Por que bandas americanas de thrash metal fizeram mais sucesso que alemãs? Schmier opina
Por João Renato Alves
Postado em 15 de março de 2025
A cena thrash metal mundial conta com dois polos principais: Estados Unidos e Alemanha. Preferências pessoais à parte, não dá para negar que os americanos tiveram muito mais sucesso, tendo Metallica, Slayer, Megadeth e Anthrax à frente. O baixista e vocalista Marcel "Schmier" Schirmer teorizou ao Chris Akin Presents sobre o que teria levado a esses resultados. Ele explicou, conforme transcrição do Blabbermouth:
Destruction - Mais Novidades
"Você tem que ver que os Estados Unidos são um enorme mercado musical — o maior mercado musical do mundo. Então, quando se é grande na América, você pode ser grande em todos os outros lugares. Basicamente, é isso que eles fazem com muitos artistas pop também —os tornam grandes nos Estados Unidos primeiro, depois eles vêm para o Reino Unido, para a Europa e então conquistam o mundo."
Para oferecer um parâmetro, o músico usa como exemplo a banda de rock mais bem-sucedida de seu país. "O Scorpions fez sucesso nos Estados Unidos e também no Japão. Só depois finalmente foram reconhecidos na Alemanha também. Então eu acho que a América, como um mercado musical, é o mais poderoso do mundo. Se você é grande lá, pode ser grande em qualquer lugar. Então o Metallica, Slayer e Megadeth estouraram na América. E à época havia a MTV, você tinha o 'Headbangers Ball' em todos os lugares, em todas as casas nos Estados Unidos, e era enorme. A Europa estava um pouco atrás com esse tipo de apoio da mídia. Mais tarde, nós tivemos o 'Headbangers Ball' também, mas nunca foi tão grande quanto na América."
Obviamente, o álbum de heavy metal mais vendido da história não poderia passar ileso na análise. "O Metallica se tornou comercial em determinado momento com o 'Black Album'. Eles deram um grande passo trabalhando com o produtor Bob Rock. Fizeram um disco incrível, com músicas muito cativantes. E as bandas europeias continuaram ‘sujas’ em sua sonoridade. O mesmo aconteceu com o Megadeth, eles gravaram alguns álbuns realmente comerciais. 'Symphony Of Destruction' é um single de sucesso. Além disso, as bandas americanas são todas mais velhas do que nós. Eles são nossos irmãos mais velhos. Somos basicamente os irmãos mais novos das bandas americanas. Saímos quase na mesma época — não há uma grande diferença de tempo entre esses álbuns; nossa primeira demo saiu em 83 também — mas os caras eram um pouco mais velhos, músicos mais experientes naquela época. E eu acho que isso também é uma pequena vantagem para os americanos.
Também, na América você tinha os grandes produtores. Os primeiros do Anthrax e do Metallica soam incríveis. Talvez o primeiro do Megadeth não soe tão bem, mas em geral, a América teve grandes produtores de metal no início, o que estava faltando na Europa. Mas no final das contas, agora é a Europa que está pegando pesado. Temos muitos festivais grandes que não acontecem na América. Quer dizer, ainda há alguns, mas algo como o Wacken Open Air, com 100.000 headbangers de todo o mundo, não existe na América."
No último dia 7 de março o Destruction lançou o seu álbum mais recente. "Birth of Malice" é o 16º trabalho de inéditas da banda. Além de Schmier, a formação atual conta com os guitarristas Martin Furia e Damir Eskić, além do baterista Randy Black (ex-Annihilator e Primal Fear).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
A única música do "Somewhere in Time" do Iron Maiden que não usa sintetizadores
Como James Hetfield, do Metallica, ajudou a mudar a história do Faith No More
A banda que não ficou gigante porque era "inglesa demais", segundo Regis Tadeu
West Ham une forças ao Iron Maiden e lança camiseta comemorativa
Os três melhores guitarristas base de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
A melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Scott Ian do Anthrax
Os dois solos que, para Ritchie Blackmore, inauguraram a "guitarra elétrica inglesa"
Slash dá a sua versão para o que causou o "racha" entre ele e Axl Rose nos anos noventa
A melhor música de cada disco do Metallica, segundo o Heavy Consequence
A banda que mais pode repetir sucesso do Iron Maiden, segundo Steve Harris
A música do Yes que Mike Portnoy precisou aprender e foi seu maior desafio
Pistas a distâncias diferentes e com mesmo preço no show do AC/DC? Entenda
Meet & Greet com Dave Mustaine, que custa mais que um salário mínimo, está esgotado
Ozzy Osbourne sugeriu gravar último álbum com Zakk Wylde, revela o guitarrista


Os 50 melhores discos da história do thrash, segundo a Metal Hammer
Os 10 melhores álbuns de thrash metal de 1986 em apenas 1 minuto
Metal: dez álbuns provam que 1986 foi o ano do Thrash
Thrash metal: 10 grandes álbuns do estilo lançados em 1987


