Lars ficou impressionado com o tempo que o Metallica levou para escrever "Master of Puppets"
Por Mateus Ribeiro
Postado em 22 de março de 2025
Lançado no dia 3 de março de 1986, "Master of Puppets" é o terceiro trabalho de estúdio da lendária banda Metallica. O registro em questão é considerado (de forma muito justa, é bom que se diga) um dos maiores clássicos não apenas da história do thrash, mas também do heavy metal.
Metallica - Mais Novidades
Sucessor de "Ride the Lightning" (1984), "Master of Puppets" confirmou que a banda fundada em 1981 pelos jovens James Hetfield (guitarra/vocal) e Lars Ulrich (bateria) não era apenas fogo de palha. Com oito faixas e cerca de 55 minutos de duração, o álbum é um banquete para quem gosta de composições rápidas e pesadas, criadas e executadas por músicos que estavam com "sangue nos olhos" na época em que o disco foi concebido.

"Eu gostaria de dizer que havia algo mágico no ar no verão em que escrevemos ‘Master of Puppets’, algo que não estava lá antes e nunca existiu desde então. Mas isso seria mentira. Acho que simplesmente tivemos a atitude certa e a abertura certa para ideias. A banda inteira estava ficando mais confiante", afirmou Lars, durante entrevista concedida em 2006, divulgada no site da revista Metal Hammer.
Em 2016, quando "Master of Puppets" completou 30 anos, Lars falou sobre o disco à Rolling Stone. Na ocasião, o baterista dinamarquês afirmou que o disco foi escrito dentro de um período de tempo que o deixou impressionado.

"Há uma faísca, espontaneidade ou impulsividade que acontece quando você está na casa dos vinte anos. Escrevemos ‘Master of Puppets’ em provavelmente oito semanas durante aquele verão."
O tempo passou, "Master of Puppets" se consolidou como uma obra-prima. E o Metallica passou a levar muito mais tempo para escrever seus discos, como Lars contou na sequência de seu relato.
"Hoje em dia, levo oito semanas só para ir até o estúdio. É algo como: ‘O que diabos fizemos no verão de 85 para que pudéssemos criar isso, da primeira à última nota, em oito semanas?’. O ‘Death Magnetic’ [2008] levou provavelmente 18 meses desde o início da composição até o início da gravação. Nesse disco atual [‘Hardwired…To Self-Destruct’], provavelmente levamos cerca de nove meses. Como é possível escrever um disco como ‘Master of Puppets’ em oito semanas?"

Lars não sabe como os integrantes do Metallica escreveram "Master of Puppets" em oito semanas. Aparentemente, ninguém descobriu a receita. Afinal de contas, 39 anos depois, nenhum disco similar foi lançado por qualquer outro grupo de heavy metal, nem mesmo pelo próprio Metallica.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps