Como caviar e vodca geraram o "momento mais decadente" da trajetória do Iron Maiden
Por Bruce William
Postado em 11 de agosto de 2024
Bruce Dickinson relembrou o momento que ele considera "mais decadente de sua vida", que aconteceu durante a turnê do Iron Maiden na União Soviética. A viagem começou em agosto de 1984, cinco anos antes da queda do Muro de Berlim, que marcou o fim da URSS. Embora o Maiden tenha sido a primeira banda ocidental a fazer um show completo além da Cortina de Ferro, eles se recusaram a assumir o crédito por incentivar mudanças políticas, conforme aponta o Ultimate Classic Rock.
Iron Maiden - Mais Novidades
"Não tivemos que nos esforçar muito para construir [uma] ponte. Só tivemos que construir a outra metade para ir ao encontro deles no meio do caminho. Depois, quando eles tomaram seu destino em suas próprias mãos... aquele autoritarismo da era soviética simplesmente desmoronou porque não tinha substância, não tinha base, ninguém realmente queria aquilo", diz Bruce.
E um dos problemas que eles enfrentaram foi receber em zlotys poloneses, uma moeda sem valor no Ocidente. Como resultado, o baixista Steve Harris relembra: "Compramos todo tipo de coisa - porcelana, louças, só para nos livrarmos do dinheiro". E Bruce conta um incidente que aconteceu na sala de jantar de um hotel: "Apareceu um cara com um saco de lixo cheio de caviar. Estávamos todos bêbados, dizendo: 'Vamos lá, quanto é?' Ele tirou uma lata de meio quilo de caviar e disse: 'São $100.' Eu pensei, '$100? Isso é incrivelmente barato!'"
Barato ou não, já que após uma negociação o preço ficou acertado em $50 por lata, e os caras da banda perguntaram se o vendedor teria mais para trazer. Ele saiu e voltou com cinco quilos. Todos ficaram loucos. "Provavelmente estávamos com uns 10 quilos de caviar, algo que não conseguiríamos de forma alguma comer. Essa é a coisa mais decadente que acho que já fiz na vida, comer uma colher de caviar acompanhado com vodka. Poderia ter sido a cena de Tommy, mas sem os feijões", relembra Bruce, citando uma cena famosa no filme "Tommy" do The Who, onde a atriz Ann Margret tem um espécie de pesadelo psicodélico envolvendo sopa, feijões e chocolate saindo da tela de uma TV.
Finalizando, Bruce relembra do efeito da vodka polonesa: "Quando começamos a virar as doses de vodka congelada, descobrimos que o mundo adquiria um significado totalmente diferente, que era em grande parte cor de rosa. Essa era a cor que o mundo tinha na manhã seguinte quando você acordava, porque seus olhos estavam muito vermelhos".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O álbum de heavy metal preferido de Rob Halford, vocalista do Judas Priest
Como a morte da mãe de Bono deu origem à música que o U2 mais tocou ao vivo
O guitarrista que Eddie Vedder considera o maior sobrevivente da história do rock
Cantora Dolly Parton morre aos 80 anos de idade
5 músicas de metal que entregam o melhor momento nos primeiros 30 segundos
Wolfgang Van Halen vence aposta com troll da internet e vai à forra
As três melhores músicas do Megadeth segundo Dave Mustaine
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
O disco "esquecido" do Black Sabbath que Bruno Sutter considera maravilhoso
Paul McCartney elege os 3 maiores bateristas do rock de todos os tempos
A lição que jovem fã ensinou ao lendário Rick Wakeman no Brasil
A banda que Axl Rose achou melhor o Guns N' Roses não tentar imitar
A melhor música do Wings de todos os tempos, segundo Paul McCartney
Vocalista do Sex Pistols detona o visual "clichê" dos punks: "Sempre fui contra"
O clássico do Genesis que Phil Collins não quis mais cantar por não entender a letra

Regis Tadeu explica por que "A Matter of Life And Death" do Iron Maiden é gospel
O conselho de Bruce Dickinson que ajudou Dave Mustaine na luta contra o câncer
Os melhores discos de rock e metal lançados em 1982, segundo a Louder
As duas faixas do "The Number of the Beast" que Bruce Dickinson e Steve Harris detestam
De Black Sabbath a Babymetal, 50 músicas que formam a playlist definitiva do heavy metal
São Paulo sedia a primeira corrida oficial do Iron Maiden no mundo
De Pretenders até Judas Priest, os 20 melhores discos de 1980, segundo a Louder
10 vezes em que o Iron Maiden deixou metal de lado e mergulhou no prog sem medo
"Comemore a felicidade, mas não pense que você a merece", diz ex-Iron Maiden
A banda jovem que superou expectativas de Slash: "Não sabia onde iam parar"
Três grandes vocalistas do Rock que são os preferidos de Bruce Dickinson
A turnê do Iron Maiden que não foi justa com ninguém da banda, segundo Steve Harris


