O hit do Pink Floyd que Roger Waters não tocaria por R$ 7,5 milhões: "Está de sacanagem?"
Por Gustavo Maiato
Postado em 12 de janeiro de 2025
"Atom Heart Mother" (1970), um dos álbuns mais experimentais do Pink Floyd, não tem um lugar de destaque na memória de seus criadores. Tanto Roger Waters quanto David Gilmour, peças centrais da banda, não escondem seu descontentamento com o disco, apontando falhas artísticas e dificuldades enfrentadas durante sua produção.
Pink Floyd - Mais Novidades
Waters, conhecido por seu perfeccionismo, foi enfático ao afirmar que não tocaria a faixa-título do álbum, uma peça instrumental de 20 minutos, mesmo por uma grande soma de dinheiro (via Far Out). "Se alguém me oferecesse um milhão de libras [Nota: cerca de 7,5 milhões de reais] para tocar 'Atom Heart Mother', eu diria: ‘Você deve estar brincando’", declarou. Ele revelou que o processo de gravação foi exaustivo, já que ele e o baterista Nick Mason precisaram gravar a base rítmica em uma única tomada, devido às limitações tecnológicas da época.
David Gilmour, por sua vez, foi ainda mais crítico ao avaliar o álbum como um todo. Em declaração resgatada pelo jornalista Igor Miranda, o guitarrista classificou o disco como um dos momentos mais baixos da banda. "Tínhamos boas ideias, mas o resultado foi pavoroso. Escutei recentemente e, meu Deus, é uma m*rda. Possivelmente nosso ponto mais baixo em termos artísticos. Ainda bem que melhoramos bastante depois dele."
Pink Floyd e "Atom Heart Mother"
"Atom Heart Mother" é muitas vezes lembrado como um disco de transição na trajetória do Pink Floyd. Após a saída de Syd Barrett, a banda enfrentava dificuldades para encontrar sua identidade artística. Isso se refletiu em músicas como "Alan’s Psychedelic Breakfast" e na suíte que dá nome ao álbum, que mescla elementos de música clássica e rock progressivo, mas, segundo os próprios músicos, carece de coesão. Apesar das críticas, o álbum também apresenta momentos elogiados pelos fãs, como "Fat Old Sun", de David Gilmour, uma balada introspectiva que contrasta com o experimentalismo do restante do disco.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Série dos Raimundos expõe crítica pesada de Canisso à reconciliação entre Rodolfo e Digão
Luis Mariutti se pronuncia sobre pedidos por participação em shows do Angra
Músicos da formação clássica do Guns N' Roses se reúnem com vocalista do Faster Pussycat
O ícone do metal progressivo que considera o Offspring uma piada
As 35 melhores bandas brasileiras de rock de todos os tempos, segundo a Ultimate Guitar
Black Sabbath "atrapalhou" gravação de um dos maiores clássicos da história do rock
Se os celulares existissem nos anos 80, o Metallica não teria lançado o "Master of Puppets"
Por que Aquiles Priester não quis opinar nas músicas do show do Angra, segundo o próprio
O integrante mais talentoso do Genesis, segundo o polêmico Ian Anderson
Rodolfo teria recusado fortuna para se reunir com os Raimundos
Angra anuncia fim do hiato e turnê em celebração ao disco "Holy Land"
A banda responsável por metade do que você escuta hoje e que a nova geração ignora
8 bandas de thrash metal técnico severamente subestimadas, segundo a Loudwire
O melhor álbum da banda Death, segundo o Loudwire


O clássico do Pink Floyd que David Gilmour não toca mais por ser "violento demais"
Roger Waters nunca teve paciência para rock "barulhento"; "algumas pessoas são e elas adoram"
Quando David Gilmour teve que ouvir "música comercial" para gravar um disco do Pink Floyd
Fã desembolsa equivalente a R$ 76 milhões por guitarra de David Gilmour
Pink Floyd é homenageado em nova espécie de peixe raro descoberta por pesquisadores brasileiros
A melhor banda de rock progressivo para cada letra do alfabeto, segundo a Loudwire
O disco do Metallica que Regis Tadeu compara a clássicos de Beatles, Led Zeppelin e Floyd
Usando Pink Floyd como exemplo, Sammy Hagar diz não querer mais contato com Alex Van Halen
Por que Roger Waters saiu do Pink Floyd; "força criativa esgotada"
O disco obscuro que Roger Waters acha que o mundo precisa ouvir; "Um álbum muito importante"
O segundo álbum mais influente de todos os tempos, de acordo com Roger Waters


