Didático, Regis Tadeu explica porque o Black Sabbath não é uma banda de Heavy Metal
Por Marcos A. M. Cruz
Postado em 20 de fevereiro de 2024
Muitos consideram o Black Sabbath como a primeira banda de Heavy Metal da história devido à sua influência pioneira na criação e definição do gênero. Formada em Birmingham, Reino Unido, em 1968, a banda liderada por Tony Iommi introduziu elementos distintivos que caracterizam o gênero, como riffs de guitarra pesados, afinações mais baixas, letras sombrias e atmosfera densa. O álbum homônimo de estreia, lançado em 1970, é frequentemente citado como o ponto zero do estilo, apresentando um som distinto e sombrio que diferenciava o Black Sabbath das bandas contemporâneas.
Black Sabbath - Mais Novidades
E em corte de uma Live "50 Melhores Bandas da História em Debate" (hoje disponível somente para assinantes do canal), o jornalista e crítico musical Regis Tadeu explica porque, para ele, o Black Sabbath não é uma banda de Heavy Metal.
"Uma coisa é você ser o marco zero daquilo que veio a se tornar o Heavy Metal, que foi o Black Sabbath", diz Regis. "Só que o Black Sabbath nunca foi Heavy Metal. Sempre foi um som pesado, mas era um som que tinha muita influência daquele blues eletrificado inglês que era mais pesado".
Em seguida, Regis explica o que, para ele, marca o início de fato do Heavy Metal: "O marco zero do riff do som de Metal é o Black Sabbath, a música 'Black Sabbath'", se referindo à lendária canção que abre o primeiro álbum, lançado em 1970. "Mas o conceito, o pacote Heavy Metal, é o Judas Priest, sem sombra de dúvida", finaliza Regis.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps