A verdadeira aula sobre palavrão que Dercy Gonçalves deu para João Gordo
Por Gustavo Maiato
Postado em 21 de março de 2025
A saudosa Dercy Gonçalves nos deixou aos 101 anos, mas não sem antes marcar a história da televisão, cinema e teatro do Brasil. Despojada e atrevida, ficou conhecida por seu jeito peculiar de se expressar que envolvia sempre falar muitos palavrões.
Em entrevista a João Gordo no programa Gordo Visita, o apresentador explicou que ele próprio fala também muito palavreado chulo. "Eu estou aqui com uma lenda viva da dramaturgia e da televisão brasileira. Eu gosto desse jeito da senhora espontâneo, de falar palavrão. Eu falo muito, sabia?", disse.
Ratos De Porão - Mais Novidades
Foi então que Dercy deu uma verdadeira aula para João Gordo sobre o que ela considera palavrão de verdade. A atriz explicou que palavras que comumente são consideradas feias para ela não faz sentido serem rotuladas como proibidas.
"Não é palavrão. Nunca falei palavrão. Eu acho que palavrão não é isso o que falo. O que é para você? Cu? Porra? Você é feito da porra. Quando Deus resolveu fazer a humanidade, ele tirou do sexo masculino uma droga ordinária e fedorenta, nojenta, e jogou dentro da mulher, e saiu isso. Saiu até a internet e o celular. É uma coisa muito estranha e que impressiona. O palavrão para mim não é esse que vocês criaram. Não senhor! O palavrão é a fome! É o condomínio. Você pagar a casa que é da gente. Palavrão é o tóxico, que devia ser proibido. Nem devia entrar no país", concluiu.

A relação do rock nacional com o palavrão
Embora os palavrões costumem ser evitados por bandas que almejam um sucesso mais mainstream, dentro do rock nacional há exceções. Em entrevista ao canal "Music Thunder Vision", João Gordo relembrou de uma música do Camisa de Vênus chamada "Bota Pra Fudê", que foi a primeira vez que o músico do Ratos de Porão ouviu música nacional com palavrão.
"O que era isso? Que horror! [risos]. Nossa, os caras falavam palavrões nas letras! Uau! O som não era lá essas coisas, mas os caras falavam palavrões nas letras! Eles faziam versões de bandas punks também. Eles fizeram muito sucesso assim", disse.
Já Renato Russo, lenda da Legião Urbana, não costumava usar esse tipo de palavreado. É o que relatou o jornalista e escritor Arthur Dapieve: "O Renato Russo tinha preocupação em fazer com que a música dele fosse atual em toda época e todo lugar. Essa é uma diferença dele para o Cazuza, por exemplo. O Renato escrevia as letras de modo a não chamar muita atenção para o lugar e nem para o tempo. Ele usava alegorias e figuras de linguagem. Brasília está escancarada mais em ‘Faroeste Caboclo’. Ele queria que a letra dele fosse entendida no futuro e no passado. Ele evitava palavrões, por exemplo. Tem uns quatro ou cinco palavrões ao todo nas músicas da Legião Urbana, mas as pessoas nem reparam. Ele pensava: ‘Tem criança que gosta do que faço’. Então, você nem nota. As pessoas nem percebem! [risos]".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
A banda australiana que não vendia nada no próprio país e no Brasil fez show para 12 mil fãs
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
O álbum que, para Geddy Lee, marcou o fim de uma era no Rush; "era esquisito demais"
Blackberry Smoke confirma quatro shows no Brasil em 2026
O recado curto e direto que Iron Maiden passou a Blaze Bayley quando o demitiu
Steve Harris admite que sempre foi "acumulador" de coisas do Maiden, e isso salvou novo livro
Regis Tadeu explica se reunião do Barão Vermelho terá tanto sucesso como a dos Titãs
A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"
Moonspell celebrará 30 anos de "Wolfheart" com show especial no Brasil
Testament, Overkill e Destruction confirmam turnê conjunta em 2026
Jane's Addiction anuncia que membros fizeram as pazes e comunica fim das atividades

João Gordo e Asteroides Trio em clipe encapetado
O encontro digno de quinta série de João Gordo e Clemente com um diretor da Rede Globo
O navio que vinha da Austrália e acabou fazendo Ratos de Porão inventar o crossover
Por que Ratos de Porão e Cólera saíam do Brasil e Inocentes não, segundo Clemente
O clássico álbum de hard rock que mudou a vida de João Gordo, do Ratos de Porão
João Gordo: "Nunca vi alguém cheirar tanto como Kurt Cobain"


