A influente banda que poderia ter contado com Ian Gillan no lugar de Ronnie James Dio
Por Bruce William
Postado em 10 de fevereiro de 2025
O Rainbow foi um dos grupos mais influentes da história do rock, ajudando a moldar o hard rock e o heavy metal na segunda metade dos anos 70. Fundado por Ritchie Blackmore após sua saída do Deep Purple em 1974, o projeto inicialmente trouxe uma sonoridade grandiosa e épica, muito impulsionada pelos vocais marcantes de Ronnie James Dio. O som do Rainbow transitava entre o hard rock tradicional e elementos neoclássicos, influenciando inúmeras bandas que surgiriam nos anos seguintes.
Deep Purple - Mais Novidades
Ainda que Ronnie James Dio tenha sido um dos vocalistas mais icônicos da banda, a formação do Rainbow poderia ter sido diferente. Em uma entrevista à revista Classic Rock, Ian Gillan revelou que recebeu um convite de Ritchie Blackmore para assumir os vocais do grupo, pouco antes da saída de Dio no final de 1978. O encontro entre os dois ocorreu durante o Natal daquele ano, quando Blackmore visitou Gillan com a proposta.
Gillan, no entanto, recusou a oferta sem hesitação. "A razão pela qual eu deixei o Deep Purple foi porque eles estavam indo em uma direção parecida com a que depois foi preenchida pelo Rainbow. Eu não queria isso. Eu queria um grupo com energia, excitação e que tivesse pegada", explicou o vocalista. Apesar de reconhecer o talento de Blackmore, Gillan sentia que a parceria entre os dois não funcionaria novamente. "Ritchie tem ideias muito firmes sobre como as coisas devem ser, e havia coisas em que discordávamos. Eu até disse: 'Você pode vir tocar na minha banda, se quiser'", se referindo a sua banda solo da época.
A negativa de Gillan não pareceu abalar a relação entre os dois, ao menos naquele momento. Pouco depois, Blackmore chegou a subir no palco com o cantor durante um show no lendário Marquee Club, em Londres. Alguns anos mais tarde, ambos retomariam a parceria no Deep Purple, com a reunião da formação clássica da banda em 1984. No entanto, as tensões entre eles só aumentaram, culminando na saída definitiva de Blackmore em 1993.
Mesmo com as diferenças criativas, Gillan sempre reforçou que o cenário do rock daquela época não era marcado por rivalidades. "As revistas e a mídia sempre tentaram fingir que havia algum tipo de competição entre o Deep Purple, o Led Zeppelin e o Black Sabbath nos primeiros anos, mas isso era uma bobagem. Nós bebíamos juntos. Éramos amigos", comentou o vocalista.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Sepultura se despede entre nuvens e ruínas
A opinião de Fernanda Lira sobre Jessica Falchi como nova guitarrista do Korzus
A melhor música da história dos anos 1990, segundo David Gilmour
Megadeth toca "Ride the Lightning" pela primeira vez ao vivo
Como "volta às origens" causou saída de Adrian Smith do Iron Maiden
Bangers Open Air tem datas confirmadas para 2027
Guns N' Roses encerra turnê no Brasil com multidões, shows extensos e aposta em novos mercados
O clássico do Sepultura que guitarrista do Limp Bizkit gostaria de ter gravado
Por que a turnê de reunião original do Kiss fracassou, segundo Gene Simmons
Fabio Lione posta mensagem misteriosa no Instagram; "Não direi nem uma palavra"
Os motivos que fizeram Iggor Cavalera recusar reunião com o Sepultura, segundo Andreas Kisser
15 bandas de rock e heavy metal que colocaram seus nomes em letras de músicas
Bruce Dickinson aponta o que Iron Maiden e Rolling Stones têm em comum
O lendário compositor que Ritchie Blackmore só começou a apreciar agora aos 80 anos
Baixista original do Slipknot era membro do fã-clube do Sepultura

O elogio inesperado que Jimmy Page fez a Ritchie Blackmore num encontro em Hollywood
Faixa de novo EP do Sepultura remete à música do Black Sabbath cantada por Ian Gillan
"A maioria dos guitarrista não são boas pessoas mesmo", admite Ritchie Blackmore
Ritchie Blackmore fala sobre saúde e atual relação com membros do Deep Purple
Os cinco maiores solos de guitarra de Ritchie Blackmore, que completa 81 anos
A versão do Kid Abelha para "Smoke on the Water", do Deep Purple
As músicas "melancólicas" e "épicas" que inspiraram "Fade to Black", do Metallica
Quando David Coverdale usou a voz para expulsar um urso de casa
Steve Morse revela como Ritchie Blackmore reagiu à sua saída do Deep Purple
Tony Iommi revela seu álbum favorito do Deep Purple; "uma música clássica após a outra"
Rick Wakeman comenta suas músicas favoritas do Pink Floyd, Deep Purple, Rolling Stones


