O único álbum do Cream de que Eric Clapton diz se orgulhar - com ressalvas - de ter feito
Por Bruce William
Postado em 26 de março de 2025
A curta trajetória do Cream marcou os anos finais da década de 1960 com uma mistura de blues, psicodelia e improviso pesado. Apesar do sucesso e da influência que exerceu sobre o rock posterior, Eric Clapton nunca foi exatamente entusiasmado com o legado da banda. Em entrevista à Classic Rock em 2016 (via Far Out), o guitarrista afirmou: "Havia poucas coisas das quais realmente me orgulhava - naquela época e agora. A maioria estava no álbum de despedida."

Lançado em 1969, "Goodbye" reuniu três faixas ao vivo captadas no The Forum, em Los Angeles, durante a turnê de encerramento do grupo. A iniciativa veio após a ruptura causada pela constante tensão entre Ginger Baker e Jack Bruce. Apesar do clima de fim de festa, algumas composições se destacaram, como "What a Bringdown", escrita por Baker, e "Badge", de Clapton, que contou com George Harrison na guitarra base, creditado como L'Angelo Misterioso.
Clapton explicou que o problema central era a ausência de liderança. "Acho que nos perdemos muito rápido com o Cream. Era tudo fachada. Estávamos apenas tentando manter a coisa funcionando. Não tínhamos um líder, e acho que esse era parte do problema. A liderança mudava num piscar de olhos", disse.
Segundo o produtor Phil Spector, a ideia do disco final só saiu do papel por causa de um blefe do chefão da gravadora Atlantic, Ahmet Ertegun. Em conversa com a Rolling Stone, Spector contou: "Ahmet disse: 'Vocês têm que fazer um último disco pra mim'. Eles responderam: 'Mas cara, a gente se odeia'. E ele mandou: 'Jerry Wexler está com câncer, está morrendo, e quer ouvir mais um álbum de vocês'. Eles gravaram. Depois ele disse: 'Jerry não está morrendo, melhorou muito'."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Estrela da WWE gostaria que música do Megadeth fosse seu tema de entrada
Iron Maiden não deve comparecer à cerimônia do Rock and Roll Hall of Fame
Regis Tadeu se manifesta sobre os problemas da turnê de reunião do Kid Abelha
Steve Harris esclarece que Iron Maiden não participou da produção de documentário
"A maioria dos guitarrista não são boas pessoas mesmo", admite Ritchie Blackmore
Confira a lista completa de eleitos ao Rock and Roll Hall of Fame 2026
O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
Ritchie Blackmore fala sobre saúde e atual relação com membros do Deep Purple
O momento em que Axl Rose perdeu o respeito por um astro do rock: "Ficou enojado"
Como um baterista do Angra mudou a vida de Eloy Casagrande para sempre
Blaze Bayley diz que é um privilégio ser indicado ao Rock and Roll Hall of Fame
Bruce Dickinson posta foto que tirou ao lado de Slash em estúdio
Soulfly lança videoclipe animado para "Favela/Dystopia"; assista agora
Os detalhes escondidos na foto caótica que ilustra encarte de "Master of Puppets", do Metallica
Os 5 álbuns que marcaram Poney, do Violator, e a suspensão na escola por tocar metal

O baixista que fez Geezer Butler pensar "É isso que eu quero fazer"
A banda que impressionou Eddie Van Halen: "A coisa mais insana que já ouvi ao vivo"
O poderoso power trio "resposta ao Cream" que tinha Clapton na plateia, mas implodiu cedo
Zakk Wylde mostra o riff do Black Sabbath que foi "chupinhado" do Cream de Eric Clapton
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
O único álbum do Cream de que Eric Clapton diz se orgulhar - com ressalvas - de ter feito


