Jimmy Page conta qual era sua proposta quando formou o Led Zeppelin
Por André Garcia
Postado em 21 de abril de 2024
Se você anda passando por um momento criativamente produtivo, considere adotar um caderno de estimação para ir as anotando. Essa foi uma das lições que Jimmy Page passou em entrevista para a Guitar World em 1993 — pouco após o lançamento de "Coverdale-Page", em parceria com o frontman do Whitesnake.
O guitar hero contou que um caderno onde ele anotava suas ideias ainda em seus dias de Yardbirds acabaram sendo parte do conceito do Led Zeppelin.
"Eu tinha muitas ideias nos meus tempos de The Yardbirds. Os Yardbirds me permitiram improvisar muito nas apresentações ao vivo, então comecei a manter um caderno de ideias, que acabei usando no Zeppelin."
"Além daquelas ideias, eu queria acrescentar texturas acústicas. No final das contas, eu queria que o Zeppelin fosse um casamento de blues, hard rock e música acústica, com refrões pesados — uma combinação que jamais havia sido feita até então. Muita luz e sombra na música. O melhor exemplo disso é 'Babe, I'm Gonna Leave You'."
Antes de formar o Led Zeppelin, em meados da década de 60 Jimmy Page já era um dos mais requisitados músicos de estúdio de Londres. Em 1966 ele entrou para o Yardbids inicialmente como baixista, mas logo passou para a guitarra — inicialmente formando dupla com Jeff Beck, e posteriormente sozinho.
Após cada membro ir para um lado em 1968, coube a Page recrutar Robert Plant, John Paul Jones e John Bonham para cumprirem a agenda da já finada banda como The New Yardbirds. E o resto é história.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps