O estilo musical que George Israel não curte: "Sem conexão com o Rio de Janeiro"
Por Gustavo Maiato
Postado em 19 de outubro de 2024
Em entrevista ao canal MPB Bossa, George Israel, saxofonista e ex-integrante do Kid Abelha, comentou sobre sua aversão ao sertanejo e sua visão sobre o cenário musical brasileiro. Israel, que sempre esteve imerso no universo do rock e da MPB, revelou que o gênero sertanejo não faz parte de suas preferências musicais e disse se surpreender com a sua popularidade avassaladora, especialmente no Rio de Janeiro.
Kid Abelha - Mais Novidades
"Particularmente, nunca foi um gênero que eu gostasse de forma geral. Não me cativa, não gosto de ouvir. Pode até ser que, de vez em quando, tenha uma ou outra música que eu tolere, mas realmente não faz sentido para mim", disse o músico. Para ele, o sertanejo causa estranheza em quem cresceu no ambiente musical carioca, onde o samba, a bossa nova e o rock sempre tiveram forte presença. "O sertanejo foi, sem dúvida, a maior surpresa, principalmente para quem, como eu, é carioca e sente que não há nenhum ponto de conexão com o Rio de Janeiro."
Apesar da resistência pessoal, Israel reconheceu a força e a organização do gênero, que se consolidou com estratégias independentes, mesmo sem depender inicialmente das grandes gravadoras. "Quando as gravadoras entram no jogo, potencializam ainda mais o gênero", observou o músico.
A ascensão do sertanejo, segundo Israel, abriu menos espaço para outros estilos, como a nova MPB e o rock. "Essa expansão ocupou tanto espaço que a nova MPB, por exemplo, não conseguiu se firmar com tanta presença. Ela existe, claro, assim como ainda existem bandas de rock. Mas o rock ficou um tanto estranho, não há tantas novidades. As bandas de pop rock que já existiam continuam por aí, eventualmente lançando discos, mas a cena é diferente", afirmou.
O desabafo de George Israel reflete uma percepção comum entre artistas de gêneros tradicionais, que se veem deslocados diante do sucesso do sertanejo universitário, que, nos últimos anos, tornou-se dominante no mercado musical brasileiro. Ainda assim, o músico ponderou: "No fim, há espaço para todo mundo".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de amor - carregada de ódio - que se tornou um clássico dos anos 2000
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
As quatro músicas do Metallica que James Hetfield considera suas favoritas
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
Brian May escolhe os três maiores solos de guitarra de todos os tempos
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
Camiseta oficial de Ozzy Osbourne zoa Roger Waters por fala que irritou a todos
A banda esquecida que Eric Clapton considera os pioneiros do heavy metal
O músico que fez o lendário Carlos Santana se sentir musicalmente analfabeto
Líder do Metal Church conta como a nova formação da banda foi montada
Roger Waters presta homenagem a Marielle Franco em nova faixa
Tony Iommi escolhe o maior guitarrista de todos os tempos; "meu ídolo"
David Gilmour revela quais as quatro bandas de prog rock que ele mais detesta
O jovem guitarrista preferido de Stevie Ray Vaughan nos anos oitenta

Por que o Kid Abelha não deve voltar como os Titãs, segundo Paula Toller
Os 10 maiores discos de estreia do rock nacional de todos os tempos


