As bandas de rock nacional dos anos 1980 que não saíam dos ouvidos de Roberto Carlos
Por Gustavo Maiato
Postado em 22 de abril de 2025
O "Rei" ouvia rock brasileiro — e muito. Em entrevista à revista Bizz, publicada em 1988, Roberto Carlos revelou que não apenas acompanhava de perto a cena nacional dos anos 1980, como admirava diversos artistas que marcaram a geração. Para além de sua imagem clássica de baladas românticas e ternos bem passados, o cantor mostrou sensibilidade e atenção ao que havia de mais moderno no país à época.

"Eu gostaria de dizer uma coisa muito séria", afirmou, com firmeza. "O rock brasileiro é da maior qualidade, não fica a dever nada ao rock, nem inglês, nem americano." Em tempos em que a chamada geração do rock brasileiro dominava rádios e festivais, Roberto fez questão de destacar que estava atento — e impressionado — com o que ouvia.
Entre os nomes que mais o conquistaram, ele foi direto: "Gosto muito do Paralamas", disse, citando ainda o "rock romântico do Lulu Santos" e o trabalho do Leo Jaime, que considerou "um menino com sacadas incríveis". Demonstrando que conhecia o repertório, comentou também a obra da Legião Urbana, elogiando especificamente os dois primeiros discos. "Tem um trabalho muito bom do Legião, deste disco e do anterior também."
A menção a Ultraje a Rigor foi acompanhada de um comentário sobre o tom bem-humorado e provocativo da banda. "Gosto das sacadas do Ultraje", disse. E se alguém esperava conservadorismo musical do cantor, a surpresa ficou clara em sua naturalidade ao reconhecer a evolução do gênero. "O som teve enorme evolução. O rock contribuiu com isso e se beneficiou disso."
Roberto Carlos e suas influências
Roberto fez questão de contextualizar esse interesse com uma visão pessoal e sincera: "Falávamos muito de pescaria, do carro, do namoro, do beijo na esquina... e agora estão falando de coisas sérias", disse, referindo-se às temáticas sociais e políticas exploradas por bandas como Titãs e João Penca e Seus Miquinhos Amestrados, com quem também demonstrou afinidade.
Apesar da admiração pelo que era novo, o artista também relembrou sua formação musical, e como nomes como Tony Bennett e Bee Gees influenciaram seu gosto e sua carreira. "Naquela época eu ouvia Tony Bennett porque ele sempre foi o maior cantor do mundo. E os Bee Gees... eu gostava porque faziam um som romântico mais encorpado, mais moderno para a época", disse.
A memória é precisa: "Fui ver um show deles e fiquei deslumbrado com os cuidados, a qualidade do som em geral. Eram uma base para mim." Roberto lembrou até de frases específicas que dizia ao gravar: "Eu quero o baixo dos Bee Gees", brincou, entre risos. E completou: "O som de baixo que gostei mais sempre foi o deles e do Paul McCartney."
Mesmo com essa bagagem internacional, o cantor fez questão de valorizar o que era produzido no Brasil. "O rock brasileiro é da maior qualidade", repetiu. E ressaltou que essa percepção também o aproximava dos filhos, que compartilhavam com ele novas descobertas sonoras. "Isso contribui para que eu tenha um conhecimento geral do que está rolando."
Nos bastidores, longe dos palcos e da imagem consolidada de ícone da música romântica, Roberto Carlos ouvia, gostava e aprendia com a geração que redefinia o som brasileiro. Ele não apenas reconhecia a força dos novos artistas, como via nisso um amadurecimento do país e da música. "Hoje é um dia todo tipo de música, e da minha própria iniciativa, mas também a que meus filhos ouvem."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Deveríamos nos chamar o que, Iron Maiden?": Geddy Lee explica manutenção do nome Rush
5 discos obscuros de rock dos anos 80 que ganharam nota dez da Classic Rock
"Provavelmente demos um tiro no próprio pé" diz Rich Robinson, sobre o Black Crowes
O Monsters of Rock 2026 entregou o que se espera de um grande festival
Alvin L, compositor de hits de sucesso do pop rock nacional, faleceu neste domingo
Moonspell atinge o ápice no maravilhoso "Opus Diabolicum - The Orchestral Live Show"
Jon Oliva publica mensagem atualizando estado de saúde e celebrando o irmão
A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
Exausto das brigas, guitarrista não vê a hora de o Journey acabar de vez
As bandas que Steve Howe recusou antes de se juntar ao Yes
Produção do Bangers Open Air conta como festival se adaptou aos headbangers quarentões
Angela Gossow afirma que Kiko Loureiro solicitou indenização por violação de direitos autorais
A música de guitarra mais bonita da história, segundo Brian May do Queen
Novo baterista do Foo Fighters, Ilan Rubin conta como conseguiu a vaga
Anika Nilles relembra como foi seu primeiro ensaio como baterista do Rush


Por que as garotas preferiam o Calhambeque ao Cadillac no hit de Roberto Carlos?
O hit regravado pelo Jota Quest que na época derrubou Roberto Carlos do 1º lugar


