O Iron Maiden pode vir a usar playback nos shows algum dia? Bruce Dickinson responde
Por André Garcia
Postado em 17 de fevereiro de 2025
No final dos anos 80 o duo alemão Milli Vanilli foi do paraíso ao inferno literalmente da noite para o dia assim que foi revelado em pleno palco que eles não cantavam e faziam uso de playback.
Com o passar do tempo, no entanto, a prática foi se tornando não só normal como chegando a ser quase que o padrão. Esse fenômeno aconteceu primeiro no pop, no começo dos anos 2000, mas recentemente foi se tornando comum também no rock.
Iron Maiden - Mais Novidades
Até gigantes do hard rock como Bon Jovi, Kiss e Mötley Crüe já foram flagrados usando backing tracks para ajudar a compensar a falta de voz (como se fosse uma tadalafila musical).
Mas e quanto ao Iron Maiden? Será que um dia veremos Bruce Dickinson — dono de uma das mais potentes vozes do heavy metal — fazer uso de vocais pré-gravado para dar conta de cantar músicas como "Aces High", "The Trooper"e "Where Eagles Dare"?
Conforme publicado pela Guitar os fãs podem respirar aliviados que a resposta é um sonoro não. Em entrevista para a Classic Rock ele garantiu:
"A ideia de transformar [o Iron Maiden] na Disneyland Maiden, usando backing tracks e esses artifícios… não rola! O Maiden tem que ser 100% real — e feroz!"
"Há pouco tempo um cara, um grande fã, me disse 'É tão bom ver o Maiden ainda fazendo isso!' Eu disse 'Sim, e estamos fazendo isso de verdade! Sem diminuir o tom' Aí ele falou 'Muita banda usa backing tracks hoje em dia…' Eu respondi 'Não! Não, não! [O Iron Maiden não!]"
"[O dia que a gente precisar usar playback] vai ser o dia em que eu vou desistir — ou o dia em que vamos nos aposentar. Se não for de verdade, não é o Maiden!"
Steve Harris corroborou o vocalista dizendo que "Para mim, você sabe quando não consegue mais dar conta do recado. Gosto de acreditar que estamos tocando por aí com lenha para queimar!"
Coloque WHIPLASH.NET entre suas fontes favoritas do Google
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música já escrita em todos os tempos, segundo Bob Dylan e Billy Joel
O filme com a melhor trilha sonora de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
As bandas de metal que Hetfield não compreende; "Como diabos conseguem lembrar das músicas?"
As 5 melhores músicas do Black Sabbath de todos os tempos, segundo Geezer Butler
O vocalista contestado que mudou os rumos de uma das maiores bandas da história do metal
Headhunter D.C. supera todas as adversidades e ressurge de forma triunfante
As 25 melhores músicas do Iron Maiden, segundo a Metal Hammer
O grande problema do Bon Jovi que irritava Taylor Hawkins, segundo o próprio
A música do Led Zeppelin que melhor define Robert Plant, segundo Jimmy Page
Dream Theater era uma mistura entre Metallica e Yes, segundo John Petrucci
A música de guitarra que Brian May chamou de uma das mais bonitas já gravadas
Bruce Dickinson compara Iron Maiden com serviço militar
Marcelo D2: "Via Ratos de Porão e Cólera mais como alternativa que Titãs e Barão"
New Order confirma show em São Paulo no mês de novembro
Seis anos após último show com o Aerosmith, baterista Joey Kramer reaparece


Bruce Dickinson lamenta ter perdido "metade da vida" dos filhos
Iron Maiden confirma que irá filmar show do Edd Fest, em Londres
O disco do Metallica que perdeu para o Iron Maiden em votação de melhor álbum de metal
A pior música de "Powerslave", do Iron Maiden, segundo a Metal Hammer
Os 100 melhores álbuns da década de 1980, em lista da Classic Rock
Qual seria a melhor música de cada álbum do Iron Maiden?
A canção do Iron Maiden que arrepia Bruce Dickinson; "genial"
O cantor de prog metal que foi cotado para substituir Bruce Dickinson no Iron Maiden em 1993
Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1982
A banda de metal dos anos 2000 que foi elogiada por Lars Ulrich e Steve Harris


