Guitarrista Dave Navarro decreta o fim do Jane's Addiction
Por João Renato Alves
Postado em 18 de maio de 2025
O guitarrista Dave Navarro acabou com as esperanças dos fãs em relação a uma reunião do Jane’s Addiction. A banda interrompeu atividades após o instrumentista ser agredido pelo vocalista Perry Farrell em pleno palco, durante show em Boston no dia 13 de setembro do ano passado.
Janes Addiction - Mais Novidades

Em entrevista à revista Guitar Player, via Blabbermouth, o músico foi questionado sobre quais teriam sido o melhor e o pior show da carreira do grupo. Não deu para fugir do óbvio.
"Houve alguns shows nessa última temporada que fizemos no ano passado na Europa com o Eric Avery de volta ao baixo, que foram alguns dos meus favoritos de todos os tempos. Não teve nenhuma enrolação: nenhum adereço, nada no palco. Nada de dança, nada de pirotecnia e nada de truques. Éramos só nós quatro e algumas luzes coloridas, tocando as músicas, expandindo-as e entrando em uma atmosfera meio estranha. Se você combinasse Grateful Dead e Radiohead, havia momentos assim — jams experimentais e estranhas que nunca tínhamos feito antes como banda. No entanto, se você me perguntasse qual foi o meu show menos favorito, seria um show em setembro passado, na sexta-feira 13, em Boston."

Obviamente, Dave foi convidado a refletir sobre o que o leva a considerar a apresentação derradeira a pior de todas. "Preciso falar em linhas gerais aqui, porque há outras pessoas envolvidas e a questão ainda é muito delicada e não resolvida. Houve uma briga no palco e todo o trabalho duro, dedicação, composição, horas no estúdio, e pegar tudo e sair de casa, e cruzar o país e a Europa, e tentar superar minha doença — tudo parou bruscamente e destruiu para sempre a vida da banda. E não há chance de a banda tocar junta novamente. Devo dizer que esse é o meu show menos favorito, sem criar animosidade, sem citar nomes, apontar dedos e inventar desculpas."
O guitarrista reafirmou sentir falta do espírito que o quarteto tinha até aquele momento. "Direi apenas que a experiência anterior àquele show, quando estávamos na Europa e nos dando bem, de verdade, pela primeira vez — porque na nossa idade, na casa dos 50 e 60 anos, todo mundo já fez o que tinha que fazer, e não éramos competitivos uns com os outros — estávamos nos dando bem. Não havia problema de ego; éramos apenas quatro caras fazendo ótima música, assim como fazíamos no começo. Só a gente no palco, com as pessoas enlouquecendo. E aquele show, em 13 de setembro, em Boston, acabou com tudo isso."

Fundado em Los Angeles no ano de 1985, o Jane’s Addiction foi uma das primeiras bandas do circuito alternativo americano a obter repercussão no mainstream. A banda lançou quatro álbuns: "Nothing's Shocking" (1988), "Ritual de lo Habitual" (1990), "Strays" (2003) e "The Great Escape Artist" (2011). O segundo foi o maior sucesso, ultrapassando dois milhões de cópias vendidas só nos Estados Unidos.

Perry Farrel surta no palco do Janes Addiction
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps