A boa ideia desperdiçada pelo Van Halen que foi aproveitada por Mike Portnoy
Por Mateus Ribeiro
Postado em 26 de janeiro de 2025
Com 40 anos de carreira, o Dream Theater é o nome mais emblemático da história do Metal Progressivo. Ao longo de sua gloriosa carreira, o talentoso quinteto lançou álbuns que são referências do Prog Metal, como "Images and Words" (1992), "Awake" (1994) e "Metropolis, Pt. 2: Scenes from a Memory" (1999).
Dream Theater - Mais Novidades
O último disco acima citado inicia uma sequência muito interessante. O final de sua última música ("Finally Free") é o som que inicia a faixa "The Glass Prison", que abre seu sucessor, "Six Degrees of Inner Turbulence" (2002). A sequência se repete nos álbuns "Train of Thought" (2003) e "Octavarium" (2005), sendo que neste último, o som que o inicia também o encerra.
De onde veio o plano de começar um disco com o final de outro? Mike Portnoy, baterista, compositor e um dos membros fundadores do Dream Theater, contou como surgiu a ideia durante entrevista concedida ao site Music Players em 2006.
"Quando estávamos fazendo o ‘Six Degrees’, foi uma ideia que eu tive porque há um álbum do Van Halen, ‘Women and Children First’ [1980], que terminava com eles começando um riff que vai ‘desaparecendo’ e eu sempre pensava: ‘Uau, quando o próximo álbum for lançado, com certeza ele vai começar com aquele riff final’, mas eles nunca fizeram isso, nunca tiraram proveito disso. Então, achei que seria uma ideia legal unir os álbuns, e começamos isso com o ‘Six Degrees’."
A música citada por Mike Portnoy é "In a Simple Rhyme". O início de "Mean Street", faixa que abre o álbum seguinte ("Fair Warning", de 1981), não tem nada a ver com a canção que encerra "Women and Children First".
A sequência que une os álbuns do Dream Theater foi encerrada em "Octavarium". Portnoy explicou por quais razões fechou o ciclo no oitavo trabalho da banda.
"Eu tive a ideia de começar com a estática do final de ‘Scenes from a Memory’ e, em seguida, o início de ‘Train of Thought’ começa com o final de ‘Six Degrees’, e o início de ‘Octavarium’ começa com o final de ‘Train of Thought’... e assim por diante. Achei que era uma ideia legal, mas agora eu cavei um buraco onde se espera que façamos isso todas as vezes, então resolvi isso com o ‘Octavarium’, porque ‘Octavarium’ termina com o seu início, então agora esse disco será um ciclo dentro de si mesmo e podemos ir embora e começar de novo com o próximo álbum."
Mike Portnoy deixou o Dream Theater em 2010, após a turnê de divulgação de "Black Clouds & Silver Linings" (2009). Ele retornou ao grupo em outubro de 2023 e o primeiro trabalho de sua passagem é "Parasomnia".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As bandas que formam o "Big Four" do metal oitentista, segundo o Loudwire
A cantiga infantil sombria dos anos 1990 que o Metallica tocou ao vivo uma única vez
Jack Osbourne expõe "banda gigante" que exigiu quantia absurda no último show de Ozzy
O pior músico com quem Eddie Van Halen trabalhou; "eu tinha que ensinar todas as partes"
A atração do Rock in Rio que "as pessoas já viram 500 vezes"
A música que mudou a história do Dream Theater e a vida de Mike Portnoy
Lars Ulrich, do Metallica, acha que Bon Scott é o vocalista mais legal de todos os tempos
Usando Pink Floyd como exemplo, Sammy Hagar diz não querer mais contato com Alex Van Halen
A lenda do rock que Elvis Presley admirava: "Vamos aos fatos, não consigo cantar como ele"
A melhor música do "Black Album", do Metallica, segundo a Metal Hammer
A joia cearense que gravou um clássico do rock nos anos 1970, segundo Regis Tadeu
Sascha Paeth: o guitarrista alemão que se apaixonou pelo Brasil
Roland Grapow confirma show no Brasil celebrando 30 anos de "The Time of the Oath" (Helloween)
A música que "virou a chave" e colocou Brian Johnson no AC/DC: "Foi mágico"
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide


Dream Theater quase encerrou atividades antes de gravar o clássico "Images and Words"
O álbum que mudou definitivamente a vida de Mike Portnoy, baterista do Dream Theater
O disco que apresentou o thrash metal a Mike Portnoy, baterista do Dream Theater
Dream Theater gravará show no Chile para futuro lançamento
Dream Theater fará turnê de 50 anos? Mike Portnoy responde
Os discos do Dream Theater que são os preferidos do baterista Mike Portnoy
John Petrucci tenta dar lição em fã que o estava filmando e comete trapalhada
A música do Dream Theater influenciada pelo Muse e pelos atentados de 11 de setembro
O dia que Robert Plant pediu um cigarro para James LaBrie em um bar (e não ganhou)
Os guitarristas que impressionam John Petrucci: "Como alguém toca guitarra assim?"


