Por que o Kid Abelha não deve voltar como os Titãs, segundo Paula Toller
Por Gustavo Maiato
Postado em 12 de novembro de 2025
O Kid Abelha marcou uma geração inteira com letras sobre amores jovens, inquietações urbanas e o frescor pop dos anos 1980. Mas, ao contrário de outros grupos de sua época que ensaiaram retornos triunfais - como os Titãs -, Paula Toller descarta a possibilidade de uma reunião.
Em entrevista ao Estadão (via Billboard), a cantora explicou que o encerramento das atividades da banda foi "natural": "O fim do Kid Abelha aconteceu naturalmente. Quando se é muito novo, você faz tudo em grupo, vai ao cinema junto, viaja junto, mas, depois, tem outros interesses, quer trabalhar com outras pessoas, outros estilos. Adorei a volta dos Titãs, mas não estou pensando em algo desse tipo agora."

Retorno do Kid Abelha?
A fala sintetiza uma diferença de espírito. Enquanto os Titãs celebraram 40 anos com uma turnê monumental - carregada de nostalgia, hits e emoção coletiva -, o Kid Abelha parece preferir permanecer como memória intacta de uma era.
Paula também aproveitou para responder a uma questão que, segundo ela, nunca seria feita a um colega homem: "Você perguntaria sobre isso a um artista homem? As pessoas me elogiam e gosto. Tenho uma cobrança pessoal que não é necessariamente de beleza. Cuido do corpo e da cabeça. Não é para agradar ninguém em especial, é para eu me sentir bem e um respeito com o público. Eu envelheci bem."
Enquanto Paula fala em seguir em frente, Humberto Barros, ex-tecladista e produtor do grupo, compartilhou uma visão parecida - embora com certa melancolia. Em entrevista ao canal Corredor 5, ele lembrou a dimensão que o grupo atingiu e por que um retorno, hoje, seria complexo:
"O Kid Abelha nasceu para aquele formato. Aquelas músicas, muitas delas, ficaram até melhores do que as originais. A gente viveu dois anos de turnê inacreditáveis. O público adorava. Mas essas coisas mudam. Eles já tentaram parar e voltar, e tudo se transforma com o tempo."
Humberto reconhece, no entanto, que uma volta causaria comoção: "Se o Kid voltasse, faria cinco dias de estádio lotado, fácil. Isso é uma coisa que nenhum deles, solo, consegue. Mas tem muita questão pessoal, familiar, e o tempo muda tudo."
Para Barros, o Kid Abelha envelheceu de forma rara entre as bandas dos anos 1980: "Existe um novo feminismo no mundo, e o Kid ficou ainda mais relevante sob essa ótica. Era uma mulher no meio de homens, falando de amor de um jeito puro e feminino. As meninas da idade da minha filha ainda tocam Kid Abelha no violão. Todas as gerações e identidades abraçam o Kid."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O que o retorno de Angela Gossow ao Arch Enemy representa na prática?
Foo Fighters - "Tenho muito a falar, mas preciso tomar cuidado", diz Josh Freese
Regis Tadeu afirma que último disco do Megadeth é "uma aula de dignidade"
Quem é Berzan Önen, o novo vocalista turco e fortão do Nevermore
Tony Iommi presta homenagem ao álbum de estreia do Black Sabbath
A música do Van Halen que Eddie dizia ser a mais difícil de tocar ao vivo
"Superou minhas expectativas", diz baterista sobre novo álbum do Evanescence
"Não havia uma única mulher na plateia": o começo estranho de uma lenda do rock
Mayara Puertas quebra silêncio e fala pela primeira vez do rumor envolvendo Arch Enemy
Jeff Loomis conta como honrará o legado de Warrel Dane na nova formação do Nevermore
Dois anos após lançamento, guitarrista reflete sobre álbum mais recente do Pearl Jam
Bill Hudson: "Qualquer coisa que não são essas duas bandas é percebida pelo público como amador"
Vocal do Lamb of God diz que antigo logo da banda parecia cardápio de restaurante
Nevermore anuncia sua nova formação

Como Paula Toller sobrevivia no rock nacional dos anos 80
O clássico do rock nacional inspirado em Duran Duran que tinha o refrão muito ruim
Os únicos 4 álbuns de rock nacional que apareceram no Top 10 brasileiro entre 1980 e 1989
O dia que Cazuza fez transfusão de sangue para ir ao casamento de um grande amigo


