A infeliz decisão que fez produtor do Nirvana perder milhões de dólares em royalties
Por Gustavo Maiato
Postado em 04 de fevereiro de 2025
O álbum "In Utero" (1993) do Nirvana, produzido por Steve Albini, continua sendo um dos marcos do rock alternativo. Em entrevista ao podcast Booked on Rock (via Ultimate Guitar), o escritor Robert Boyd, autor de "Before the Storm: The Formative Years of America's Last Great Band", revelou que Albini recusou milhões em royalties ao optar por um pagamento fixo pelo trabalho.
Nirvana - Mais Novidades
"Ele era um homem de princípios", afirmou Boyd. "Acho que recebeu cerca de 100 mil dólares, talvez mais, mas abriu mão de milhões." Albini foi escolhido pela banda por sua capacidade de capturar um som cru e intenso, contrastando com a produção polida de "Nevermind" (1991).
As gravações ocorreram no Pachyderm Studios, em Minnesota, em fevereiro de 1993. O local isolado foi escolhido para afastar a banda da mídia e, principalmente, tentar reduzir os riscos de Kurt Cobain recair no vício em drogas. "Ele estava em um momento em que seu vício estava completamente fora de controle", disse Boyd.
Apesar das dificuldades pessoais, o clima das gravações foi positivo. "Tudo o que li sobre essas duas semanas indica que foi um período incrível. Há poucas imagens, mas em todas eles estão sorrindo, se divertindo", destacou o autor.
Lançado em 21 de setembro de 1993, "In Utero" foi um sucesso, atingindo o topo das paradas e vendendo mais de seis milhões de cópias nos EUA. Para Krist Novoselic, o disco era um "teste de pureza" para os fãs, buscando afastar aqueles que haviam se tornado seguidores casuais após o sucesso de Nevermind.
"’In Utero’ é uma obra-prima", concluiu Boyd. "Eles criaram algo incrível em meio ao caos." O álbum acabou sendo o último lançado pelo Nirvana antes da morte de Cobain, tornando-se um dos registros mais autênticos e intensos da banda.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Mastodon oficializa nova formação, que conta com músico brasileiro
A música do AC/DC que Angus Young escolheu como sua favorita na guitarra
Bruce Dickinson escolhe qual turnê do Iron Maiden é a sua preferida
A gigante do rock que irritou Chris Cornell e virou alvo constante de Kurt Cobain
Ex-baterista do Guns N' Roses fala sobre o Axl Rose que a maioria não conhece
O vocalista que Robert Plant julgava inalcançável e que idolatrava o cantor do Led Zeppelin
A banda que bateu um recorde dos Beatles e afundou em poucos anos
O disco de 1983 que Dave Grohl sabe tocar de cor e salteado; "Conheço cada virada de bateria"
Duração de "Rime of the Ancient Mariner" surpreendeu membros do Iron Maiden
O significado de "Highway to Hell", do AC/DC, segundo Angus Young
O clássico do Whitesnake que foi gravado durante um bate boca aos berros no estúdio
Steve Howe (Yes) conta como foi tocar em "Innuendo", do Queen
Nicko McBrain surpreende ao eleger os álbuns do Iron Maiden do pior ao melhor
A música de 1972 que Slash disse ter um dos melhores sons de guitarra da história
Bono manda a real sobre o motivo do rock ter perdido espaço para o hip-hop nos anos 2000

A melhor música dos anos 1990, de acordo com o WatchMojo
A banda "fria e arrastada" que Dave Grohl considera uma das maiores ao vivo
Ouvintes de rádio dos EUA escolhem 250 melhores músicas do rock alternativo nos 1990s
5 músicas de rock que tocaram tanto que o brasileiro não aguenta mais ouvir
Kurt Cobain não curtia tocar "Smells Like Teen Spirit", maior sucesso do Nirvana
O álbum do Nirvana que Kurt Cobain mais se orgulhava de ter feito
Kurt Cobain não queria seguir o mesmo caminho de Eric Clapton
A música que Dave Grohl disse ser a essência do Nirvana, diferente de hits como "Smells"
Nirvana: 20 coisas que você não sabia sobre "Nevermind"


