Nirvana - saiba um pouco mais sobre a carreira dessa icônica banda
Por o nome do autor da matéria ou pessoa responsável
Postado em 26 de fevereiro de 2025
O Nirvana é, sem dúvida, o grande fenômeno da cena do Rock nos anos 90. Formada na cidade de Aberdeen, próxima a Seattle, pelos amigos Kurt Cobain e Krist Novoselic, o Nirvana mexeu com a história da música com seus riffs inesquecíveis e sua energia intensa no palco e nas músicas.
Tudo começou com Kurt Cobain: ao entrar em um mercado em Montesano (cidade próxima a Abderdeen), Kurt foi abordado por um funcionário do mercado que lhe convidou para ir a um show de Punk Rock que aconteceria ali no estacionamento do mesmo mercado no dia seguinte. O tal show mudou a vida de Kurt Cobain e, consequentemente, a história do Rock. O tal funcionário do mercado era Buzz Osborne, líder do Melvins.

Kurt já gostava de música, gostava de Rock, mas encontrou no Punk Rock a expressão musical que tanto procurava: o Punk trazia a energia que ele sempre quis passar, da forma que sempre quis se expressar. O futuro líder do Nirvana se aproximou de Buzz e o músico do Melvins se tornou amigo e uma espécie de mentor de Kurt, mostrando-lhe mais sobre o Punk Rock e a cena underground.
Ainda na adolescência, Kurt conhece Krist e decide mostrar um material que havia composto e gravado em um gravador simples que havia ganhado de sua tia. Com o nome de Fecal Matter, depois de um tempo, Krist decidiu se juntar a Kurt e juntos iniciaram um projeto que viria a se tornar o Nirvana.
A banda era levada a sério pelos dois, mas nunca encontravam um baterista que realmente quisesse fazer o projeto acontecer. Muita coisa foi acontecendo, desde mudança de Aberdeen, até trocas de bateristas: mas nada disso foi capaz de parar o sonho de Kurt Cobain.
Depois de tocar em algumas festas universitárias e depois de definir o nome Nirvana, os músicos conseguiram assinar com a Sub Pop, um selo extremamente importante para a cena underground de Seattle, sendo o selo responsável pelas primeiras gravações de bandas que ficaram muito conhecidas nos anos 90. O Nirvana é uma dessas bandas e talvez a mais importante.
Ao gravarem o Bleach (1989), a banda foi excursionar pela Europa ao lado da banda Tad. Os shows foram bons e a banda foi bem aceita pelo público da cena underground, mas Kurt sentia que sua banda podia mais e também começou a perceber que a Sub Pop não estava dando atenção suficiente para seu projeto no que dizia respeito à divulgação.
Mesmo já começando a produção do segundo álbum (que também seria lançado pela Sub Pop), Kurt decidiu arriscar e apresentar seu material para outras gravadoras. Acabaram decidindo por assinarem com a Geffen, indicação do Sonic Youth, uma banda que Kurt respeitava muito.
Nesse meio tempo, o Nirvana encontrou a solução para o incansável problema das trocas de bateristas: Dave Grohl, que havia deixado a banda de Punk Rock chamada Scream, foi integrado para ao Nirvana de forma definitiva, trazendo mais intensidade no instrumento e auxiliando muito Kurt Cobain com os backing vocals.
Surpreendentemente, o lançamento do segundo álbum da banda foi um sucesso. Mas não um simples sucesso local, a banda se tornou um fenômeno mundial em poucos meses após o lançamento de Nevermind (1991). Kurt conseguia o que queria e conquistava, enfim, seu espaço na cena do Rock e da música.
Porém, a pressão que o sucesso repentino lhe trouxe foi tirando a paz do líder do Nirvana. A banda, da noite para o dia, tornou-se mundialmente famosa, sendo tocada incansavelmente nas rádios e na MTV. A banda começou a participar de grandes shows e grandes festivais mundo a fora e tornou-se um fenômeno da música.
A gravadora não queria perder tempo e queria continuar lucrando com a banda e as vendas de discos. Porém, sem tempo para criarem um novo material, a solução foi fazer uma coletânea de sobras e músicas que não estavam lançadas nos dois primeiros discos: o Bleach (1989) e o Nevermind (1991).
A Sub Pop trabalhava com uma espécie de assinatura mensal. Com isso, os clientes tinham direito a receber um compacto por mês de bandas do selo. O Nirvana chegou a gravar algumas músicas para este projeto, além de faixas que foram gravadas, mas não foram selecionadas para os álbuns lançados. Com isso, a Geffen fez um acordo com a Sub Pop e conseguiram lançar o Incesticide (1992). Assim, a banda tinha mais tempo para compor e produzir um novo álbum de inéditas e a gravadora estava satisfeita por conseguir lucrar com as vendas do disco.
O tempo maior de produção para o lançamento do próximo álbum de inéditas da banda se demonstrou acertado, uma vez que em 1993 o Nirvana apresentou o In Utero, um trabalho maduro, intenso e que mostrou toda a evolução da banda. Aqui, eles estavam tecnicamente melhores e mais maduros, o que ajudou a banda a trazer letras melhores e sonoridades ainda mais intensas. Mesmo In Utero (1993) não sendo o mesmo sucesso de vendas de Nevermind (1991), é o álbum preferido de muitos fãs da banda.
Antes da morte de Kurt Cobain, a banda ainda teve tempo de gravar o Unplugged MTV (1994), álbum que veio a ser lançado de forma póstuma. O desafio de deixar de lado as distorções da guitarra foi aceito por Kurt Cobain e companhia e a banda conseguiu mostrar que sabia fazer boas canções também.
O Nirvana foi até ousado, selecionando participações especiais pouco conhecidas e selecionando também um repertório de covers que nem a MTV acreditava. A empresa de TV ficou preocupada, mas a escolha da banda mostrou-se acertada e o Unplugged MTV do Nirvana foi um sucesso.
O canal da Rockstage Brasil no Youtube fez um vídeo falando sobre toda a trajetória da banda, apresentando mais detalhes sobre essa banda que marcou toda a geração dos anos 90. Não deixe de clicar abaixo para conferir mais sobre a banda!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
Slash dá a sua versão para o que causou o "racha" entre ele e Axl Rose nos anos noventa
O melhor baterista de todos os tempos, segundo o lendário Jeff Beck
A banda que não ficou gigante porque era "inglesa demais", segundo Regis Tadeu
Pistas a distâncias diferentes e com mesmo preço no show do AC/DC? Entenda
O "detalhe" da COP30 que fez Paul McCartney escrever carta criticando o evento no Brasil
Journey anuncia "Final Frontier", sua turnê de despedida
A música do Yes que Mike Portnoy precisou aprender e foi seu maior desafio
Meet & Greet com Dave Mustaine, que custa mais que um salário mínimo, está esgotado
Jon busca inspiração no Metallica para shows de reunião do Bon Jovi
Quando Lemmy destruiu uma mesa de som de 2 milhões de dólares com um cheeseburguer
Kiss libera detalhes da edição deluxe do clássico "Alive!"
Robert Plant conta como levou influência de J. R. R. Tolkien ao Led Zeppelin
Max Cavalera aborda no Soulfly a sua conexão com as favelas do Brasil


Nirvana: a música que formou a banda
Dave Grohl elege o maior compositor de "nossa geração"; "ele foi abençoado com um dom"
A música "obscura" que é a melhor do Nirvana, segundo a Kerrang
Nirvana: a frase que mudou a história da música
Billy Corgan diz que Nirvana copiou Smashing Pumpkins em "Smells Like Teen Spirit"
Os 50 melhores álbuns ao vivo de todos os tempos, em lista da Classic Rock
Dave Grohl comenta sobre o funeral de Kurt Cobain, do Nirvana


