O veredito de Lemmy Kilmister sobre o Motörhead ser punk ou metal
Por André Garcia
Postado em 18 de janeiro de 2023
Ao longo do mais de meio século de história do rock, podemos citar muitos casos de bandas personificadas em um de seus membros: Jim Morrison/The Doors, Lou Reed/Velvet Underground, Frank Zappa/Mothers of Invention, Alice Cooper/Alice Cooper… À frente do Motörhead, Lemmy Kilmister levou isso ao volume 11 — Lemmy era o Motörhead e o Motörhead era Lemmy; e quem discordar está errado!
Em 2005, o baixista deu uma entrevista para Sam Dunn, disponível no YouTube, parte do documentário Headbanger's Journey. Com muita sinceridade e pouca sutileza, como sempre, entre outras coisas, ele respondeu à acusação de ter se vendido.
Sam Dunn: Você via o Motörhead como parte daquele movimento, com o [Iron] Maiden, [Judas] Priest e aquelas bandas?
Lemmy Kilmister: Não. Eu achava que estávamos mais para uma banda punk, na verdade. Se você fechar os olhos e esquecer nossa história, nós somos bem mais como uma banda punk. Sempre tivemos mais em comum com o Damned do que o Judas Priest. Mas temos cabelo grande, então temos que ser heavy metal, obviamente.
SD: Eu ia te perguntar isso, porque o Motörhead é sempre considerado [heavy metal], se o problema é a imagem...
LK: É por isso! Cabelo grande. Ponto.
SD: Essa é a questão: vocês sempre atraíram ambos os públicos, certo? A garotada do punk e a do metal.
LK: Como eu disse, nós soamos punks se você fechar os olhos. Com certeza tem muito punk [ouvindo] no carro sem ver nossa cara.
SD: Sobre cabelo cumprido, tem uma parte do seu livro que diz...
LK: Aquilo costumava ser uma rebeldia, sabe? Depois virou o status quo. Mesmo sendo o status quo, as pessoas ainda sentam longe no restaurante, sabe? [E dizem] 'Oh! E ele ainda fuma! Meu Deus!'"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps