O hit do Pink Floyd que Roger Waters não tocaria por R$ 7,5 milhões: "Está de sacanagem?"
Por Gustavo Maiato
Postado em 12 de janeiro de 2025
"Atom Heart Mother" (1970), um dos álbuns mais experimentais do Pink Floyd, não tem um lugar de destaque na memória de seus criadores. Tanto Roger Waters quanto David Gilmour, peças centrais da banda, não escondem seu descontentamento com o disco, apontando falhas artísticas e dificuldades enfrentadas durante sua produção.
Pink Floyd - Mais Novidades
Waters, conhecido por seu perfeccionismo, foi enfático ao afirmar que não tocaria a faixa-título do álbum, uma peça instrumental de 20 minutos, mesmo por uma grande soma de dinheiro (via Far Out). "Se alguém me oferecesse um milhão de libras [Nota: cerca de 7,5 milhões de reais] para tocar 'Atom Heart Mother', eu diria: ‘Você deve estar brincando’", declarou. Ele revelou que o processo de gravação foi exaustivo, já que ele e o baterista Nick Mason precisaram gravar a base rítmica em uma única tomada, devido às limitações tecnológicas da época.
David Gilmour, por sua vez, foi ainda mais crítico ao avaliar o álbum como um todo. Em declaração resgatada pelo jornalista Igor Miranda, o guitarrista classificou o disco como um dos momentos mais baixos da banda. "Tínhamos boas ideias, mas o resultado foi pavoroso. Escutei recentemente e, meu Deus, é uma m*rda. Possivelmente nosso ponto mais baixo em termos artísticos. Ainda bem que melhoramos bastante depois dele."
Pink Floyd e "Atom Heart Mother"
"Atom Heart Mother" é muitas vezes lembrado como um disco de transição na trajetória do Pink Floyd. Após a saída de Syd Barrett, a banda enfrentava dificuldades para encontrar sua identidade artística. Isso se refletiu em músicas como "Alan’s Psychedelic Breakfast" e na suíte que dá nome ao álbum, que mescla elementos de música clássica e rock progressivo, mas, segundo os próprios músicos, carece de coesão. Apesar das críticas, o álbum também apresenta momentos elogiados pelos fãs, como "Fat Old Sun", de David Gilmour, uma balada introspectiva que contrasta com o experimentalismo do restante do disco.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Com quase 200 atrações, festival Louder Than Life confirma lineup para 2026
O álbum que define o heavy metal, na opinião do vocalista do Opeth
O guitarrista que Hetfield disse ter sido uma bênção conhecer: "nos inspiramos um ao outro"
Iron Maiden - A melhor música de "Brave New World", segundo o Heavy Consequence
Iron Maiden anuncia o documentário "Burning Ambition", celebrando seus 50 anos
As 5 músicas do Guns N' Roses que melhor mostram o alcance vocal de Axl Rose
A banda que o Metallica disse nunca mais querer levar para a estrada de novo
10 músicas de rock que os próprios artistas preferem esquecer, além de um álbum inteiro
Confira os preços dos ingressos para shows do Rush no Brasil
50 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em março
O guitarrista que Eddie Van Halen sempre quis soar igual; "Ele é um verdadeiro artista"
O maior disco da história do punk, segundo a Rolling Stone
O melhor álbum do Judas Priest, de acordo com o Loudwire
Bruce Dickinson cita o Sepultura e depois lista sua banda "pula-pula" favorita
Angra fará show especial em São Paulo no dia 29 de abril; Rebirth será tocado na íntegra



Roger Waters conta como "Hey You" entrou em "The Wall" na última hora e mudou o lado 3
Os 5 álbuns que podem fazer você crescer como ser humano, segundo Regis Tadeu
Os álbuns do Pink Floyd que Roger Waters chamou de "pretensiosos"
O prato onde o Pink Floyd comeu, apesar de Roger Waters torcer o nariz para o cardápio
Zakk Wylde e David Gilmour discordam sobre o que poderia ter estragado "Dark Side"
Zakk Wylde acredita que tecnologia poderia ter arruinado discos clássicos
3 clássicos do rock cuja parte falada rouba a cena, segundo a American Songwriter
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Nick Mason do Pink Floyd
O significado de "Another Brick in the Wall", do Pink Floyd, segundo Roger Waters
O álbum clássico do Pink Floyd que Roger Waters já não aguenta mais ouvir


