A influente banda que poderia ter contado com Ian Gillan no lugar de Ronnie James Dio
Por Bruce William
Postado em 10 de fevereiro de 2025
O Rainbow foi um dos grupos mais influentes da história do rock, ajudando a moldar o hard rock e o heavy metal na segunda metade dos anos 70. Fundado por Ritchie Blackmore após sua saída do Deep Purple em 1974, o projeto inicialmente trouxe uma sonoridade grandiosa e épica, muito impulsionada pelos vocais marcantes de Ronnie James Dio. O som do Rainbow transitava entre o hard rock tradicional e elementos neoclássicos, influenciando inúmeras bandas que surgiriam nos anos seguintes.
Deep Purple - Mais Novidades
Ainda que Ronnie James Dio tenha sido um dos vocalistas mais icônicos da banda, a formação do Rainbow poderia ter sido diferente. Em uma entrevista à revista Classic Rock, Ian Gillan revelou que recebeu um convite de Ritchie Blackmore para assumir os vocais do grupo, pouco antes da saída de Dio no final de 1978. O encontro entre os dois ocorreu durante o Natal daquele ano, quando Blackmore visitou Gillan com a proposta.
Gillan, no entanto, recusou a oferta sem hesitação. "A razão pela qual eu deixei o Deep Purple foi porque eles estavam indo em uma direção parecida com a que depois foi preenchida pelo Rainbow. Eu não queria isso. Eu queria um grupo com energia, excitação e que tivesse pegada", explicou o vocalista. Apesar de reconhecer o talento de Blackmore, Gillan sentia que a parceria entre os dois não funcionaria novamente. "Ritchie tem ideias muito firmes sobre como as coisas devem ser, e havia coisas em que discordávamos. Eu até disse: 'Você pode vir tocar na minha banda, se quiser'", se referindo a sua banda solo da época.
A negativa de Gillan não pareceu abalar a relação entre os dois, ao menos naquele momento. Pouco depois, Blackmore chegou a subir no palco com o cantor durante um show no lendário Marquee Club, em Londres. Alguns anos mais tarde, ambos retomariam a parceria no Deep Purple, com a reunião da formação clássica da banda em 1984. No entanto, as tensões entre eles só aumentaram, culminando na saída definitiva de Blackmore em 1993.
Mesmo com as diferenças criativas, Gillan sempre reforçou que o cenário do rock daquela época não era marcado por rivalidades. "As revistas e a mídia sempre tentaram fingir que havia algum tipo de competição entre o Deep Purple, o Led Zeppelin e o Black Sabbath nos primeiros anos, mas isso era uma bobagem. Nós bebíamos juntos. Éramos amigos", comentou o vocalista.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo o lendário Joey Ramone
Bruno Sutter aposta alto e aluga o Carioca Club para celebrar 50 anos de Iron Maiden em São Paulo
"Estou muito feliz pela banda e por tudo que conquistamos", afirma Fabio Lione
A melhor banda de rock progressivo de todos os tempos, segundo Geddy Lee
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
A música inspirada em Soundgarden que virou um hit do Metallica - não é "Enter Sandman"
Korzus anuncia a saída do guitarrista Heros Trench, após quase três décadas de parceria
Guns N' Roses fará 9 shows no Brasil em 2026; confira datas e locais
"Fui assistir a um show do Angra e aquilo me motivou a montar uma banda", diz Aquiles Priester
Kiko Loureiro diz o que o levou a aceitar convite para reunião do Angra no Bangers Open Air
Os cinco maiores guitarristas de todos os tempos para Neil Young
Vocalista original diz que não voltará ao Arch Enemy; "O mistério continua"
Megadeth anuncia mais datas da turnê de despedida
Bangers Open Air acerta a mão mais uma vez e apresenta line-up repleto de opções
A banda que Ritchie Blackmore se envergonha de ter feito parte; "Você aprende com os erros"
As maldades que os fãs fizeram com Steve Morse no Deep Purple, segundo o próprio
Deep Purple continuará "até onde a dignidade humana permitir", declara Ian Gillan
Plantão Médico Deep Purple: 6 membros atuais e antigos que convivem com problemas de saúde
O guitarrista que Mick Jagger elogiou, e depois se arrependeu
Esposa e filho homenageiam David Coverdale após anúncio de aposentadoria
Os dois solos que, para Ritchie Blackmore, inauguraram a "guitarra elétrica inglesa"
Quem era melhor, Led Zeppelin ou Deep Purple? Bruce Dickinson responde
Ian Gillan, do Deep Purple, chama David Coverdale de oportunista por defender Blackmore


