Trent Reznor e o choque que ele teve quando conheceu o Kiss
Por Bruce William
Postado em 30 de setembro de 2025
Nem sempre as primeiras influências de um músico apontam diretamente para o caminho que ele trilhou depois. Paul McCartney sempre citou Elvis Presley como um divisor de águas, Patti Smith recorda a intensidade de Jim Morrison. No caso de Trent Reznor, o impacto veio de uma banda que, à primeira vista, não tem muito a ver com a sonoridade do Nine Inch Nails.
Kiss - Mais Novidades
O encontro aconteceu de forma simples, mas marcante. Ainda adolescente, vivendo com a avó na Pensilvânia e se sentindo isolado, Reznor entrou em uma loja de discos e se deparou com o Kiss. O impacto foi imediato. "Eu devia ter uns 13 anos, nessa faixa. As garotas estavam começando a me interessar e o Kiss parecia bom demais para ser verdade", disse ele no podcast de Rick Rubin, com transcrição da Far Out.
Para um garoto de cidade pequena, a estética exagerada da banda era sinônimo de liberdade. "Era excitante, era tabu, parecia maior que a vida", relembrou. O álbum "Hotter Than Hell", com sua capa provocativa, chegou a dar a sensação de que ouvir aquilo poderia trazer problemas. Reznor descreveu que, ao colocar o disco para tocar, pensava apenas: "Eu não sabia que dava pra fazer isso."
Mais tarde, já famoso, ele reconheceu que o fascínio tinha menos a ver com a música em si e mais com o que o Kiss representava: a chance de escapar das fronteiras sufocantes de uma cidade pequena no interior dos Estados Unidos. "Eu só queria explorar, ir além", disse em uma entrevista de 1994, no auge do Nine Inch Nails.
Se há pontos de contato entre Kiss e NIN, eles são poucos. Mas a experiência abriu a porta para Reznor se imaginar em uma banda, despertando a determinação que guiaria sua carreira. "Foi quando eu pensei: quero estar em um grupo, quero fazer isso", resumiu.
O Nine Inch Nails nunca soou parecido com o Kiss, mas o choque inicial de descobrir aqueles discos deu a Reznor o impulso necessário para seguir adiante. Gene Simmons e companhia podem não ter moldado seu estilo musical, mas abriram a porta para que ele se tornasse o artista inquieto e inventivo que o mundo conheceria depois.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de Bruce Dickinson que tem riff no estilo Scorpions
Gojira faz primeiro show com o baterista brasileiro Luigi Paraventi; confira vídeos
"Foreign Tongues" se torna 16º disco dos Rolling Stones no topo da parada britânica
A banda que vendeu milhões nos anos 70 e hoje não aparece nas listas de rock clássico
A regra do Iron Maiden que Nicko McBrain quebrou e levou "uma bronca daquelas" de Steve Harris
Tito Falaschi lança o segundo álbum solo, "Time to Move On"
A obra-prima do rock anos 90 que foi gravada em uma mansão medieval assombrada na Inglaterra
A música que Flea escolheu como a melhor definição do Red Hot Chili Peppers
O melhor livro de todos os tempos, segundo Robert Smith do The Cure
Steve Lukather atualiza status de álbum com registros inéditos de Eddie Van Halen
O clássico dos anos 70 que para Slash tem o "melhor timbre de guitarra de todos os tempos"
Echo and the Bunnymen anuncia primeiro álbum em 12 anos
Plebe Rude celebra "O Concreto Já Rachou" com relançamento e versão de "Até Quando Esperar"
Baixista fala sobre sonoridade do próximo álbum de estúdio do Savatage

Guitarrista do Kiss, Tommy Thayer lança nova banda, Shogun Mojo
O truque de Paul Stanley em shows do Kiss que Bruce Dickinson queria levar ao Iron Maiden
A música de Paul Stanley que Bonnie Tyler gravou antes do Kiss
O álbum dos anos setenta que o Kiss achou que seria o último da carreira
Gene Simmons diz que quem não gosta dos EUA deve voltar para "o lugar de onde veio"
O "absurdo" que atribuem ao Led Zeppelin, na opinião de Paul Stanley
A banda que Paul Stanley considera a essência do rock and roll
A cantora que achava que o Kiss representava o pior que havia no rock
O disco mais subestimado de todos os tempos, na opinião de Dave Mustaine


