Ser considerado o maior guitarrista do mundo foi "uma maldição" para Eddie Van Halen
Por André Garcia
Postado em 19 de outubro de 2024
O mundo está repleto de artistas que vivem deprimidos por jamais terem feito sucesso enquanto leem sobre artistas que vivem em depressão por terem feito sucesso demais. Não tem jeito, parece que o negócio do ser humano é sofrer; não importa pelo quê.
Kurt Cobain, Sid Vicious, John Lennon, Jimi Hendrix... O sucesso parece uma coisa boa (a melhor coisa do mundo), mas a lista de artistas que viveram um inferno por causa do sucesso (e acabaram pagando com a vida) é imensa — e não para de crescer; embora hoje em dia isso seja mais comum no kpop do que no rock pesado.
Segundo Alex Van Halen, a fama de seu irmão Eddie Van Halen — mundialmente aclamado como o maior guitarrista do mundo por décadas — foi uma maldição em sua vida. Internamente, ele nutria um desprezo por si mesmo por não se sentir à altura da sua idolatrada imagem pública.
Conforme publicado pela Guitar, em sua autobiografia Alex retrata Eddie como alguém que foi "engolido" pela idolatria e "esmagado pelo fardo daquilo". A ansiedade de atender às constantes e cada vez mais altas expectativas e o sentimento de que não era merecedor do talento com o qual nasceu foram fazendo com que ele se tornasse recluso e buscasse abrigo na bebida, no cigarro e nas drogas — o que arruinou sua saúde (tanto física quanto metal):
Em recente entrevista para a Rolling Stone, Alex Van Halen relembrou Eddie e lamentou: "Ter todo aquele talento foi provavelmente a maior maldição que recaiu sobre ele. Ed era um músico incrível, mas, no fim das contas, ele pagou por isso com sua saúde, com sua vida."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps