Richie Kotzen revela que quase entrou no Nine Inch Nails — mas foi vetado por preconceito
Por Gustavo Maiato
Postado em 14 de abril de 2025
Richie Kotzen, conhecido por seu trabalho virtuoso na guitarra e passagens por bandas como Poison e Mr. Big, revelou que esteve muito perto de integrar o Nine Inch Nails — mas acabou descartado por uma questão de imagem. A história foi contada em entrevista à revista Hot Metal, com trechos publicados pelo Blabbermouth.
Nine Inch Nails - Mais Novidades

Conforme transcrição do Ultimate Guitar, segundo Kotzen, tudo começou por meio de um convite informal feito por Jeordie White (o baixista Twiggy Ramirez, do Marilyn Manson), que tocava com o Nine Inch Nails na época: "Ele disse: ‘Estamos com dificuldade de encontrar um guitarrista. Você precisa vir aqui’. Então fui ao estúdio Third Encore, em North Hollywood, e passei o dia por lá."
A recepção foi positiva, e Kotzen chegou a ser elogiado pelo próprio Trent Reznor, líder do grupo industrial "Trent me disse: ‘Você é, de longe, o melhor cara que testamos. Eu adoraria ter você na banda. Meu empresário vai entrar em contato.’ Saí de lá achando que tinha entrado para outra banda."

No entanto, o entusiasmo durou pouco. Depois de semanas sem resposta, Kotzen reencontrou Jeordie e descobriu o real motivo para o recuo. "Ele basicamente disse que o Trent não queria ver na capa da Rolling Stone algo como: ‘Nine Inch Nails contrata ex-guitarrista do Poison’. Ele não queria essa associação com uma banda de hair metal."
Apesar da frustração, o guitarrista compreendeu a lógica por trás da decisão: "Esteticamente, pensando na base de fãs e em como isso seria interpretado, até dá pra entender. Eu até brinquei: ‘Faço isso com um nome falso’, porque na época eu não estava fazendo nada. Sempre achei o Trent um gênio e teria adorado trabalhar com ele." Richie Kotzen segue em carreira solo e também como parte do trio The Winery Dogs, além de colaborações frequentes no universo do rock.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps