A curiosa técnica japonesa de amarração que cantora do Oceans of Slumber pratica no novo clipe
Por Gustavo Maiato
Postado em 12 de novembro de 2024
A banda norte-americana de metal progressivo Oceans of Slumber gerou curiosidade com o videoclipe da música "Where Gods Fear To Speak", do álbum de mesmo nome, lançado este ano.
O destaque do vídeo é a vocalista Cammie Beverly, que aparece praticando shibari, uma técnica japonesa de amarração, relacionada com o bondage. A prática envolve o uso de cordas para imobilizar o corpo, sendo frequentemente associada a contextos de arte e erotismo.
Em entrevista publicada pela Loudersound, Beverly explicou que a escolha do shibari para o clipe teve como objetivo explorar as dualidades entre prazer e dor, controle e submissão, que também são temas da letra da música. A cantora descreveu a experiência como "avassaladora", destacando a sensação de impotência ao estar amarrada e a necessidade de autocontrole para enfrentar o desconforto.
"Não tínhamos um grande orçamento, então tentamos algo mais provocante. Dobber [Beverly, baterista e pianista] e eu sempre discutimos sobre shibari [bondage com cordas japonês], e achamos que era uma combinação perfeita – tem as mesmas dualidades que a música aborda. É uma técnica de tortura transformada em prazer, é arte mas ainda é tabu. Parece tão puro e relaxante, mas é incrivelmente intenso e doloroso", disse.
Ela concluiu sobre como foi a experiência: "Foi avassalador. Você está amarrado, não consegue se libertar – mesmo quando chega ao seu limite, você ainda não está no controle. Isso realmente mexe com sua mente. Você precisa conhecer seus limites, dar a si mesmo tempo suficiente para ser solto, para não desmaiar. Há muito trabalho de respiração e controle envolvidos."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps