Lemmy e Joey Ramone: a forte e verdadeira amizade entre duas lendas do Rock
Por Bruce William
Postado em 24 de janeiro de 2022
Motörhead e Ramones são duas das maiores e mais influentes bandas da história do Rock, a primeira conduzida por Lemmy Killmister e a segunda centrada na figura de Joey Ramone, duas verdadeiras lendas da história do Rock. E embora costumem ser associados a cenas e gêneros diferentes - enquanto a banda de Lemmy está ali na veia do heavy rock, Joey e seus companheiros são praticamente a definição do punk rock norte americano - havia algo em comum entre Motörhead e Ramones, além de Lemmy e Joey terem uma amizade que vinha desde outros tempos, tanto que nos anos noventa houve a homenagem com a canção "R.A.M.O.N.E.S", que abre o álbum de 1991 do Motörhead, o "1916", canção esta que entraria no repertório de ambas as bandas, e até contou com a participação especial de Lemmy no derradeiro show do Ramones em 1996.
E ainda em 1992, um ano após o lançamento desta música, a dupla falou de sua afeição mútua enquanto revelava a surpreendente ligação entre suas duas bandas. Explicando como ele conheceu os Ramones em primeiro lugar, Lemmy disse: "Eles vieram para Londres e eu pensei "Bem, eles se parecem comigo e tocam música de cabelo curto também. Nós éramos as duas bandas que faziam o crossover entre os cabelos compridos (do rock tradicional) e o punk". Tanto os Ramones quanto o Motörhead conseguiram formar uma ponte entre o som de alta octanagem dos grupos proto-punk (The Stooges, Pink Fairies e The MC5) e o lado teatral das bandas de Alex Harvey e Alice Cooper. Nesse sentido, seus respectivos grupos ficaram um pouco além das classificações em categorias musicais em que todos queriam colocá-los.
Como Joey explicou durante a mesma entrevista: "Não há ninguém como nenhuma de nossas bandas. Ambas foram longe e mantiveram sua integridade. O Motörhead nunca me decepcionou, e eu sinto que eles são a banda mais empolgante que existe - além de nós mesmos", conclui entre risadas, enquanto estende a mão para Lemmy.
Declarando seu amor pelo Motörhead, o frontman dos Ramones explicou como ambos os grupos agiam como um antídoto para a mediocridade das bandas que inundavam as ondas do rádio na época. "Tudo é tão pretensioso hoje em dia, nós apenas subimos ao palco e te surpreendemos sem qualquer merda pretensiosa como metade dessas bandas de merda que existem por aí", havia dito Joey em outra entrevista cerca de um mês antes. "Eu sinto que os Ramones e o Motörhead são as únicos duas bandas que valem a pena, sabe".
E em outra entrevista de 2007 para a StayThirsty, Lemmy falou sobre sua amizade com Joey Ramone: "Eu simplesmente me dei bem com Joey e Dee Dee, sabe? Johnny não era tão amigável, mas ele nunca foi. Me dei muito bem com os outros dois. E, terrível, todos eles se foram. Eu não consigo acreditar. Johnny e Dee se foram em um espaço de sete meses um do outro? Isso é ridículo!" disse Lemmy na época, e que infelizmente também viria a falecer oito anos mais tarde.
De onde podemos concluir que a semelhança entre os Ramones e Motorhead não era apenas musical, mas vinha desde a atitude e postura de seus líderes, Ian Fraser Kilmister aka "Lemmy" e Jeffrey Ross Hyman aka "Joey Ramone".
Veja também:
FONTE: Far Out Magazine
https://faroutmagazine.co.uk/lemmy-joey-ramone-musical-bond-ramones-motorhead/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps