Rick Rubin conta como os Beatles o influenciaram a mudar a cara do hip hop para sempre
Por André Garcia
Postado em 02 de agosto de 2024
Em termos comerciais é difícil negar que nas últimas décadas o rock perdeu feio para o hip hop. Dos anos 80 para cá os rappers meteram o pé na porta, tomaram conta da indústria musical, e o rap se tornou quase que hegemônico como música da juventude.
Se no século XXI o hip hop dominou o mundo foi em muito graças ao trabalho feito nos anos 80 pelo visionário produtor Rick Rubin e seu selo Def Jam.
Foi ele que, entre mil outras coisas, lapidou o Run-D.M.C e os Beastie Boys para que brilhassem no topo das paradas. Foi sob as barbas dele que o Aerosmith e Run-D.M.C se encontraram em "Walk This Way" e os Beastie Boys roubaram o ladrão sampleando Led Zeppelin. Não dá para negar que nesse assunto ele é uma das maiores autoridades vivas.
Na música popular contemporânea não tem jeito — todas as estradas cedo ou tarde levam aos Beatles. E com o rap não foi diferente. Conforme publicado pela Far Out Magazine e guru do pop, Rubin, contou como os Beatles o influenciaram a dar forma no hip hop: "Provavelmente algumas coisas [que fizemos com o Def Jam moldaram o hip hop]. Uma delas seria o uso de estrutura musical no hip hop — algo que até então não existia. Antes da gente, o hip hop geralmente [as músicas tinham de] seis a nove minutos de duração, e raramente tinham um gancho."
Gancho (hook) é um elemento trecho ou elemento da música cativante e marcante que geralmente se torna a primeira coisa que o ouvinte pensa quando lembra da música. Elton John, por exemplo, assim como os Beatles, era um especialista nisso: cada hit dele tinha geralmente até mais de um.
"Para mim", prosseguiu Rubin, "é pela perspectiva dos Beatles que você realmente mergulha nas músicas", prosseguiu o produtor. "Embora a sensação do rap fosse ótima, e a mensagem do rap também fosse ótima na época, ele não entregava a mesma musicalidade que os Beatles. Colocar a estrutura musical no hip hop foi o que realmente permitiu que ele se tornasse o que é."
A história do surgimento do hip hop em Nova Iorque, bem como a importância que Rick Rubin teve aquilo tudo é abordado no documentário A História dos Beastie Boys. Como o nome já deixa claro, se trata da história dos Beastie Boys contada por eles mesmos (ou melhor, pelos dois que estão vivos). O longa foi lançado em 2020, tem 2 horas de duração e está disponível na Apple TV+. Confira o trailer abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps