A música do Sex Pistols inspirada no Abba, que os caras ouviam o tempo todo
Por Bruce William
Postado em 07 de abril de 2025
Em julho de 1977, os Sex Pistols embarcaram em sua primeira turnê pela Escandinávia. Foram doze shows: dois na Dinamarca, dois na Noruega e oito na Suécia, encerrando com duas noites no clube Happy House, em Estocolmo. A viagem deu à banda uma chance rara de tocar ao vivo, algo difícil no Reino Unido por causa da má fama que carregavam, relata a Louder.
Sex Pistols - Mais Novidades
Mas o que pouca gente sabia era que, por trás da agressividade e da crueza do punk, os Pistols tinham um lado bem mais leve, e dançante. Durante toda a turnê, a única fita cassete que eles ouviam era do Abba. "Eles tinham uma fita só, e era Abba", contou uma jornalista norueguesa que acompanhou a banda. "Eles tocavam o tempo todo, 24 horas por dia."
Sid Vicious, fã declarado do grupo sueco, viveu seu momento de glória quando encontrou os integrantes do Abba por acaso, num aeroporto. "Estávamos bebendo o dia todo porque os voos estavam cancelados. O Sid não aguentava bebida", lembrou John Lydon. "Assim que viu o Abba, todos de branco, parecendo ursos polares, saiu correndo: 'Abba!' - e vomitou na frente deles. Eles ficaram horrorizados. Acho que fomos levados embora por uma viatura."
Glen Matlock, baixista original da banda, também era fã e chegou a se inspirar em "SOS", do Abba (youtube), para criar o riff de "Pretty Vacant" (youtube). "Não copiei nota por nota", garantiu em 2017. "Mas a estrutura da música me deu a ideia."
Para Steve Jones, guitarrista da banda, a turnê foi um alívio. "Parecia que havia uma conspiração pra nos impedir de tocar no Reino Unido", escreveu em sua autobiografia chamada "Lonely Boy" (ainda inédita no Brasil). "Então caímos fora e fomos fazer uma turnê na Escandinávia." Sobre a Suécia, ele ainda acrescentou: "Não era só que as garotas eram bonitas, elas gostavam de sexo, diferente das minas do norte da Inglaterra com tornozelos grossos e costas cheias de espinha. Desculpa se a verdade dói.">/o:
Entre vômitos, Abba no toca-fitas e muita provocação, os Pistols seguiram sendo o que sempre foram: imprevisíveis. Uma banda que berrava contra o sistema, mas ouvia música pop no fone de ouvido e idolatrava um grupo sueco vestido de branco. Punk? Com certeza. Mas com um lado bizarro e deliciosamente contraditório.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Novo vídeo mostra como está Mingau quase três anos após o tiro na cabeça
Iron Maiden transforma primeiro festival próprio em celebração monumental de 50 anos
Steve Harris relembra o dia em que bebeu antes de um show do Iron Maiden
O lado bom e o ruim de fazer shows na América do Sul, segundo o líder do Iron Maiden
5 músicas que quando tocam no show todo fã de metal entra no mosh na hora
A opinião de Steve Harris, do Iron Maiden, sobre o The Darkness
O músico que salvou os Ramones e depois deu no pé, deixando os caras na mão
A melhor banda de rock progressivo de 25 países, segundo a Loudwire
Floor Jansen promete "volta às raízes metal" em seu novo álbum solo
Bruce Dickinson afirma que Blaze Bayley é "um cara fantástico"
A banda que realmente criou o heavy metal, de acordo com Eric Clapton
O aspecto dos shows grandiosos que incomoda Steve Harris, do Iron Maiden
5 músicas de rock que todo mundo conhece, mas pouca gente sabe de quem são
Blaze Bayley revela seu grande sonho com Bruce Dickinson
Adrian Smith já "cobrou" Steve Harris por usar equipamento em show do Iron Maiden
Sex Pistols anuncia relançamento do álbum "Filthy Lucre Live"
A banda punk que fez Neil Young se reinventar nos anos setenta; "irritou muita gente"
O álbum dos anos setenta que tornou possível surgir o Rage Against The Machine
A banda que fez Phil Collins perceber que o tempo do Genesis havia passado
Roger Waters explica seu desprezo pelos Sex Pistols: "Era tão forçado"
As demissões mais esquisitas da história do rock, de Pink Floyd a Beatles


