O álbum que Bob Dylan gravou e não queria lançar, mas a gravadora lançou e virou um clássico
Por André Garcia
Postado em 01 de abril de 2025
Bob Dylan ao longo de quase toda a década de 60 foi laureado como um dos maiores gênios musicais de sua geração. Nos anos 70, no entanto, um misto de esgotamento criativo de problemas pessoais e saco cheio de ser famoso levaram ele a uma sequência de álbuns não muito bem recebidos.
Para muita gente Bob Dylan estava beirando a irrelevância quando em meados da década ele ressurgiu com uma de suas melhores sequências de lançamentos: "Blood on the Tracks" e "The Basement Tapes" (ambos de 1975) e "Desire" (1976).
Bob Dylan - Mais Novidades
Só que dos três o "The Basement Tapes" não foi gravado por Dylan naquela sua nova fase, mas sim um projeto de quase 10 anos atrás que tinha sido engavetado. Conforme publicado pela Far Out Magazine, ele disse:
"Não me passava pela cabeça lançar. Se escrevi uma música há três anos, raramente volto atrás e uso ela. Eu simplesmente deixo para lá. Nunca gostei muito do 'The Basement Tapes', para mim era só músicas que fizemos para a editora [de direitos autorais], pelo que me lembro. Elas eram só para serem usadas por outros artistas gravarem. Eu não teria lançado. Mas, você sabe… se a [gravadora] Columbia quis lançar, fazer o quê?"
"The Basement Tapes" foi gravado em parte em 1967 por Bob Dylan junto com o The Band, e em parte em 1967/68 pelo The Band sem Bob Dylan (que havia sofrido um grave acidente de moto). Juntos eles gravaram mais de 100 músicas. Bob queria manter o projeto arquivado, mas a gravadora quis aproveitar aquele seu bom momento para faturar com um disco a mais, então lançou uma compilação de 24 daquelas faixas como um álbum.
E acabou até sendo bom, porque para muitos se trata de um de seus melhores trabalhos. A Ultimate Classic Rock organizou a discografia de Bob Dylan do pior para o melhor, e colocou "The Basement Tapes" no top 10 melhores, em #8. Em 2014 o disco foi lançado em versão expandida em um box-set de 6 discos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Organização confirma data do Monsters of Rock Brasil 2026
Helloween retorna ao Brasil em setembro de 2026
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
Bryan Adams retorna ao Brasil em março de 2026
Megadeth tem show confirmado em São Paulo para 2026
Trivium agradece Greyson Nekrutman e anuncia novo baterista
"Um cantor muito bom"; o vocalista grunge que James Hetfield queria emular
A melhor música que o Rush lançou nos anos 80, segundo a Classic Rock
A opinião de Slash sobre o anúncio da volta do Rush em 2026
Soulfly divulga vídeo de "No Pain = No Power", faixa de seu novo disco
Todd Sucherman, baterista do Styx, exalta reencontro com Eloy Casagrande
A banda de metal extremo que é referência para Mark Tremonti (Creed, Alter Bridge)
A banda pioneira do punk que Joey Ramone adorava; "uma das minhas bandas favoritas"
Como surgiu o icônico grito que Tom Araya dá em "Angel of Death", do Slayer
A banda de rock clássico que mudou a vida de Eddie Vedder de vez; "alma, rebeldia, agressão"

As três coisas que sempre irritam Bob Dylan, segundo o próprio
Os dois artistas que Bob Dylan considerava "relíquias do passado" nos anos 1980
Bob Dylan nos anos 60 declarou: "Rock n roll é música para moleques brancos"
Bono explica como Bob Dylan influenciou mudança do U2 em "Rattle and Hum"
Preços: quanto custa para contratar a sua banda favorita
O músico que melhorou uma canção de Bob Dylan, a ponto dele se render; "Ele me superou"


