Lemmy Kilmister sobre o que mais admirava no "brilhante" Randy Rhoads como guitarrista
Por André Garcia
Postado em 02 de agosto de 2024
O heavy metal foi concebido em 1969/70, da mistura entre os álbuns de estreia do Led Zeppelin e do Black Sabbath, bem como o debut do Deep Purple com Ian Gillan e Roger Glover. Ao longo da década, a fórmula foi sendo aprimorada por nomes como Judas Priest e Thin Lizzy até chegar a seu estado de desenvolvimento pleno no começo da década de 80, com discos como "Ace of Spaces" (Motörhead), "Heaven and Hell" (Black Sabbath) e "British Steel" (Judas Priest).
Motorhead - Mais Novidades
Foi de suma importância também para a consagração do gênero a estreia de Ozzy Osbourne em carreira solo com a obra-prima "Blizzard of Ozz", responsável por ressuscitar a carreira do vocalista das cinzas. Em muito o sucesso do álbum foi devido às brilhantes contribuições do prodígio guitarrista Randy Rhoads — que apesar de ter tido a carreira (e a vida) tragicamente encerrada aos 25 anos, ele é até hoje reverenciado por sua influência.
Quando o assunto é ele, muito se fala de suas técnicas virtuosas e suas arrojadas influências de música clássica. Em trecho do documentário Thirty Years After The Blizzard o frontman do Motörhead Lemmy Kilmister revelou que o que mais admirava nele não era a técnica, e sim a coragem:
"Eu não curtia muito o Black Sabbath quando eu estava na Inglaterra", começou surpreendendo Lemmy. "Eis que ele [Ozzy Osbourne] surgiu com aquele grande álbum de estreia [como artista solo, o 'Blizzard of Oz']. Realmente era [muito bom]. [Durante a primeira parte da perna norte-americana do 'Blizzard o Oz'] a gente tocava com eles toda noite, sabe? Foi uma baita turnê. Cruzei os Estados Unidos grudado com eles, a gente ficava a dois metros um do outro. [Randy Rhoads] era simplesmente brilhante, sabe? Claro que [para as pessoas] ele ficou melhor ainda depois que morreu [risos] — é assim com todo mundo. Mas eu adorava Randy."
A seguir, o frontmando Motörhead revelou que o que mais admirava em Rhoads não era sua técnica, e sim a coragem com a qual ele abordava a música:
"Ele corria riscos. Ele não tinha medo. Quero dizer, ele dominava seu instrumento, então simplesmente ia em frente. Era disso que eu gostava nele. Ozzy costumava jogar ele para lá e para cá, carregava ele nos ombros enquanto tocava… e ele nunca errava uma nota!"
O Motörhead quando excursionou com Ozzy Osbourne pelos Estados Unidos estava com sua formação original vivendo seu auge: tinha acabado de sentir o sabor do sucesso comercial com o "Ace of Spades" (para muitos seu melhor álbum de estúdio) e já havia dado início à produção do "No Sleep 'til Hammersmith" (para muitos seu melhor álbum ao vivo).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A lendária banda de heavy metal que ficou quase 7 anos seguidos sem fazer um único show
Thiê rebate Dave Mustaine e diz acreditar em sondagem por Pepeu Gomes no Megadeth
Dave Mustaine explica por que não vai convidar Kiko Loureiro para show com Megadeth
Rolling Stones anuncia novo álbum de estúdio, "Foreign Tongues"
Quatro bandas internacionais que fizeram mais de 50 shows no Brasil
As 10 músicas mais emocionantes do Slipknot, segundo a Metal Hammer
Judas Priest escondeu por 10 anos que vivia sem dinheiro, segundo K.K. Downing
O disco do Black Sabbath que causa sensação ruim em Geezer Butler
Zakk Wylde anuncia atrações para a edição 2026 do seu festival, Berzerkus
Vinheteiro chama Angra de "fezes puríssima" e ouve resposta de Rafael Bittencourt
Por que Jimmy London do Matanza não gosta de Megadeth, segundo o próprio
O solo de guitarra mais difícil do Dire Straits, segundo Mark Knopfler
70 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil em maio
O cover gravado pelo Metallica que superou meio bilhão de plays no Spotify
Rolling Stone publica lista com os 100 melhores solos de guitarra de todos os tempos
Brian Robertson "meteu atestado" para o Motörhead receber seguro
O guitarrista que fazia Lemmy perder a paciência; "era só pra me irritar"
15 bandas de rock e heavy metal que colocaram seus nomes em letras de músicas
O clássico do Dead Kennedys que deve sua criação à ex-banda de Lemmy
Os roqueiros que seguiram na estrada mesmo quando o corpo pedia para parar
Por que Lemmy odiava tocar "Ace of Spades" nos shows do Motörhead
Os dez melhores mascotes da história do Metal, em lista da Metal Hammer


