A lendária banda Punk que Lemmy detestava e dizia que eles eram falsos
Por Bruce William
Postado em 10 de agosto de 2024
O Motorhead era praticamente uma unanimidade entre fãs de Heavy Metal e de Punk Rock, a ponto de sempre terem existido questionamentos se a banda era de um gênero ou de outro. Embora o som pesado e agressivo deles tenha influenciado profundamente o Metal, a atitude rebelde e a simplicidade crua das músicas também remetem ao espírito do Punk. Lemmy Kilmister, o lendário vocalista fundador, rejeitava rótulos e preferia definir o Motörhead simplesmente como uma banda de Rock 'N' Roll.
Motorhead - Mais Novidades

Mas talvez se fosse para pender para um dos dois lados, Lemmy talvez escolhesse o Punk: "Se você fechar os olhos e esquecer nossa história, nós soamos bem mais como uma banda Punk. Sempre tivemos mais em comum com o Damned do que o Judas Priest. Mas temos cabelo grande, então temos que ser Heavy Metal, obviamente", ele chegou a comentar. "Nós soamos como Punks se você fechar os olhos. Com certeza tem muito punk [ouvindo] no carro sem ver nossa cara".
Lemmy, do Motorhead, mantinha uma forte amizade com Joey Ramone, mas havia outra bandas Punk que ele detestava
A ligação de Lemmy com o Punk Rock fez inclusive com que ele desenvolvesse uma forte amizade com Joey Ramone. "Eles vieram para Londres e eu pensei 'Bem, eles se parecem comigo e tocam música de cabelo curto também'. Nós éramos as duas bandas que faziam o crossover entre os cabelos compridos (do rock tradicional) e o punk", disse o frontman do Motorhead ao contar como eles se conheceram. Nos anos noventa, o Motorhead lançou a canção "R.A.M.O.N.E.S", que abre o álbum de 1991, o "1916", canção esta que entraria no repertório de ambas as bandas, e até contou com a participação especial de Lemmy no derradeiro show do Ramones em 1996.

Mas havia uma banda Punk, em especial, que Lemmy detestava, e ele achava que o posicionamento político da banda era apenas fingimento. "Eu nunca gostei do The Clash", ele disse à Spin em 2009, em resgate feito pela Far Out. "Eles soavam como música velha, disfarçada de Punk. Os Ramones, no entanto, eram gênios. Joey, especialmente, tinha um faro para o Rock 'N' Roll, e éramos amigos, embora não estivéssemos próximos quando ele morreu. Eu odeio ver as pessoas no fim da linha; prefiro me lembrar dele como ele era", disse.

Anos mais tarde, ele novamente dispararia chumbo grosso em direção ao grupo britânico, que ele dizia serem falsos, ao traçar uma distinção entre eles e os Ramones para a Louder Than War. "Nunca tive saco para a coisa do The Clash e sua política fingida, mas The Damned e Ramones eram ótimas bandas de Rock 'N' Roll", concluiu Lemmy.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps