Gavin Rossdale (Bush) não entende como artistas são pagos atualmente
Por João Renato Alves
Postado em 05 de fevereiro de 2025
Assim como vários artistas de gerações anteriores, Gavin Rossdale se preocupa com o que vem acontecendo no mercado fonográfico. O vocalista e guitarrista do Bush concedeu entrevista à rádio canadense CBC Radio One onde foi questionado sobre as diferenças da indústria de hoje em comparação ao passado. Ele disse, conforme repercussão do Blabbermouth:
"Bem, obviamente, quando comecei, se você fizesse algo bom, as pessoas poderiam comprar. Agora, se você fizer algo bom, as pessoas podem fazer streaming. Tenho dois filhos que estão prontos para fazer da música suas vidas e não poderia estar mais preocupado com eles. Sou músico a vida inteira e não consigo explicar a alguém como construir uma carreira do zero nos dias atuais."
A situação é tão dramática na percepção de Gavin que ele simplesmente não compreende como a máquina gira. "Como as bandas jovens são pagas? Não consigo entender. Não sei. Talvez você tenha uma música com muitos streams e saibamos que o Spotify mal paga. E o que quer que paguem, as gravadoras garantem que desviam a maior parte antes de ir para o artista. Então é o mesmo negócio — artistas sendo ferrados, gravadoras ganhando uma fortuna e ficando com todo o dinheiro. É o mesmo negócio de merda, mas se você ama, o que vai fazer? Apenas faz o melhor que pode. E pode obviamente ganhar dinheiro em turnê, mas leva um tempo para construir um catálogo, é um tiro no escuro. A diferença é que eu acho que é muito, muito mais difícil agora, e já era quase impossível naquela época.
Então, não sei quais são as probabilidades, mas elas não parecem boas para músicos jovens, o que parte meu coração por eles, porque sempre precisamos de música. Sempre precisamos das opiniões das pessoas. A IA pode cuidar de muitas coisas, mas você fala sobre pessoas se relacionando com outras pessoas, escrevendo aquela letra brutalmente dolorosa e honesta com a qual outros podem se relacionar e da qual conseguem obter força. Essa troca nunca vai acabar porque as pessoas continuarão chateadas e procurando outras que as entendam."
O Bush vem ao Brasil vem ao Brasil para três shows em breve. O primeiro acontece dia 30 de março no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, durante o Lollapalooza. A banda também se apresenta em Curitiba, na Ópera de Arame, dia 1º de abril. Na noite seguinte, será a vez de o Rio de Janeiro receber o grupo de Gavin Rossdale, no Vivo Rio.
Os concertos integram a turnê "Loaded: Greatest Hits", divulgando a coletânea de mesmo nome, lançada em 2023. O próximo álbum de estúdio já está finalizado. Ele se chamará "I Beat Loneliness" e sai ainda este ano, em data a ser oficializada posteriormente. Além do vocalista e guitarrista já citado, a formação atual conta com o guitarrista Chris Traynor, o baixista Corey Britz e o baterista Nik Hughes.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps