A "incrivelmente pesada" banda que deixou membros do Deep Purple "pálidos" em 1970
Por André Garcia
Postado em 10 de agosto de 2024
Em 1969, Ritchie Blackmore havia sido conquistado pelo que Eric Clapton havia feito no Cream, e pelo que estavam fazendo Jeff Beck no Jeff Beck Group e Jimmy Page no Led Zeppelin. Em outubro, quando o Deep Purple começou a gravar o "In Rock", ele estava convencido que o hard blues era o caminho a ser seguido.
Quando o álbum já estava na segunda metade de sua produção, Blackmore foi profundamente impactado pelo lançamento de "Mississippi Queen", hit do Mountain eternizado pela guitarra pesada de Leslie West.
Conforme publicado pela Far Out Magazine, Ritchie Blackmore relembrou a primeira vez que ele ouviu aquela música.
"Eu realmente adorava a forma que Leslie West tocava. Lembro de estar em um lugar na Alemanha com Ian [Paice], bebendo juntos. Naquela época, você podia ir a um clube ouvir discos recém-lançados na íntegra. Paice e eu ouvimos 'Mississippi Queen' e ficamos pálidos! Ficamos pensando 'Quem diabos é isso?!' Tinha um som tão grande! Para três caras, era incrivelmente pesado."
"Estávamos tentando encontrar nosso caminho como banda, algum tipo de 'categoria'. Jon [Lord] gostava de música clássica e, embora eu adore música clássica, eu queria dar sequência ao álbum 'Deep Purple' (o último com a formação original) com algo mais pesado, rock de verdade. Eu disse 'Se isso não funcionar, a gente volta com as orquestras'."
Felizmente para o mundo do rock (e infelizmente para Jon Lord, que teria adorado voltar a gravar álbuns orquestrados na época), a aposta de Ritchie Blackmore no rock pesado resultou no "In Rock" (1970) — amplamente considerado um dos álbuns que mais influenciaram o surgimento do heavy metal.
Quando Lord deixou o Purple, em 2002, sua justificativa foi justamente um desejo de ter tempo para se dedicar a seus projetos pessoais (como tocar com orquestra) — coisas que ele temia que acabaria morrendo sem fazer, se continuasse a bordo da banda.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps