O dia que Papa Francisco lançou álbum de rock progressivo: "Ecos de Pink Floyd e Bon Jovi"
Por Gustavo Maiato
Postado em 11 de março de 2025
O Papa Francisco já conquistava multidões antes mesmo de se aventurar na música. Mas em 2015, o pontífice surpreendeu ao lançar "Wake Up! Music Album with His Words and Prayers", um álbum que mesclava falas e orações com arranjos instrumentais que evocavam o rock progressivo e até elementos de Pink Floyd e Bon Jovi.
Pink Floyd - Mais Novidades
O trabalho foi produzido por Don Giulio Neroni, músico que já havia colaborado com os papas João Paulo II e Bento XVI. A primeira faixa divulgada foi "Wake Up! Go! Go! Forward!", lançada em 26 de setembro de 2015, e o álbum completo chegou às plataformas digitais em 27 de novembro do mesmo ano pelo selo Believe Digital.
A reação ao álbum foi mista. A publicação El País comentou que o Papa já era um "ídolo de massas" e que o lançamento parecia uma forma de modernizar a comunicação da Igreja: "O que chama atenção no single de Francisco é que se trata de rock. Aparentemente, um sinal para enfatizar a ideia de uma Igreja de hoje em dia".
Musicalmente, a obra dividiu opiniões. O mesmo jornal apontou semelhanças com grandes nomes do rock: "O crescendo inicial é herdado do tema ‘Storm’, do grupo canadense Godspeed You! Black Emperor, seguido de trompetes à moda do Pink Floyd em ‘Atom Heart Mother’ (1970) e uma explosão de guitarras própria de Bon Jovi".
Apesar de elementos interessantes, o álbum foi criticado por sua estrutura confusa. "Wake Up! desafia o estado de ânimo do ouvinte, trazendo-lhe momentos de razoável êxtase guitarrístico a instantes desolados que começam exatamente quando o Papa toma a palavra no segundo minuto", escreveu o crítico Miguel Ángel Bargueño.
O Papa é rock: repertório e a recepção nas paradas
Segundo o G1, o álbum reúne falas do Papa em diversas línguas — italiano, inglês, espanhol e português —, gravadas entre 2013 e 2015 em eventos no Vaticano, Brasil, Filipinas, Coreia do Sul e Itália. Entre os títulos das faixas, destacam-se "Cuidar do Planeta", "A Igreja Não Pode Ser Uma ONG!" e "A Fé é Integral, Não se Liquefaz" – títulos traduzidos para o português.
Mesmo sem ser unanimidade entre os críticos, o disco obteve bons números. Nos Estados Unidos, alcançou o quarto lugar na parada US World Albums da Billboard, superando artistas consolidados da música religiosa.
Embora o impacto musical do álbum tenha sido modesto, o lançamento de "Wake Up!" reforçou a imagem de um Papa acessível e disposto a dialogar com diferentes públicos. A estratégia também aproveitou a proximidade do Natal, algo que o El País notou com ironia: "Trema, Adele: neste Natal você terá uma concorrência inesperada que talvez venha com ajuda divina".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
Shows não pagam as contas? "Vendemos camisetas para sobreviver", conta Gary Holt
Cinco bandas que, sem querer, deram origem a subgêneros do rock e do metal
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
Metal Hammer inclui banda brasileira em lista de melhores álbuns obscuros de 2025
Novo álbum do Violator é eleito um dos melhores discos de thrash metal de 2025 pelo Loudwire
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
A banda fenômeno do rock americano que fez história e depois todos passaram a se odiar
O músico que Ritchie Blackmore considera "entediante e muito difícil de tocar"
O melhor álbum de thrash metal lançado em 2025, segundo o Loudwire
Metal Hammer aponta "Satanized", do Ghost, como a melhor música de heavy metal de 2025
A banda de rock favorita do Regis Tadeu; "não tem nenhuma música ruim"
A primeira e a última grande banda de rock da história, segundo Bob Dylan

Pink Floyd volta ao topo da parada britânica com "Wish You Were Here"
A música "complicada" do Pink Floyd que Nick Mason acha que ninguém dá valor
A banda que nunca fez um álbum ruim, de acordo com Ozzy Osbourne; "grandes e profissionais"
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
A semelhança entre Brent Hinds e David Gilmour, segundo baixista do Slipknot
O guitarrista que uniu David Gilmour e Jimmy Page na mesma admiração; "ficamos de queixo caído"
Pink Floyd - Roger Waters e David Gilmour concordam sobre a canção que é a obra-prima
Dave Mustaine escolhe o guitarrista melhor do que qualquer shredder que existe por aí
O álbum que David Gilmour vê como uma continuação de "The Dark Side of the Moon"
O trabalho do Pink Floyd que Gilmour se sente "desconfortável" em tocar sem Waters
O influente guitarrista de rock psicodélico inglês comparado a Hendrix por Jimmy Page


