O hit do Pink Floyd que Roger Waters não tocaria por R$ 7,5 milhões: "Está de sacanagem?"
Por Gustavo Maiato
Postado em 12 de janeiro de 2025
"Atom Heart Mother" (1970), um dos álbuns mais experimentais do Pink Floyd, não tem um lugar de destaque na memória de seus criadores. Tanto Roger Waters quanto David Gilmour, peças centrais da banda, não escondem seu descontentamento com o disco, apontando falhas artísticas e dificuldades enfrentadas durante sua produção.
Pink Floyd - Mais Novidades
Waters, conhecido por seu perfeccionismo, foi enfático ao afirmar que não tocaria a faixa-título do álbum, uma peça instrumental de 20 minutos, mesmo por uma grande soma de dinheiro (via Far Out). "Se alguém me oferecesse um milhão de libras [Nota: cerca de 7,5 milhões de reais] para tocar 'Atom Heart Mother', eu diria: ‘Você deve estar brincando’", declarou. Ele revelou que o processo de gravação foi exaustivo, já que ele e o baterista Nick Mason precisaram gravar a base rítmica em uma única tomada, devido às limitações tecnológicas da época.
David Gilmour, por sua vez, foi ainda mais crítico ao avaliar o álbum como um todo. Em declaração resgatada pelo jornalista Igor Miranda, o guitarrista classificou o disco como um dos momentos mais baixos da banda. "Tínhamos boas ideias, mas o resultado foi pavoroso. Escutei recentemente e, meu Deus, é uma m*rda. Possivelmente nosso ponto mais baixo em termos artísticos. Ainda bem que melhoramos bastante depois dele."
Pink Floyd e "Atom Heart Mother"
"Atom Heart Mother" é muitas vezes lembrado como um disco de transição na trajetória do Pink Floyd. Após a saída de Syd Barrett, a banda enfrentava dificuldades para encontrar sua identidade artística. Isso se refletiu em músicas como "Alan’s Psychedelic Breakfast" e na suíte que dá nome ao álbum, que mescla elementos de música clássica e rock progressivo, mas, segundo os próprios músicos, carece de coesão. Apesar das críticas, o álbum também apresenta momentos elogiados pelos fãs, como "Fat Old Sun", de David Gilmour, uma balada introspectiva que contrasta com o experimentalismo do restante do disco.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Metallica anuncia mais 12 datas da tour M72 para 2027
As bandas que mais inspiraram o lado pesado do Queen, segundo Brian May
Baixo de James LoMenzo apresenta falha durante intro de "Peace Sells" em show do Megadeth
Os dois estilos musicais que Lemmy detestava e considerava pobres musicalmente
"Back to the Beginning", adeus de Ozzy e do Black Sabbath, nos cinemas em outubro
Como a opinião de James Hetfield sobre Lars Ulrich mudou ao longo dos anos
O cantor de power metal que aprendeu a cantar metal com Mariah Carey
Tuomas admite culpa, mas descarta volta de Tarja ao Nightwish: "Não vai acontecer"
A canção da Legião Urbana sobre a qual Dado Villa-Lobos errou em seu livro
O solo mais complexo de Brian May segundo análise que vai além da dificuldade técnica
Falling in Reverse lança "Joseph", com Corey Taylor (Slipknot) e Serj Tankian (SOAD)
O cantor forte e bonitão de power metal que foi bombeiro por 20 anos
Brasileiros superestimam o Sepultura? Canal disseca mudança do show de despedida
Ian Gillan responde se Ritchie Blackmore se apresentará de novo com o Deep Purple
O ajuste que Bruno Sutter sugere para a voz de Bruce Dickinson no Iron Maiden

O álbum do Pink Floyd que David Gilmour gostaria de apagar completamente da memória
A música que David Gilmour vetou na reunião histórica do Pink Floyd
O disco do Pink Floyd que é o preferido de Geddy Lee, baixista e vocalista do Rush
O sujeito que se passou por David Gilmour para escapar de uma conta de 500 mil
A traição do Pink Floyd que Roger Waters engoliu a seco e teve que aceitar
Palheta de ouro de "Dark Side of the Moon", do Pink Floyd está à venda por R$ 32 mil
Roger Waters explica porque separa John Lennon e Bob Dylan de um lado e Phil Collins do outro
Os 83 anos de Roger Waters: gênio criativo ou o destruidor do Pink Floyd?
O álbum que talvez seja a definição mais perfeita do rock progressivo
Os três astros de Hollywood por quem Roger Waters não tinha o menor interesse


