O clássico álbum dos Beatles que teve seu lado B rejeitado por John Lennon; "lixo"
Por Bruce William
Postado em 28 de dezembro de 2024
A parceria criativa entre John Lennon e Paul McCartney foi essencial para o sucesso dos Beatles, mas nem sempre os dois estavam em sintonia. Em momentos cruciais da carreira da banda, começaram a emergir divergências entre os dois geniais músicos, que refletiam suas visões distintas sobre o caminho em que sua arte estava seguindo. Apesar disso, a colaboração inicial entre eles foi suficiente para impulsionar a Beatlemania e consolidar a banda como um dos maiores fenômenos musicais da história.
Beatles - Mais Novidades
Mas conforme os anos passaram, os processos criativos de Lennon e McCartney se distanciaram, pontua a Far Out. As músicas que antes eram criadas como uma unidade passaram a carregar características mais individuais, destacando as diferenças entre os dois. Um destes casos aconteceu no "Abbey Road", lançado em 1969 e que foi o último álbum gravado pelos Beatles, já que o "Let It Be", embora tenha sido o lançamento final em 1970, ele foi gravado antes de "Abbey Road". Na época, os envolvidos estavam vivendo em um clima mais positivo. Nós realmente voltamos a tocar como músicos de novo", chegou a dizer George Harrison sobre a energia enquanto começavam a trabalhar no que seria seu derradeiro trabalho.
Reconhecido como um dos grandes álbuns da banda, "Abbey Road" não foi unanimidade entre seus integrantes. O lado B do disco, conhecido como "Abbey Road Medley", foi idealizado por Paul McCartney e o produtor George Martin como uma sequência contínua de oito músicas: "You Never Give Me Your Money", "Sun King", "Mean Mr. Mustard", "Polythene Pam", "She Came In Through the Bathroom Window", "Golden Slumbers", "Carry That Weight" e "The End". Há também uma faixa "escondida" nas primeiras prensagens do álbum que aparece creditado nas edições posteriores, um pequeno trecho de 23 segundos chamado "Her Majesty".
John Lennon, no entanto, não gostou da ideia e chegou a chamar o medley de "lixo" e "[música] para agradar as vovós", além de se recusar a tocar em partes da gravação. Para George Martin, o produtor da banda, era especialmente importante incentivar McCartney a criar outra obra-prima. "Tentei fazer Paul voltar ao estilo do [Sgt.] Pepper, de criar algo realmente memorável", disse o produtor. Mas isso exigia um nível de colaboração que Lennon não estava disposto a oferecer, embora McCartney estivesse.
A rejeição de Lennon reflete as tensões que já existiam entre os integrantes nessa fase, e que em pouco tempo levaria a banda a se separar. Enquanto McCartney e Martin buscavam recriar o clima colaborativo de álbuns anteriores, Lennon demonstrava pouco interesse e chegou a se ausentar de partes do processo de gravação. Para ele, o lado B não representava o que os Beatles eram.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção de metal que é a "melhor música do mundo" de acordo com Jack Black
Qual é o sentido da vida? Geezer Butler, do Black Sabbath, responde
A canção de Neil Young que deixa Roger Waters praticamente sem palavras
Foo Fighters abrirá show do AC/DC logo após o Rock in Rio
Children of Bodom é anunciado como atração do Summer Breeze 2027
As 10 músicas mais rápidas do Metallica pela média de batidas por minuto
Para guitarrista, produtor é 99% responsável por sucesso do Def Leppard
Paul McCartney elege os 3 maiores bateristas do rock de todos os tempos
Falece Barry Mitchell, ex-baixista do Queen
A proposta que Wolf Hoffmann fez para Udo seguir como vocalista do Accept
O mega-clássico do Led Zeppelin que Robert Plant passou a considerar menos relevante
A música dos Beatles que Paul McCartney considerava tão esquecível que mal lembrava dela
O lendário baterista com quem Keith Richards odiou tocar: "Não tocava p*rra nenhuma!"
O caótico dia que David Lee Roth foi acusado de ter sequestrado Ozzy Osbourne em 1978
5 versões cover tão ruins que te fazem odiar a versão original, segundo a Far Out



O ex-Beatle que podia ligar pra John Lennon que seria atendido na mesma hora
Paul McCartney responde quais são seus álbuns favoritos dos Beatles: "Pergunta difícil…"
12 álbuns gravados em menos de uma semana que mudaram o mundo do rock
As cinco músicas eternas que completaram 60 anos, segundo Regis Tadeu
A banda dos anos 60 que Ritchie Blackmore colocava acima dos Beatles e de Jimi Hendrix
A semelhança entre "Roots" do Sepultura e "Sgt. Peppers", segundo Andreas Kisser
O dia que George Harrison fez música para o piloto Emerson Fittipaldi: "Bora tomar 20 caipirinhas"
O antológico último show dos Beatles
A ideia de jerico dos Beatles que gravadora impediu e que Biquini Cavadão fez e se deu mal


