O álbum que Bob Dylan gravou e não queria lançar, mas a gravadora lançou e virou um clássico
Por André Garcia
Postado em 01 de abril de 2025
Bob Dylan ao longo de quase toda a década de 60 foi laureado como um dos maiores gênios musicais de sua geração. Nos anos 70, no entanto, um misto de esgotamento criativo de problemas pessoais e saco cheio de ser famoso levaram ele a uma sequência de álbuns não muito bem recebidos.
Para muita gente Bob Dylan estava beirando a irrelevância quando em meados da década ele ressurgiu com uma de suas melhores sequências de lançamentos: "Blood on the Tracks" e "The Basement Tapes" (ambos de 1975) e "Desire" (1976).
Bob Dylan - Mais Novidades

Só que dos três o "The Basement Tapes" não foi gravado por Dylan naquela sua nova fase, mas sim um projeto de quase 10 anos atrás que tinha sido engavetado. Conforme publicado pela Far Out Magazine, ele disse:
"Não me passava pela cabeça lançar. Se escrevi uma música há três anos, raramente volto atrás e uso ela. Eu simplesmente deixo para lá. Nunca gostei muito do 'The Basement Tapes', para mim era só músicas que fizemos para a editora [de direitos autorais], pelo que me lembro. Elas eram só para serem usadas por outros artistas gravarem. Eu não teria lançado. Mas, você sabe… se a [gravadora] Columbia quis lançar, fazer o quê?"

"The Basement Tapes" foi gravado em parte em 1967 por Bob Dylan junto com o The Band, e em parte em 1967/68 pelo The Band sem Bob Dylan (que havia sofrido um grave acidente de moto). Juntos eles gravaram mais de 100 músicas. Bob queria manter o projeto arquivado, mas a gravadora quis aproveitar aquele seu bom momento para faturar com um disco a mais, então lançou uma compilação de 24 daquelas faixas como um álbum.
E acabou até sendo bom, porque para muitos se trata de um de seus melhores trabalhos. A Ultimate Classic Rock organizou a discografia de Bob Dylan do pior para o melhor, e colocou "The Basement Tapes" no top 10 melhores, em #8. Em 2014 o disco foi lançado em versão expandida em um box-set de 6 discos.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps