Nirvana - saiba um pouco mais sobre a carreira dessa icônica banda
Por o nome do autor da matéria ou pessoa responsável
Postado em 26 de fevereiro de 2025
O Nirvana é, sem dúvida, o grande fenômeno da cena do Rock nos anos 90. Formada na cidade de Aberdeen, próxima a Seattle, pelos amigos Kurt Cobain e Krist Novoselic, o Nirvana mexeu com a história da música com seus riffs inesquecíveis e sua energia intensa no palco e nas músicas.
Tudo começou com Kurt Cobain: ao entrar em um mercado em Montesano (cidade próxima a Abderdeen), Kurt foi abordado por um funcionário do mercado que lhe convidou para ir a um show de Punk Rock que aconteceria ali no estacionamento do mesmo mercado no dia seguinte. O tal show mudou a vida de Kurt Cobain e, consequentemente, a história do Rock. O tal funcionário do mercado era Buzz Osborne, líder do Melvins.

Kurt já gostava de música, gostava de Rock, mas encontrou no Punk Rock a expressão musical que tanto procurava: o Punk trazia a energia que ele sempre quis passar, da forma que sempre quis se expressar. O futuro líder do Nirvana se aproximou de Buzz e o músico do Melvins se tornou amigo e uma espécie de mentor de Kurt, mostrando-lhe mais sobre o Punk Rock e a cena underground.
Ainda na adolescência, Kurt conhece Krist e decide mostrar um material que havia composto e gravado em um gravador simples que havia ganhado de sua tia. Com o nome de Fecal Matter, depois de um tempo, Krist decidiu se juntar a Kurt e juntos iniciaram um projeto que viria a se tornar o Nirvana.
A banda era levada a sério pelos dois, mas nunca encontravam um baterista que realmente quisesse fazer o projeto acontecer. Muita coisa foi acontecendo, desde mudança de Aberdeen, até trocas de bateristas: mas nada disso foi capaz de parar o sonho de Kurt Cobain.
Depois de tocar em algumas festas universitárias e depois de definir o nome Nirvana, os músicos conseguiram assinar com a Sub Pop, um selo extremamente importante para a cena underground de Seattle, sendo o selo responsável pelas primeiras gravações de bandas que ficaram muito conhecidas nos anos 90. O Nirvana é uma dessas bandas e talvez a mais importante.
Ao gravarem o Bleach (1989), a banda foi excursionar pela Europa ao lado da banda Tad. Os shows foram bons e a banda foi bem aceita pelo público da cena underground, mas Kurt sentia que sua banda podia mais e também começou a perceber que a Sub Pop não estava dando atenção suficiente para seu projeto no que dizia respeito à divulgação.
Mesmo já começando a produção do segundo álbum (que também seria lançado pela Sub Pop), Kurt decidiu arriscar e apresentar seu material para outras gravadoras. Acabaram decidindo por assinarem com a Geffen, indicação do Sonic Youth, uma banda que Kurt respeitava muito.
Nesse meio tempo, o Nirvana encontrou a solução para o incansável problema das trocas de bateristas: Dave Grohl, que havia deixado a banda de Punk Rock chamada Scream, foi integrado para ao Nirvana de forma definitiva, trazendo mais intensidade no instrumento e auxiliando muito Kurt Cobain com os backing vocals.
Surpreendentemente, o lançamento do segundo álbum da banda foi um sucesso. Mas não um simples sucesso local, a banda se tornou um fenômeno mundial em poucos meses após o lançamento de Nevermind (1991). Kurt conseguia o que queria e conquistava, enfim, seu espaço na cena do Rock e da música.
Porém, a pressão que o sucesso repentino lhe trouxe foi tirando a paz do líder do Nirvana. A banda, da noite para o dia, tornou-se mundialmente famosa, sendo tocada incansavelmente nas rádios e na MTV. A banda começou a participar de grandes shows e grandes festivais mundo a fora e tornou-se um fenômeno da música.
A gravadora não queria perder tempo e queria continuar lucrando com a banda e as vendas de discos. Porém, sem tempo para criarem um novo material, a solução foi fazer uma coletânea de sobras e músicas que não estavam lançadas nos dois primeiros discos: o Bleach (1989) e o Nevermind (1991).
A Sub Pop trabalhava com uma espécie de assinatura mensal. Com isso, os clientes tinham direito a receber um compacto por mês de bandas do selo. O Nirvana chegou a gravar algumas músicas para este projeto, além de faixas que foram gravadas, mas não foram selecionadas para os álbuns lançados. Com isso, a Geffen fez um acordo com a Sub Pop e conseguiram lançar o Incesticide (1992). Assim, a banda tinha mais tempo para compor e produzir um novo álbum de inéditas e a gravadora estava satisfeita por conseguir lucrar com as vendas do disco.
O tempo maior de produção para o lançamento do próximo álbum de inéditas da banda se demonstrou acertado, uma vez que em 1993 o Nirvana apresentou o In Utero, um trabalho maduro, intenso e que mostrou toda a evolução da banda. Aqui, eles estavam tecnicamente melhores e mais maduros, o que ajudou a banda a trazer letras melhores e sonoridades ainda mais intensas. Mesmo In Utero (1993) não sendo o mesmo sucesso de vendas de Nevermind (1991), é o álbum preferido de muitos fãs da banda.
Antes da morte de Kurt Cobain, a banda ainda teve tempo de gravar o Unplugged MTV (1994), álbum que veio a ser lançado de forma póstuma. O desafio de deixar de lado as distorções da guitarra foi aceito por Kurt Cobain e companhia e a banda conseguiu mostrar que sabia fazer boas canções também.
O Nirvana foi até ousado, selecionando participações especiais pouco conhecidas e selecionando também um repertório de covers que nem a MTV acreditava. A empresa de TV ficou preocupada, mas a escolha da banda mostrou-se acertada e o Unplugged MTV do Nirvana foi um sucesso.
O canal da Rockstage Brasil no Youtube fez um vídeo falando sobre toda a trajetória da banda, apresentando mais detalhes sobre essa banda que marcou toda a geração dos anos 90. Não deixe de clicar abaixo para conferir mais sobre a banda!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
A banda australiana que não vendia nada no próprio país e no Brasil fez show para 12 mil fãs
Blackberry Smoke confirma quatro shows no Brasil em 2026
O recado curto e direto que Iron Maiden passou a Blaze Bayley quando o demitiu
O álbum que, para Geddy Lee, marcou o fim de uma era no Rush; "era esquisito demais"
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Moonspell celebrará 30 anos de "Wolfheart" com show especial no Brasil
Jane's Addiction anuncia que membros fizeram as pazes e comunica fim das atividades
Regis Tadeu coloca Deep Purple no grupo de boybands ao lado do Angra
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Regis Tadeu explica se reunião do Barão Vermelho terá tanto sucesso como a dos Titãs
Será que ele curtiu? O dia que Adrian Smith tocou na guitarra de Kirk Hammett

O rockstar que não tocava nada mas amava o Aerosmith; "eles sabiam de cor todas as músicas"
A banda favorita de Kurt Cobain e de Noel Gallagher ao mesmo tempo
A banda japonesa que Kurt Cobain adorava: "Ele chorava copiosamente com elas"
3 hits de rock que são ótimos mesmo sem solo de guitarra, segundo a American Songwriter
Site lista 3 bandas de rock clássico que fizeram sucesso nos anos 1990 e depois sumiram
As três bandas clássicas que Jimmy London, do Matanza Ritual, não gosta
Os 5 melhores álbuns de grunge de todos os tempos, segundo Andre Barcinski
Krist Novoselic, baixista do Nirvana, comenta o suicídio de Cobain


