O álbum que Bob Dylan gravou e não queria lançar, mas a gravadora lançou e virou um clássico
Por André Garcia
Postado em 01 de abril de 2025
Bob Dylan ao longo de quase toda a década de 60 foi laureado como um dos maiores gênios musicais de sua geração. Nos anos 70, no entanto, um misto de esgotamento criativo de problemas pessoais e saco cheio de ser famoso levaram ele a uma sequência de álbuns não muito bem recebidos.
Para muita gente Bob Dylan estava beirando a irrelevância quando em meados da década ele ressurgiu com uma de suas melhores sequências de lançamentos: "Blood on the Tracks" e "The Basement Tapes" (ambos de 1975) e "Desire" (1976).
Bob Dylan - Mais Novidades
Só que dos três o "The Basement Tapes" não foi gravado por Dylan naquela sua nova fase, mas sim um projeto de quase 10 anos atrás que tinha sido engavetado. Conforme publicado pela Far Out Magazine, ele disse:
"Não me passava pela cabeça lançar. Se escrevi uma música há três anos, raramente volto atrás e uso ela. Eu simplesmente deixo para lá. Nunca gostei muito do 'The Basement Tapes', para mim era só músicas que fizemos para a editora [de direitos autorais], pelo que me lembro. Elas eram só para serem usadas por outros artistas gravarem. Eu não teria lançado. Mas, você sabe… se a [gravadora] Columbia quis lançar, fazer o quê?"
"The Basement Tapes" foi gravado em parte em 1967 por Bob Dylan junto com o The Band, e em parte em 1967/68 pelo The Band sem Bob Dylan (que havia sofrido um grave acidente de moto). Juntos eles gravaram mais de 100 músicas. Bob queria manter o projeto arquivado, mas a gravadora quis aproveitar aquele seu bom momento para faturar com um disco a mais, então lançou uma compilação de 24 daquelas faixas como um álbum.
E acabou até sendo bom, porque para muitos se trata de um de seus melhores trabalhos. A Ultimate Classic Rock organizou a discografia de Bob Dylan do pior para o melhor, e colocou "The Basement Tapes" no top 10 melhores, em #8. Em 2014 o disco foi lançado em versão expandida em um box-set de 6 discos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Avenged Sevenfold reafirma em São Paulo porquê é a banda preferida entre os fãs
A música que resume a essência do Metallica, segundo o Heavy Consequence
A banda de metal progressivo mais popular da história, segundo baixista do Symphony X
A música dos Beatles que George Harrison chamou de "a mais bonita" que o grupo fez
Dez clássicos do rock que viraram problema devido a alguma polêmica
O maior álbum de metal da história da Espanha, segundo Regis Tadeu
Slash afirma que o show do Guns não é coreografado, e revela o que odeia fazer no palco
Cinco clássicos do rock que você reconhece nos primeiros segundos e já sai cantando
Rob Halford e Tom Morello deixam claro que o Judas Priest é, sim, uma banda política
Gastão Moreira fala sobre Dream Theater; "a banda mais narcicista de todas"
Um dos maiores sucessos dos Stones, descrito como "porcaria" por Keith Richards
A música do Black Sabbath que é o "marco zero" do thrash metal, segundo Andre Barcinski
A música do Megadeth que flerta com o hair metal, segundo o Heavy Consequence
A melhor faixa do primeiro disco do Metallica, segundo o Heavy Consequence
Regis Tadeu afirma que último disco do Megadeth é "uma aula de dignidade"


As 20 melhores músicas dos anos 2020, de acordo com o Ultimate Classic Rock
O cantor que Bob Dylan chamou de "o maior dos maiores"
O clássico do rock britânico inspirado por Bob Dylan e Frank Sinatra: "Período estranho"
Os compositores que Bob Dylan sempre louvou ao longo de sua carreira
O rockstar com quem Slash diz ser impossível de trabalhar; "Por que raios eu fui chamado"
Rock: alguns dos discos mais raros (e caros) do mundo


