O clássico do Soulfly inspirado no filme "A Última Tentação de Cristo"
Por Mateus Ribeiro
Postado em 24 de novembro de 2024
O Soulfly foi fundado em 1997, depois que o guitarrista/vocalista Max Cavalera deixou o Sepultura. Em 2003, o grupo passou por um momento conturbado, pois com as saídas de Cello Dias (baixo), Mike Doling (guitarra) e Roy Mayorga (bateria), o quarteto praticamente virou o projeto de um homem só.
Após as saídas, coube a Max Cavalera encontrar outros parceiros musicais. Felizmente, o frontman conseguiu cumprir tal missão. Ele falou sobre esse "recomeço" à Metal Hammer em 2021.
"Foi uma época em que a banda inteira me deixou, e eu estava sozinho novamente (...). Mas, ao mesmo tempo, isso me deu uma nova energia - significava que eu poderia encontrar outras pessoas interessantes para tocar comigo, e foi quando encontrei Marc Rizzo [guitarrista], Joe Nuñez [baterista] e Bobby Burns [baixista]."
O primeiro trabalho do Soulfly gravado pelos músicos citados no parágrafo anterior é "Prophecy" (2004). Segundo Max, o álbum foi inspirado no filme "A Última Tentação de Cristo".
"Sempre adorei a vibração do ‘Prophecy’. Fui muito inspirado pelo [filme] ‘The Last Temptation of Christ’ [‘A Última Tentação de Cristo’] e pelo álbum de trilha sonora ‘Passion’, de Peter Gabriel. Acabei usando algumas das músicas do ‘Passion’ no disco."
Lançado em 1988 e dirigido por Martin Scorsese, "A Última Tentação de Cristo" se baseia no romance homônimo escrito por Níkos Kazantzákis. De acordo com a Wikipedia, a história do filme retrata "a vida de Jesus Cristo e a sua luta contra várias formas de tentação, incluindo medo, dúvida, depressão, relutância e luxúria".
O grande destaque de "Prophecy" é a sua explosiva faixa-título. Abaixo, Max Cavalera fala sobre alguns trechos presentes na letra da música.
"O verso ‘I see the Red Sea part in front of me’ [‘Vejo o Mar Vermelho se abrir na minha frente’] refere-se a Moisés. Mas há outras coisas ali: ‘We will fight the heathens and the ghost enemy’ [‘Lutaremos contra os pagãos e o inimigo fantasma’] é, na verdade, [sobre os] navajos. Os navajos acreditam que, às vezes, você pode ser possuído pelo ‘inimigo fantasma’ e ele toma conta de sua alma. E a frase ‘New millennium tribal war’ [‘Guerra tribal do novo milênio’], refere-se a guerras futuras, guerras futuristas."
Ainda falando sobre "Prophecy", a música tem uma excelente introdução, criada por Marc Rizzo. O guitarrista foi elogiado por Max.
"Adoro a introdução de Marc Rizzo. O que ele faz com o pedal wah-wah é incrível; é uma das coisas mais legais que já vi um guitarrista fazer. Lembro que, quando ele a criou, eu pensei: ‘O que é isso? Temos que começar uma música com isso’. Ele tentou refazer muitas outras vezes em outras músicas, mas nunca ficou tão bom quanto ‘Prophecy’."
Vinte anos depois do lançamento de "Prophecy", o Soulfly continua na ativa. Atualmente, Max Cavalera está trabalhando no próximo registro da banda.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps