A primeira banda de Metal da história para Geddy Lee; "o foco era o volume e a fúria"
Por Bruce William
Postado em 13 de outubro de 2024
Não existe uma resposta 100% precisa para a pergunta "qual a primeira banda de Heavy Metal da história". Gênero musical que mescla elementos do Blues e do Rock & Roll, o estilo é caracterizado por guitarras distorcidas e batidas rápidas, guiadas por vocais que variam entre tons graves e agudos.
E tecnicamente não existe um "pontapé inicial" para o Heavy Metal, porém, o estilo começou a tomar a forma que conhecemos no final dos anos 1960, como uma espécie de evolução mais pesada do Rock and Roll. Led Zeppelin e Deep Purple lançaram discos importantes, mas o trabalho considerado por muitos como o marco zero é o debut autointitulado do Black Sabbath.
Claro que essa escolha rende suas polêmicas, e há quem faça alguns adendos nesta informação, tal qual o jornalista e crítico musical Regis Tadeu, que disse: "Uma coisa é você ser o marco zero daquilo que veio a se tornar o Heavy Metal, que foi o Black Sabbath. Só que o Black Sabbath nunca foi Heavy Metal. Sempre foi um som pesado, mas era um som que tinha muita influência daquele blues eletrificado inglês que era mais pesado".
Na verdade, os próprios integrantes da lendária banda britânica não lidaram muito bem com essa coisa de serem associados diretamente ao gênero. "Eu não acho que a gente tenha criado isso não. Sempre nos vimos estritamente como uma banda de rock. A princípio, ser chamado de 'banda de heavy metal' soava como um insulto para a gente", disse Geezer Butler. E Ozzy, outro que sempre negou o rótulo, comentou: "Bem, eu nunca me senti confortável com esse título que colocaram em mim - 'Metal'. Porque Ozzy Osbourne faz Heavy, mas as bandas que são consideradas Metal são realmente pesadas, e todos nós somos colocados na mesma categoria."

Geddy Lee e a primeira banda de Metal da história, que teve uma música regravada pelo Rush
Nos primórdios, bandas como Beatles e Rolling Stones e outras fizeram alguns riffs semi-pesados ao longo de suas carreiras. Mas, à medida que os anos sessenta avançavam, as sementes do Metal começaram a ser firmemente plantadas em bandas como The Kinks, The Who, Cream, Blue Cheer e outras.
Antes de surgir o que conhecemos como Metal, o que tínhamos de mais radical estava dentro do Garage Rock, com bandas como The Stooges e MC5 levando o Rock de volta às suas origens mas de forma bem mais acelerada e esporrenta, bem diferente do que vinham fazendo grupos como The Beach Boys, que tocavam músicas alegres para dias ensolarados na praia.
Uma destas bandas pioneiras, o Blue Cheer, lançou em janeiro de 1968 seu álbum de estreia, "Vincebus Eruptum", trazendo um Blues-Rock amplificado, recheado de wah-wah's e distorcido até o limite do possível e imaginável, sem se importar muito com a técnica propriamente dita.
E o Blue Cheer é justamente a banda que, para Geddy Lee, do Rush, foi a pioneira do Heavy Metal, conforme resgate da Far Out: "De muitas maneiras, eles foram a primeira banda de Metal, mas eles não pensavam em termos de Metal, o foco deles era o volume e a fúria", disse Lee sobre a banda, que teve uma de suas músicas regravadas pelo Rush - e que na verdade, já era um cover feito por eles, de "Summertime Blues" do Eddie Cochran. Mas não tem como negar que a versão do Rush é 100% inspirada na versão do Blue Cheer.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As duas bandas de metal que James Hetfield não suporta: "Meio cartunesco"
Metallica reúne mais de 90 mil pessoas no primeiro show de 2026
Angra celebrará 30 anos de Holy Land com show em Porto Alegre em setembro
A banda que definiu os EUA nos anos 1960, segundo Robert Plant
10 bandas de rock que já deveriam ter se aposentado, segundo o Guitars & Hearts
5 bandas de abertura que roubaram o show e deixaram artistas gigantes sem saber o que fazer
Dave Mustaine descarta ex-membros em turnê e cita "coisas horríveis" ditas por eles
Por que Floor Jansen pediu uma bolsa de carne ao tentar comprar item de bebê na Suécia?
Os dois melhores álbuns dos anos 1970, segundo David Gilmour
O artista do rock nacional que viu Ozzy Osbourne de cuecas no Rock in Rio de 1985
Canal faz pente-fino nas músicas da Legião Urbana e reúne as "inspirações" de Renato Russo
A banda de rock nacional dos anos 1990 cujo reconhecimento veio muito tarde
Quando Ritchie Blackmore falou merda e perdeu a amizade de um rockstar maior que ele
Peça polêmica que envolve dedos e orifícios é arte? Rafael Bittencourt opina
O melhor integrante dos Beatles de todos os tempos, segundo Roger Waters
Anika Nilles admite que não ouvia muito Rush; "Basicamente, estou começando do zero"
Anika Nilles dedica até seis horas diárias à preparação para turnê do Rush
Regis Tadeu e o álbum que salvou o Rush da ruína; "um ato de insurgência artística"
A canção dos anos oitenta do Rush com a qual Neil Peart nunca ficou satisfeito
O clássico do prog que Neil Peart disse que era a trilha sonora de sua vida
O baixista mais importante que Geddy Lee ouviu na vida; "me levou ao limite como baixista"
As três bandas de prog que mudaram para sobreviver ao punk, segundo o Ultimate Guitar
A melhor banda que Geddy Lee, vocalista do Rush, já viu ao vivo


