A verdadeira aula sobre palavrão que Dercy Gonçalves deu para João Gordo
Por Gustavo Maiato
Postado em 21 de março de 2025
A saudosa Dercy Gonçalves nos deixou aos 101 anos, mas não sem antes marcar a história da televisão, cinema e teatro do Brasil. Despojada e atrevida, ficou conhecida por seu jeito peculiar de se expressar que envolvia sempre falar muitos palavrões.
Em entrevista a João Gordo no programa Gordo Visita, o apresentador explicou que ele próprio fala também muito palavreado chulo. "Eu estou aqui com uma lenda viva da dramaturgia e da televisão brasileira. Eu gosto desse jeito da senhora espontâneo, de falar palavrão. Eu falo muito, sabia?", disse.
Ratos De Porão - Mais Novidades
Foi então que Dercy deu uma verdadeira aula para João Gordo sobre o que ela considera palavrão de verdade. A atriz explicou que palavras que comumente são consideradas feias para ela não faz sentido serem rotuladas como proibidas.
"Não é palavrão. Nunca falei palavrão. Eu acho que palavrão não é isso o que falo. O que é para você? Cu? Porra? Você é feito da porra. Quando Deus resolveu fazer a humanidade, ele tirou do sexo masculino uma droga ordinária e fedorenta, nojenta, e jogou dentro da mulher, e saiu isso. Saiu até a internet e o celular. É uma coisa muito estranha e que impressiona. O palavrão para mim não é esse que vocês criaram. Não senhor! O palavrão é a fome! É o condomínio. Você pagar a casa que é da gente. Palavrão é o tóxico, que devia ser proibido. Nem devia entrar no país", concluiu.

A relação do rock nacional com o palavrão
Embora os palavrões costumem ser evitados por bandas que almejam um sucesso mais mainstream, dentro do rock nacional há exceções. Em entrevista ao canal "Music Thunder Vision", João Gordo relembrou de uma música do Camisa de Vênus chamada "Bota Pra Fudê", que foi a primeira vez que o músico do Ratos de Porão ouviu música nacional com palavrão.
"O que era isso? Que horror! [risos]. Nossa, os caras falavam palavrões nas letras! Uau! O som não era lá essas coisas, mas os caras falavam palavrões nas letras! Eles faziam versões de bandas punks também. Eles fizeram muito sucesso assim", disse.
Já Renato Russo, lenda da Legião Urbana, não costumava usar esse tipo de palavreado. É o que relatou o jornalista e escritor Arthur Dapieve: "O Renato Russo tinha preocupação em fazer com que a música dele fosse atual em toda época e todo lugar. Essa é uma diferença dele para o Cazuza, por exemplo. O Renato escrevia as letras de modo a não chamar muita atenção para o lugar e nem para o tempo. Ele usava alegorias e figuras de linguagem. Brasília está escancarada mais em ‘Faroeste Caboclo’. Ele queria que a letra dele fosse entendida no futuro e no passado. Ele evitava palavrões, por exemplo. Tem uns quatro ou cinco palavrões ao todo nas músicas da Legião Urbana, mas as pessoas nem reparam. Ele pensava: ‘Tem criança que gosta do que faço’. Então, você nem nota. As pessoas nem percebem! [risos]".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Último show do Black Sabbath foi "estranho", segundo Tony Iommi
Tony Iommi anuncia o disco "From the Dark", que conta com participação de Jorn Lande
A canção do Led Zeppelin que Robert Plant disse ser "rock progressivo enlouquecido"
Quem é Karl Brazil, novo membro da banda de Tony Iommi
Left To Die, o supergrupo tributo ao seminal Death, lança seu primeiro disco
Polêmico novo EP do Avenged Sevenfold ainda possui duas músicas inéditas
Tony Iommi divulga vídeo de "World Alone", faixa do seu próximo disco solo
Filho confirma que Ozzy Osbourne não tinha condições de fazer o show de despedida
Tony Iommi conta por que Becky Baldwin e não Geezer Butler tocou em seu novo disco
"Extremamente orgulhoso": Jorn Lande fala sobre participação em álbum de Tony Iommi
O clássico do Iron Maiden em que Bruce Dickinson alcançou a nota mais alta da carreira
Tony Iommi ainda não se acostumou com a ausência de Ozzy Osbourne
Dave Murray, Adrian Smith e Bruce Dickinson revelam suas músicas favoritas do Iron Maiden
O cantor que Robert Plant definiu como único, eterno e maravilhoso



João Gordo posta foto pesada em que aparece junto dos guitarristas do Slayer
Marcelo D2: "Via Ratos de Porão e Cólera mais como alternativa que Titãs e Barão"
João Gordo anuncia rifa com disco do Iron Maiden autografado por Bruce Dickinson
O dia que Roberto Justus disse a João Gordo que nunca bebeu uma gota de álcool na vida


