow


