Pesquisa revela que gosto por rock nacional ou internacional varia conforme posição política
Por Bruce William
Postado em 19 de abril de 2025
Uma pesquisa recente da Genial/Quaest cruzou o gosto musical dos brasileiros com suas posições políticas. O levantamento mostra quais gêneros são mais ouvidos entre lulistas, bolsonaristas, indecisos e os que se consideram mais à esquerda ou à direita, mas sem vínculo direto com os dois principais polos. O sertanejo lidera com folga em praticamente todos os segmentos, mas há espaço para outras leituras — especialmente ao observar o comportamento dos fãs de rock.

Os dados revelam que o rock - tanto nacional quanto internacional - aparece com força discreta, mas reveladora, quando segmentado por posicionamento político. O sertanejo lidera em todos os grupos, variando entre 21% e 30%, seguido por gospel (13% a 23%) e estilos como forró, samba, funk e pop internacional, que giram em torno de 3% a 15% conforme o grupo.
O rock internacional aparece com 2% entre lulistas, 5% entre a esquerda não petista, 4% entre os sem posicionamento, 6% entre os de direita não bolsonarista e 4% entre bolsonaristas; já o rock nacional mostra uma distribuição ainda mais concentrada: 2% entre lulistas, sobe para 6% na esquerda não petista, cai para 3% entre os sem posicionamento, 3% entre os de direita não bolsonarista e 2% entre bolsonaristas.
Esses números sugerem que quem se identifica com a esquerda não alinhada ao PT é o grupo mais ligado ao rock, tanto nacional quanto internacional. Essa preferência pode ter raízes culturais e históricas: é nesse grupo que também aparecem maiores índices de ouvintes de MPB (10%) e rap/hip hop (4%), dois estilos com forte carga crítica e engajamento social, características que o rock, especialmente o nacional, também incorporou ao longo das décadas.
Enquanto isso, entre bolsonaristas e lulistas, o rock ocupa espaço periférico, superado com larga margem por gêneros populares como sertanejo, gospel e forró. Nesse recorte, o estilo parece ter maior apelo entre quem busca uma identidade musical fora das polarizações políticas mais acentuadas.
Acesse o site da Quaest para conferir a matéria completa.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Hellfest vem aí e confirma 182 bandas em 4 dias de shows
Pink Floyd lança a coletânea "8-Tracks", que reúne faixas gravadas nos anos 70
O clássico de Bon Scott que Brian Johnson nunca quis cantar no AC/DC
7 clássicos do rock nacional lançados em 1994 que são lembrados até hoje
Graspop Metal Meeting anuncia 152 atrações em 4 dias de festival
As cinco melhores músicas do Iron Maiden, em lista da Revolver Magazine
Deep Purple lança "Diablo", faixa de seu próximo disco de estúdio
O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
Angra anuncia bandas convidadas para shows em São Paulo
10 músicas de metal internacional que estão na memória afetiva do brasileiro
A melhor banda de todos os tempos, segundo os leitores da Classic Rock
A música do Pink Floyd que Roger Waters detestou e David Gilmour transformou num clássico
O detalhe sobre os músicos do Iron Maiden que impressionou a presidente da Bulgária
Indio Solari, lenda do rock argentino, morre aos 77 anos
As cinco músicas de "Load" que o Metallica mais tocou ao vivo


Estudo revela domínio do rock entre as maiores extensões vocais - Descubra quem está no topo
Produtor diz para fãs olharem para os EUA "antes de chorar" pelo alto valor de ingressos
Fãs de heavy metal traem menos em relacionamentos, aponta pesquisa
Crianças: RHCP para inteligentes, Ozzy para as outras, diz estudo


