Como foi a criação do personagem Raul Seixas, segundo seu guitarrista Jay Vaquer
Por Gustavo Maiato
Postado em 23 de janeiro de 2025
Raul Seixas, um dos maiores ícones do rock nacional, foi também um personagem meticulosamente criado. Segundo Jay Vaquer, guitarrista que esteve ao lado de Raul no início de sua trajetória, a figura que conhecemos foi fruto de um planejamento cuidadoso, com o envolvimento de diversas pessoas.
Jay Vaquer detalhou o processo em entrevista ao Disco Voador: "Estávamos criando o cantor de rock Raul Seixas, que todos conhecem agora. Esse cara foi criado como se cria um super-homem. Era um personagem de uma revista. Ele foi uma estrela de rock que criamos. A personalidade, o tipo de música que ele faz... tudo foi planejado."

A construção não parava na música. Jay explicou que o visual de Raul também foi pensado para causar impacto. "No começo, todos ajudaram. A mulher dele, Edith, com aquelas capas mágicas que ele usava... claro que não tinha nada de mágico, mas tinha o visual. Ele tinha que ser diferente de todos os outros. Você não sabe o que ele é, mas está interessado em saber", contou o guitarrista.
Jay também relembrou o papel da gravadora CBS nesse processo. Segundo ele, o apoio do produtor Ocimar Lima foi fundamental. "Foi legal o clima, da CBS, na época. Eu morava no Leblon e tinha um estúdio. Ali, criamos essa figura do Raul. Ele era planejado para ser uma estrela."
Já Júlio Ettore, no seu canal, destacou que a construção dessa persona teve reflexos profundos na vida pessoal de Raul. Segundo ele, o cantor começou a se perder entre o homem real e o personagem: "Raul começou a ficar preso à personagem, não conseguia mais sair dele."
Essa situação se agravou com a aproximação de Raul a sociedades ocultistas, algo que Edith, sua primeira esposa, não aceitava. Ela, que tinha uma formação cristã ortodoxa, ficou abalada com a mudança no comportamento do marido. Raul também passou a usar drogas com frequência.
"Antes de conhecer o Paulo, ele só tinha tido uma experiência leve com maconha. Mas o Paulo apresentou a ele todas as drogas. O Raul começou a cheirar bastante, e a Edith ficou preocupada", relatou Ettore. A relação do cantor com as substâncias foi outro elemento que acentuou os conflitos familiares.
Enquanto Edith se preocupava, outras pessoas eram fascinadas pela figura de Raul. Júlio Ettore lembra que Gloria, irmã de Jay, foi uma dessas pessoas. Ela teria se apaixonado por Raul à primeira vista. Para o público, o cantor se consolidou como uma figura enigmática e quase mística, mas, como Jay lembrou, tudo era fruto de uma atuação. "Ele era visto como um guru, mas esse não era o verdadeiro Raul. Ele estava atuando", afirmou.
Confira a entrevista completa com Jay Vaquer abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A superbanda que Geezer Butler comparou à segunda vinda de Jesus
Black Sabbath anuncia biografia oficial "The Masters of Reality"
Derrick Green abre o jogo sobre motivos para o fim do Sepultura
Mick Jagger projeta shows e novas músicas para os Rolling Stones
Rage e Sonata Arctica anunciam turnê conjunta com orquestra
Masters of Voices estreia turnê sul-americana; veja setlist
A banda clássica que Pete Townshend criticou por fazer sempre o mesmo álbum
A cultuada banda de rock sulista que Eddie Van Halen detestava
Como uma gravadora de sertanejo bancou o disco mais progressivo do Brasil
5 músicas de heavy metal que todo tiozão brasileiro se lembra com carinho
Mötley Crüe toca música do primeiro disco pela primeira vez em 42 anos
O megahit de 1965 que Bob Dylan diz que é "um longo pedaço de vômito"
O rockstar que esnobou hit que acabou vendendo 3 milhões de cópias em 3 semanas
Os cinco guitarristas favoritos de Dave Mustaine e o motivo de cada escolha
CHAMA O VAR: Slash sofre tombo cinematográfico em show do Guns N' Roses

Gravação inédita de Raul Seixas cantando Rolling Stones é lançada oficialmente
7 clássicos do rock nacional com mais de cinco palavras no título
A origem de "Por Quem os Sinos Dobram", que une Raul Seixas e Metallica
A nostálgica canção de Raul Seixas que propõe abolir a divisão entre o bem e o mal


