Os 3 motivos que fizeram Leoni abandonar Kid Abelha e formar o Heróis da Resistência
Por Gustavo Maiato
Postado em 23 de agosto de 2025
Poucos episódios da história do rock brasileiro geraram tanto folclore quanto a saída de Leoni do Kid Abelha. A cena da "pandeirada" que Paula Toller teria acertado no baixista durante um show atravessou décadas como uma das brigas mais lembradas da música nacional — e acabou servindo de estopim para que o músico deixasse o grupo que ajudara a fundar.
Kid Abelha - Mais Novidades
Se para Renato Russo, a separação soou tão impactante quanto a de Lennon e McCartney nos Beatles, para Leoni a história foi muito mais simples: uma soma de desgastes pessoais, falta de espaço artístico e, claro, um incidente que entrou para o anedotário do pop brasileiro. Em entrevista ao Pitadas do Sal o cantor e compositor relembrou os três fatores que o levaram a abandonar a banda e criar o Heróis da Resistência.
1. A vontade de cantar mais
Leoni revelou que, desde o início, sempre quis estar à frente do microfone. No Kid Abelha, chegou a negociar espaço para interpretar duas canções no segundo disco ("Educação Sentimental" e "Conspiração Internacional"), mas ainda assim se sentia limitado. "No começo eu só tocava baixo. Depois aprendi a cantar e tocar ao mesmo tempo, e queria fazer mais. Mas no Kid não havia espaço para isso", contou.
2. A falta de ensaios
Outro ponto de frustração era a rotina da banda. Segundo ele, o Kid Abelha ensaiava pouco, o que impedia a criação de uma identidade musical mais orgânica. "A gente ou estava gravando, ou em programa de TV, ou em turnê. Não havia tempo para desenvolver uma linguagem própria de banda. Já com os Heróis, ensaiávamos quase todos os dias e isso mudava tudo", lembrou.
3. A famosa "pandeirada"
O episódio mais lendário veio em 1987, quando, em meio a uma discussão nos bastidores, Paula Toller teria arremessado um pandeiro que acabou atingindo o baixista. "Eu já havia dito que deixaria a banda ao fim da turnê. Mas no dia seguinte à confusão ficou impossível continuar", recordou Leoni. O caso foi confirmado por testemunhas, como o baterista Kadu Menezes, e eternizado como uma das histórias mais pitorescas do rock nacional.
Poucos meses depois, Leoni já estava em estúdio gravando o primeiro disco do Heróis da Resistência, que traria o sucesso "Só pro Meu Prazer". A canção não só marcou sua transição para uma nova fase, como mostrou que a escolha arriscada havia sido certeira. "Eu queria uma banda em que pudesse cantar, compor e tocar todos os dias. Nos Heróis, finalmente encontrei isso", resumiu.
Confira a entrevista completa abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden não deve comparecer à cerimônia do Rock and Roll Hall of Fame
Ex-Megadeth assume temporariamente a função de baterista do Accept
A roqueira veterana que "atirou" em Alice Cooper e ganhou um elogio dele pela boa pontaria
Estrela da WWE gostaria que música do Megadeth fosse seu tema de entrada
Fernanda Lira revela o que quer mudar na Crypta: "Não é algo que a gente se orgulha"
John Bush gostaria de fazer shows com os três vocalistas que gravaram com o Anthrax
Regis Tadeu se manifesta sobre os problemas da turnê de reunião do Kid Abelha
Lucifer no Brasil - provável setlist, locais e horários dos shows
Soulfly lança videoclipe animado para "Favela/Dystopia"; assista agora
"A maioria dos guitarrista não são boas pessoas mesmo", admite Ritchie Blackmore
O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
O melhor riff de guitarra criado pelo Metallica, segundo a Metal Hammer
Ritchie Blackmore fala sobre saúde e atual relação com membros do Deep Purple
Nevermore divulga versão ao vivo de "Born", gravada pela nova formação
O acorde misterioso que transformou "Africa" do Toto em megahit, segundo Rick Beato

A música do Kid Abelha que Belo usava para conquistar as gatinhas na adolescência
Nirvana, Pearl Jam e Kid: os 100 anos de perdão do Rock


