O hit do Pink Floyd que Roger Waters não tocaria por R$ 7,5 milhões: "Está de sacanagem?"
Por Gustavo Maiato
Postado em 12 de janeiro de 2025
"Atom Heart Mother" (1970), um dos álbuns mais experimentais do Pink Floyd, não tem um lugar de destaque na memória de seus criadores. Tanto Roger Waters quanto David Gilmour, peças centrais da banda, não escondem seu descontentamento com o disco, apontando falhas artísticas e dificuldades enfrentadas durante sua produção.
Pink Floyd - Mais Novidades
Waters, conhecido por seu perfeccionismo, foi enfático ao afirmar que não tocaria a faixa-título do álbum, uma peça instrumental de 20 minutos, mesmo por uma grande soma de dinheiro (via Far Out). "Se alguém me oferecesse um milhão de libras [Nota: cerca de 7,5 milhões de reais] para tocar 'Atom Heart Mother', eu diria: ‘Você deve estar brincando’", declarou. Ele revelou que o processo de gravação foi exaustivo, já que ele e o baterista Nick Mason precisaram gravar a base rítmica em uma única tomada, devido às limitações tecnológicas da época.
David Gilmour, por sua vez, foi ainda mais crítico ao avaliar o álbum como um todo. Em declaração resgatada pelo jornalista Igor Miranda, o guitarrista classificou o disco como um dos momentos mais baixos da banda. "Tínhamos boas ideias, mas o resultado foi pavoroso. Escutei recentemente e, meu Deus, é uma m*rda. Possivelmente nosso ponto mais baixo em termos artísticos. Ainda bem que melhoramos bastante depois dele."
Pink Floyd e "Atom Heart Mother"
"Atom Heart Mother" é muitas vezes lembrado como um disco de transição na trajetória do Pink Floyd. Após a saída de Syd Barrett, a banda enfrentava dificuldades para encontrar sua identidade artística. Isso se refletiu em músicas como "Alan’s Psychedelic Breakfast" e na suíte que dá nome ao álbum, que mescla elementos de música clássica e rock progressivo, mas, segundo os próprios músicos, carece de coesão. Apesar das críticas, o álbum também apresenta momentos elogiados pelos fãs, como "Fat Old Sun", de David Gilmour, uma balada introspectiva que contrasta com o experimentalismo do restante do disco.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que o Cream odiava: "Sempre foram uma porcaria e nunca serão outra coisa"
Rafael Bittencourt, fundador do Angra, recebe título de Imortal da Academia de Letras do Brasil
Iron Maiden fará show em Curitiba na turnê de 50 anos "Run For Your Lives"
O álbum do Iron Maiden eleito melhor disco britânico dos últimos 60 anos
A condição imposta por Ritchie Blackmore para voltar aos palcos
Atual guitarrista considera "Smoke on the Water" a música mais difícil do Deep Purple
A música "pop genérica" de um disco clássico do Jethro Tull que incomoda Ian Anderson
O melhor cantor de blues de todos os tempos, segundo Keith Richards
A banda dos anos 80 que Ozzy até gostava, mas ouviu tanto que passou a odiar
Ouça Brian May (Queen) em "Eternia", da trilha de "Mestres do Universo"
Megadeth, Pepeu Gomes e a mania do internauta achar que sabe de tudo
As 5 músicas pesadas preferidas de Mille Petrozza, frontman do Kreator
"Seria um idiota se aceitasse": guitarrista descarta retorno ao W.A.S.P.
A morte de Chico Science e as dúvidas que ainda cercam o acidente, segundo Júlio Ettore
O baterista que Neil Peart achava estar longe demais para alcançar

As demissões mais esquisitas da história do rock, de Pink Floyd a Beatles
Álbuns clássicos do rock e metal que quase tiveram outros nomes, segundo a Loudwire
O disco do Pink Floyd que foi a gota d'água para Roger Waters; "é simplesmente um lixo"
O álbum do Pink Floyd que Roger Waters achava que só ele poderia conduzir
Os dois melhores álbuns dos anos 1970, segundo David Gilmour
O melhor integrante dos Beatles de todos os tempos, segundo Roger Waters
A música que, segundo David Gilmour, apontou o caminho que o Pink Floyd deveria tomar
A melhor música da história dos anos 1990, segundo David Gilmour
O clássico do prog que Neil Peart disse que era a trilha sonora de sua vida
A banda lendária que envelheceu mal e não acabou dignamente, segundo Noel Gallagher
O icônico riff de guitarra do Pink Floyd que Roger Waters considera como "estúpido"


