Tony Iommi não conseguiria se destacar como guitarrista hoje em dia; "Não consigo ser assim"
Por Bruce William
Postado em 28 de novembro de 2024
Nos primórdios do Rock, a guitarra era vista mais como um complemento rítmico e melódico. B.B. King, com seu vibrato característico, mostrou que o instrumento podia transmitir emoção como a voz humana. Algum tempo mais tarde, Jimi Hendrix elevou esse conceito, transformando a guitarra em uma extensão de sua criatividade. Usando amplificadores em volumes extremos e técnicas de feedback controlado, ele reinventou a maneira de tocar e ouvir o instrumento.
Black Sabbath - Mais Novidades
Com o tempo, a guitarra deixou de ser apenas emocional para também ser técnica. Nos anos 70 e 80 guitarristas vinham aperfeiçoando novas técnicas até que surgiu Eddie Van Halen, que revolucionou o instrumento ao aprimorar técnicas como o tapping em escalas rápidas e inovadoras, o que abriu caminho para guitarristas como Yngwie Malmsteen, que misturou a precisão do virtuosismo com a musicalidade da música clássica, criando solos impressionantes que pareciam desafiar os limites humanos.
Por outro lado, o Blues e o Rock mais simples nunca perderam espaço. Guitarristas como Derek Trucks e Joe Bonamassa mantêm viva a tradição de priorizar a alma e o feeling em suas execuções. Enquanto alguns exploram a complexidade técnica, outros reafirmam que, muitas vezes, uma única nota bem tocada é mais poderosa do que a execução de mil.
E como bem pontou a Ultimate Guitar, replicando declarações de Tony Iommi para a Guitar World, parece ser da natureza de Iommi nunca criticar qualquer tipo de música, mas como ele é de outra geração, naturalmente algumas tendências da cena atual do Metal estão muito distantes de sua abordagem.
E uma dessas tendências é o surgimento de músicos extremamente técnicos, embora ele reconheça que são "brilhantes" em sua arte: "Os guitarristas técnicos de hoje são brilhantes. Até mesmo pessoas bem jovens, tocando em seus quartos, fazem coisas incríveis. Mas eu sempre volto às raízes do Blues, procurando a verdade me voltando para dentro de mim. Eu não penso no que pode impressionar as pessoas ou quebrar limites de velocidade. A única coisa que importa para mim é como soa para mim mesmo."
Em outro momento da entrevista, o guitarrista do Black Sabbath ainda complementou o raciocínio: "Algumas das guitarras que ouço hoje são técnicas demais. Você tem que ser preciso nesta nota ou naquela. Eu não consigo ser assim, se faço um solo em um álbum, ele nunca é igual ao vivo. Eu faço algo parecido, mas nunca exatamente igual."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Falling in Reverse lança "Joseph" com Corey Taylor e Serj Tankian em colaboração inédita
O disco gravado por Bruce Dickinson que a Metal Hammer considera o pior do Iron Maiden
Loudwire coloca álbum do Angra como "melhor álbum de progpower" da história
A criança que irritou Joey Ramone a ponto de inspirar um clássico dos Ramones
Kelly Osbourne revela última conversa profunda que teve com o pai
Edu Falaschi revela as músicas que gravou para tentar vaga no Iron Maiden
O hit dos Titãs de 1989 gravado totalmente às escuras: "Você apagou a luz!"
As quatro bandas que Dave Mustaine incluiria em um novo Big Four
Roger Waters detona Mick Jagger e diz que astro só pensa no físico e no próprio saldo bancário
O cantor jovem que assustava Freddie Mercury e a quem ele não tinha nada a ensinar
Garotos Podres lança clipe animado "Tá Na Hora di Naná"
Brasileiros superestimam o Sepultura? Canal disseca mudança do show de despedida
Rammstein anuncia filme "Live In Mexico City" para novembro
A coisa inacreditável que fãs achavam que o Black Sabbath podia fazer com eles

A arma branca que Cozy Powell foi buscar no carro após crítica de produtor
A formação do Black Sabbath que não funcionou, na opinião de Geezer Butler
Brian May diz que ele e Tony Iommi estão no novo álbum do Capitão Kirk
Tony Iommi recusou gravar último álbum com o Black Sabbath original
Tony Iommi tinha dúvidas quanto à participação do Black Sabbath no "Back to the Beginning"
Quando Tony Iommi tentou fugir do som do Black Sabbath e criou um de seus riffs mais pesados
De AC/DC a ZZ Top, os 20 melhores discos lançados em 1981, segundo a Louder
Por que o Scorpions não tocou na despedida do Black Sabbath, segundo Klaus Meine
Modelo da capa do primeiro álbum do Black Sabbath lança ópera-rock
Cinco ótimos discos que não estão no Spotify e você precisa ouvir
Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1980


