"Mississippi queen" do Mountain, paixão avassaladora e um estilo de vida livre
Por Lucas Monteiro
Postado em 06 de janeiro de 2025
"Mississippi Queen" é um clássico do rock and roll e também o sucesso mais significativo da banda estadunidense Mountain. A faixa faz parte do álbum de estreia da banda, Climbing! de 1970, e foi lançada anteriormente como single. A formação da época incluía Leslie West (guitarra e vocais), Felix Pappalardi (baixo e vocais), Corky Laing (bateria) e Steve Knight (teclados). O disco foi produzido por Felix Pappalardi, que também havia sido produtor do álbum Disraeli Gears (1967) da banda Cream, participando na composição de algumas faixas desse disco.
A composição da faixa é creditada a todos os membros da banda, no entanto, o baterista Corky Laing foi o responsável pela ideia inicial. Laing recorda de um show, antes mesmo de ingressar na banda Mountain, que foi afetado por uma queda de energia. Apesar da situação, ele continuou tocando e improvisou um solo de bateria, repetindo a frase "Mississippi queen, do you know what I mean?" por um longo tempo, motivado pela presença de uma bela garota do sul dos Estados Unidos que usava um vestido transparente coberto de flores e dançava ao som de sua bateria. A visão encantadora, nas palavras do baterista, foi a faísca inicial da composição¹.
A canção faz referência a uma dançarina que se "mexia melhor" sob o efeito do vinho, deixando o narrador apaixonado. O jovem, aparentemente mais novo, afirma que ela lhe "ensinou tudo" e que estava desfrutando de momentos de diversão ao seu lado. A letra e a musicalidade da faixa expõem a ideia de um estilo de vida livre, repleto de paixões e alegria. Talvez a juventude seja a fase da vida em que a liberdade seja tanto tentadora quanto traiçoeira, tornando mais fácil se apaixonar por uma "Rainha do Mississippi", seja ela uma pessoa ou uma ideia. Tais experiências podem alterar o percurso da vida, semelhante ao do jovem apaixonado, ou mesmo se tornar um acontecimento marcante e inspirador, assim como foi para Corky Laing.
Notas
1 - De acordo com a matéria de Dave Ling para o site Louder Sound.
Demais referências
https://en.wikipedia.org/wiki/Disraeli_Gears
https://en.wikipedia.org/wiki/Felix_Pappalardi
https://en.wikipedia.org/wiki/Climbing!
https://en.wikipedia.org/wiki/Mountain_(band)
https://en.wikipedia.org/wiki/Mississippi_Queen
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Dave Grohl elege o maior compositor de "nossa geração"; "ele foi abençoado com um dom"
PETA pede que Robert Plant mude de nome para promover causa animal
Rush confirma primeiros shows da turnê de reunião na América Latina
A banda grunge que para Bruce Dickinson era o "Led Zeppelin dos tempos modernos"
Ouça a versão do Testament para "Seek & Destroy", do Metallica
O festival em que Steve Harris implorou para tocar; "fico em qualquer hotel", disse
"Bruce Dickinson é mais profissional que Paul Di'Anno era", destaca Adrian Smith
The Cult anuncia pausa na carreira por tempo indeterminado
Baterista Mikkey Dee (Scorpions, Motörhead) fará turnê tocando Kiss com orquestra
Jéssica Falchi (ex-Crypta) anuncia nova banda e lançamento do primeiro single
O pior disco da "fase porrada" do Pantera, de acordo com a Revolver Magazine
Ace Frehley ficou assustado ao ver seu rosto no caixão de Vinnie Paul
O que Metallica aprendeu sobre compor com Soundgarden, segundo James Hetfield
A capa de disco do Iron Maiden que "enlouqueceu" Derek Riggs
Adrian Smith diz que Iron Maiden nunca mais será o mesmo sem Nicko McBrain
O álbum de Metal oitentista que para Ozzy "é um clássico que resistirá ao teste do tempo"
O hit de Raul Seixas inspirado em visita de E.T, mas confundido com mensagem marxista

O guitarrista esquecido por muitos que Ace Frehley disse ser um de seus favoritos
A banda pouco conhecida que chocou Ritchie Blackmore: "Meu Deus! Que diabo é isso?"
Ozzy Osbourne, Foo Fighters, W.A.S.P., Joyous Wolf e as versões de Mississippi Queen



