Kirk Hammett implorou para Jason Newsted não sair do Metallica
Por Mateus Ribeiro
Postado em 07 de novembro de 2024
Jason Newsted se juntou ao Metallica no final de 1986, semanas após o falecimento de Cliff Burton. Vindo do Flotsam and Jetsam, Newsted cumpriu bem a difícil missão de substituir o baixista dos três primeiros discos do quarteto.
Ao longo de sua passagem pelo Metallica, Jason gravou cinco discos de estúdio, dentre os quais está aquele que leva o nome da banda (também conhecido como "Black Album"). Apesar de ter desempenhado um ótimo trabalho, ele deixou a banda em janeiro de 2001, após "14 anos de humilhação".
A última apresentação de Jason pelo Metallica foi realizada dia 30 de novembro de 2000, na cerimônia de premiação do My VH1 Music Awards. Na ocasião, enquanto a banda tocava "Fade to Black", ele fez um sinal de tchau para as câmeras no momento em que James Hetfield cantou "Now I will just say goodbye!" ("Agora vou apenas dizer adeus!").
A saída de Jason Newsted foi um dos assuntos abordados durante entrevista que Kirk Hammett concedeu à Metal Hammer em 2003. O guitarrista contou que não ficou surpreso com a decisão de seu ex-colega de banda.
"Não foi uma surpresa tão grande, mas ainda assim foi doloroso. Tínhamos acabado de participar do prêmio de música da VH1 tocando ‘Fade To Black’, a atmosfera estava muito ruim e concordamos em fazer uma reunião com a banda (...). O Jason não foi embora, ele nem sequer apareceu! A mensagem que recebi foi que ele não se importava e não queria mais se envolver."
Em outro ponto, Kirk relembrou a forma como Jason anunciou a sua saída. Ele também contou qual foi sua reação.
"Quando ele deu a notícia, a primeira coisa que eu disse foi: ‘Jason, você não tem o direito de tomar essa decisão sem consultar o resto de nós e, além disso, você está afetando a vida de todos os outros!’. Eu implorei para que ele não fosse embora. Eu disse: ‘Vamos lá, podemos resolver isso, então vamos fazer isso’, mas a dedicação não estava lá. Ele não queria fazer isso."
O pedido de Kirk não foi atendido, e Jason seguiu seu caminho. Na opinião do guitarrista, o baixista se arrependeu da decisão que tomou.
"Eu estava gritando e chorando, implorando para que ele não fosse embora. E, a não ser que eu me ajoelhasse e implorasse dessa forma, não vi outra coisa a fazer [a não ser deixá-lo ir]. Também sabíamos que, da forma como ele deixou a banda, um dia ele se arrependeria e, embora eu não queira entrar em uma briga, é bastante óbvio para mim, lendo algumas das coisas que ele falou sobre nós na imprensa recentemente, que ele se arrependeu seriamente de ter saído."
Na mesma entrevista, Kirk mencionou que Jason Newsted era dedicado, e que atendia aos fãs da banda, algo que os demais membros não faziam. Ele afirmou:
"Por anos e anos Jason pregava sobre o quanto ele era dedicado à causa do Metallica. Ele realmente jogava na nossa cara que era ele quem saía depois de um show para autografar coisas, enquanto estávamos todos ocupados fazendo nossas próprias coisas e, é justo, ele era [dedicado], mas tudo isso foi por água abaixo. Não sei como ou quando ele se decidiu, mas ele se decidiu."
O Metallica permaneceu sem baixista até 2003, quando Robert Trujillo (ex-Ozzy Osbourne) foi contratado. Desde então, a banda nunca mais trocou de integrantes.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps