Apesar do baixão pulsante, Flea acha que errou em uma música famosa do Red Hot Chili Peppers
Por Bruce William
Postado em 08 de janeiro de 2025
O álbum "One Hot Minute" sempre dividiu opiniões entre os fãs dos Red Hot Chili Peppers. Lançado em 1995, marcou a breve passagem de Dave Navarro, ex-Jane's Addiction, pela banda, trazendo uma sonoridade mais pesada em faixas como "Warped" e "Coffee Shop". Apesar da recepção mista, o disco trouxe momentos marcantes, incluindo "Aeroplane", um dos maiores sucessos do trabalho.
Red Hot Chili Peppers - + Novidades
Flea, baixista icônico do grupo, revelou em uma entrevista à Bass Player de 1996 que não estava completamente satisfeito com sua performance em "Aeroplane". "Achei que ficou soando como mais um branco tentando ser funky. Quando gravei no estúdio, o baixo não foi captado direito e precisei refazer a linha. Mesmo assim, não ficou como eu queria, parecia uma coisa rígida, sem traquejo, como se eu não estivesse no meu melhor dia", explicou. Embora quisesse regravar o trecho, o produtor Rick Rubin achou que estava ótimo e o convenceu a mantê-lo.
A autocrítica de Flea contrasta com a recepção calorosa à faixa. A linha de baixo, cheia de grooves e slaps característicos, serve como exemplo de seu estilo único, mesclando simplicidade e complexidade de forma magistral. Além disso, o solo de baixo na música é um dos destaques, mostrando porque Flea é considerado um dos maiores baixistas do rock. "Aeroplane" também reflete o sentimento da banda sobre a música como um todo. "Ela nos leva a um lugar mais elevado", explicaram os integrantes no DVD do Greatest Hits, embora a música não tenha sido incluída no disco em si, que em contrapartida traz o vídeo.
Curiosamente, "Aeroplane" é inspirada na tradicional canção blues "Jesus Is My Aeroplane", relata o Songfacts. O clipe oficial conta com a participação de um coral infantil, formado pela turma de jardim de infância da filha de Flea, Clara. Segundo o baixista, foi com o baixo Trekker Louis Johnson Signature 4-string, presente de Louis Johnson, que ele criou a linha de slap nos versos. "Era um groove já meio batido, mas tinha uma vibe dos anos 70 que Anthony gostou", disse. Já o refrão surgiu de forma improvisada, em meio às sessões de composição.
Mesmo com as críticas de Flea a si mesmo, "Aeroplane" se consolidou como um clássico da banda. Ela prova que, mesmo em um momento onde o baixista não sentiu ter entregado sua melhor performance, o talento e a energia do Red Hot Chili Peppers falaram mais alto, levando a música a um lugar especial na história do rock.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Lemmy Kilmister exigia que ingressos para shows do Motörhead tivessem preços acessíveis
Kiko Loureiro mostra que música do Arch Enemy parece com a sua e Michael Amott responde
Ouça e leia a letra de "Ozzy's Song", homenagem de Zakk Wylde a Ozzy Osbourne
O compositor com "duas das melhores músicas do mundo", segundo Bob Dylan
Luis Mariutti convida membros do Angra para show de reunião: "Só escolher a data"
Veja o Arch Enemy se apresentando pela primeira vez com a vocalista Lauren Hart
Sem visto para vocalista turco, Nevermore suspende atividades nos Estados Unidos
Green Day emplaca sua quinta música no "Clube do Bilhão" do Spotify
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
Tecladista não virá ao Brasil na próxima turnê do Guns N' Roses
Como a mais autêntica banda de rock da América gravou o pior álbum feito por uma grande banda
O dia em que guitarrista do Motörhead usou jornais para atrapalhar show do Heaven and Hell
Barão Vermelho acrescenta shows à turnê que reúne a formação original
Ritchie Blackmore explica por que saiu do Deep Purple: "Eram só interesses financeiros"
Concerto do Pink Floyd gravado por Mike Millard vai sair em vinil e CD oficial


O dia em que Anthony Kiedis foi expulso do Red Hot e como isso acabou salvando sua vida
As duas bandas consagradas que Robert Plant detonou: "Que porcaria rimada é essa?
Youtuber viraliza ao eleger o melhor guitarrista de cada década - e internet não perdoa
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Membros do Public Enemy e Red Hot Chili Peppers discordam de Gene Simmons
O baixista que fez teste com o Metallica por insistência de Flea, do Red Hot Chili Peppers
Flea: "Já pensei em deixar o RHCP um milhão de vezes"


