O conselho de Keith Richards para o Led Zeppelin que teria mudado totalmente a banda
Por Bruce William
Postado em 14 de abril de 2025
Jimmy Page sempre teve controle total do que queria fazer. Ainda na época do Yardbirds, já mostrava sinais de que não se contentaria com o básico. Quando formou o Led Zeppelin, levou essa visão adiante: um som pesado, arranjos grandiosos e uma performance ao vivo centrada na figura do guitarrista multitarefa que tocava, produzia e coordenava tudo.
Led Zeppelin - Mais Novidades
Mesmo assim, Keith Richards achava que havia um limite para tanta centralização. Page relembrou uma conversa com Richards e Ronnie Wood, quando ambos assistiram a uma apresentação do Zeppelin. "O Keith disse: 'Você devia arrumar outro guitarrista. Está virando o guitarrista mais sobrecarregado do mundo'", contou Jimmy. "Tem momentos em que eu adoraria ter outro guitarrista no palco. Mas não pareceria certo para o público."
A sugestão fazia sentido. Afinal, o som de estúdio da banda era repleto de overdubs que não podiam ser reproduzidos fielmente ao vivo. Canções como "Ten Years Gone" só ganharam execução completa no palco quando Page se uniu ao Black Crowes nos anos 1990, com uma banda de apoio bem maior.
O próprio Keith sabia do que falava, ressalta a Far Out. Com os Rolling Stones, sempre teve um parceiro de guitarra: primeiro Brian Jones, depois Mick Taylor e Ronnie Wood. Essa dupla de guitarras ajudava a moldar os solos e os improvisos que definiram o som da banda nos anos 70. O Led Zeppelin, por outro lado, sempre apostou no minimalismo do quarteto, mesmo que isso exigisse mais do que o razoável de Page em cima do palco.
No fim das contas, a ideia de adicionar um segundo guitarrista ao Zeppelin ficou apenas na conversa. Jimmy manteve sua fórmula - mesmo exaustiva - e seguiu como figura central do grupo, tanto no som quanto na imagem. Mas é curioso pensar como uma única mudança sugerida por Keith Richards poderia ter alterado completamente a identidade do Led Zeppelin.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Gravação de ensaio do Guns N' Roses em 1986 vaza online
A única banda de metal que Paulo Ricardo realmente curte: "Muito bons músicos"
A melhor banda de todos os tempos, segundo Jimmy Page do Led Zeppelin
O álbum em que o Black Sabbath se encontrou, de acordo com Bill Ward
A limitação do Slayer e Exodus que James Hetfield não quis seguir no Metallica
Mille Petrozzza (Kreator) sobe ao palco com o Arch Enemy na Alemanha
Vocalista do Godsmack defende opção por Mike Mangini como novo baterista
4 bandas clássicas da Irlanda que todo fã de rock precisa conhecer
A grande lição do documentário sobre Paul Di'Anno, segundo seu diretor
70000 Tons of Metal anuncia primeiras atrações para viagem de 2027
A música do Toto que se tornou trilha sonora do vôlei na Rede Globo
A música do Pink Floyd que David Gilmour adora, mas se recusa a tocar
A melhor música do Rainbow de todos os tempos, segundo Ritchie Blackmore
Tony Iommi ficou decepcionado com críticas que primeiro disco do Black Sabbath recebeu
Rolling Stones igualam marca histórica dos Beatles com "Foreign Tongues"

A música do Led Zeppelin que Jimmy Page se recusou a tocar ao vivo
5 clássicos do rock cujas letras envelheceram mal
Quando Robert Plant enquadrou uma banda por plágio e levou o troco na mesma hora
A banda americana que não conseguiu competir com o Led Zeppelin no palco
A turnê do Led Zeppelin que Robert Plant odiou fazer: "Uma tremenda bobagem!"
A banda que antecipou o Van Halen e quase virou o Led Zeppelin dos EUA
O vocalista que Robert Plant julgava inalcançável e que idolatrava o cantor do Led Zeppelin
O solo de Eric Clapton que impressionou Jimmy Page nos Yardbirds; "fundamental!"
O guitarrista desconhecido que, conforme Jimmy Page, "tocava a coisa certa na hora certa"
A cantora egípcia que mudou completamente compreensão de Robert Plant sobre música
Quando Robert Plant se sentiu intimidado pelo excesso de talento dos caras do Led Zeppelin


