Por que o Kid Abelha não deve voltar como os Titãs, segundo Paula Toller
Por Gustavo Maiato
Postado em 12 de novembro de 2025
O Kid Abelha marcou uma geração inteira com letras sobre amores jovens, inquietações urbanas e o frescor pop dos anos 1980. Mas, ao contrário de outros grupos de sua época que ensaiaram retornos triunfais - como os Titãs -, Paula Toller descarta a possibilidade de uma reunião.
Em entrevista ao Estadão (via Billboard), a cantora explicou que o encerramento das atividades da banda foi "natural": "O fim do Kid Abelha aconteceu naturalmente. Quando se é muito novo, você faz tudo em grupo, vai ao cinema junto, viaja junto, mas, depois, tem outros interesses, quer trabalhar com outras pessoas, outros estilos. Adorei a volta dos Titãs, mas não estou pensando em algo desse tipo agora."

Retorno do Kid Abelha?
A fala sintetiza uma diferença de espírito. Enquanto os Titãs celebraram 40 anos com uma turnê monumental - carregada de nostalgia, hits e emoção coletiva -, o Kid Abelha parece preferir permanecer como memória intacta de uma era.
Paula também aproveitou para responder a uma questão que, segundo ela, nunca seria feita a um colega homem: "Você perguntaria sobre isso a um artista homem? As pessoas me elogiam e gosto. Tenho uma cobrança pessoal que não é necessariamente de beleza. Cuido do corpo e da cabeça. Não é para agradar ninguém em especial, é para eu me sentir bem e um respeito com o público. Eu envelheci bem."
Enquanto Paula fala em seguir em frente, Humberto Barros, ex-tecladista e produtor do grupo, compartilhou uma visão parecida - embora com certa melancolia. Em entrevista ao canal Corredor 5, ele lembrou a dimensão que o grupo atingiu e por que um retorno, hoje, seria complexo:
"O Kid Abelha nasceu para aquele formato. Aquelas músicas, muitas delas, ficaram até melhores do que as originais. A gente viveu dois anos de turnê inacreditáveis. O público adorava. Mas essas coisas mudam. Eles já tentaram parar e voltar, e tudo se transforma com o tempo."
Humberto reconhece, no entanto, que uma volta causaria comoção: "Se o Kid voltasse, faria cinco dias de estádio lotado, fácil. Isso é uma coisa que nenhum deles, solo, consegue. Mas tem muita questão pessoal, familiar, e o tempo muda tudo."
Para Barros, o Kid Abelha envelheceu de forma rara entre as bandas dos anos 1980: "Existe um novo feminismo no mundo, e o Kid ficou ainda mais relevante sob essa ótica. Era uma mulher no meio de homens, falando de amor de um jeito puro e feminino. As meninas da idade da minha filha ainda tocam Kid Abelha no violão. Todas as gerações e identidades abraçam o Kid."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior guitarrista da história para Eddie Van Halen e Slash; "meu grande herói"
A música de Bonnie Tyler que foi "reconstruída" e virou hino do Bon Jovi
Steve Harris rebate Bruce e nega ter barrado novo disco do Iron Maiden
4 clássicos do rock nacional em que a melhor parte não é o refrão
5 músicas de heavy metal que são maiores que as próprias bandas
O riff mais tocado na maior loja de guitarra do mundo: "Antes era Stairway to Heaven"
10 músicas do metal brasileiro lançadas após 2000 que já entraram para a história
O arrependimento de Tarja Turunen: "Eu deveria tê-los feito passar por um inferno"
Os 20 maiores hinos do heavy metal, em lista do WatchMojo
Bon Jovi realiza primeiro show oficial da nova turnê após quatro anos
O grupo feminino que Roger Waters despreza por considerar o fundo do poço do gosto musical
O guitarrista que fez Ian Anderson desistir da guitarra e escolher a flauta
A melhor música do Avenged Sevenfold, segundo o WatchMojo
A verdadeira origem da cavalgada do Iron Maiden, segundo Steve Harris
O maior guitarrista de todos os tempos, segundo Tony Iommi; "meu ídolo"
Como Paula Toller sobrevivia no rock nacional dos anos 80
7 clássicos do rock nacional com mais de cinco palavras no título
Os compactos de rock nacional que mais venderam no início dos anos 80, segundo varejista


