Refrãos: alguns dos mais marcantes do Rock/Metal

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Caco Garcia, Fonte: blog Road to Metal
Enviar correções  |  Comentários  | 

Publicado originalmente no blog Road to Metal.

5000 acessosHeavy Metal: os vinte melhores álbuns da década de 805000 acessosReligião: os rockstars que se converteram

Segundo o dicionário, refrão, estribilho ou ritornello é a parte principal de uma música, que se repete várias vezes. Geralmente no refrão é citado o título da canção ou reflete o que a canção quer dizer.

Quem não se pega cantarolando um refrão, ou às vezes quando ouve ou vê o nome de alguma banda, lembra a música que mais marcou, geralmente, vem na cabeça o refrão (riffs e refrãos, que seria da música sem eles), ou liga alguma situação a um refrão?

Para uma música ser boa, não é necessário ter um refrão pegajoso, longe disso, bandas como Led Zeppelin ou Black Sabbath só foram ter mais ênfase nos refrãos a partir da fase com o Dio, por exemplo. Porém isto ajuda na assimilação de uma música e ajuda também no sucesso comercial, não dá pra negar.

Steven Tyler do Aerosmith disse que a fórmula do sucesso é "estrofe, pré-refrão, refrão", ou seja, fica fácil de assimilar, e um refrão bem feito acaba grudando na mente. Tem o outro lado, que se abusar da repetição do refrão, ou de determinada fórmula, acaba ficando algo chato e maçante.

Dentro do Hard/Metal, podemos citar alguns nomes que são experts em refrãos marcantes, que todo mundo canta nos shows, como Iron Maiden, Whitesnake, Van Halen, mas além dessa força que o refrão possui e causa aquela vontade de todo mundo cantar junto, pensamos também naqueles que todo mundo conhece, independente se é fã do estilo ou não e também se virou uma marca registrada, ou um "slogan" praticamente, como "Born To Be Wild", por exemplo, além de ser um refrão marcante, imediatamente hoje liga ao motociclismo, liberdade.

E, levei em conta também o fato de quando se fala no nome de uma banda, qual o primeiro refrão que vem em mente. Certamente, muitas das músicas citadas abaixo vão bater com a opinião de vários, e algumas nem tanto, mas vamos lá! E aí? Quais os refrãos mais marcaram você? E que refrãos mais marcaram o Rock/Metal?

Arriscamos a fazer uma pequena lista, lembrando que não queremos ser donos da verdade, nem fizemos nenhuma pesquisa mirabolante, apenas queremos incentivar um bate-papo saudável e divertido, assim como o que surgiu essa matéria, e que a ordem que foram colocadas as canções, não significa a importância ou se foi mais popular ou não. Participe!!!

BEATLES tem vários e vários refrãos, só pra falar de uma banda dos primórdios e que realmente significou a popularização do Rock. Dá pra citar várias, mas "Hey Jude" é uma dessas canções que todo mundo conhece, ganhou várias versões, até em português, "Twist And Shout" e "I Wanna Hold your Hand", que quando ouço falar de Beatles, são duas que me lembro de imediato, e, apesar de nunca ter sido fã do quarteto, impossível não lembrar esses refrãos! Sem contar "Yesterday", a música que é recordista de regravações.

STEPPENWOLF e a já citada "Born To Be Wild", que, além de ser um dos refrãos mais marcantes e conhecidos, também, sempre está ligada a essa imagem de liberdade, estrada, motociclismo...

IRON MAIDEN alguém já disse que "se os Beatles eram os Reis do "iê iê iê" o Maiden é o Rei do " ô ô ô", heheheheh! Esses caras sabiam fazer grandes refrãos!!! Tem muitas que podemos citar, mas "Fear of The Dark" é uma que está naquele patamar que foi além do mundo do Metal, e tem ainda os famosos "ô ô ô"!

KISS, "I...Wanna Rock and Roll all nite... and party every day!!!" o Kiss também é um grande criador de refrãos marcantes e pegajosos! A lista é grande, mas, somando os quesitos, aqueles que levam a música além dos fãs do estilo, "Rock and Roll All Nite" está no topo.

TWISTED SISTER "We're not Gonna Take It", o grande hit do Twisted, que tocava e toca até em rádio AM, acho que tocou até em missa heheheeh! A trupe de Dee Snider também era grande especialista em refrãos, e é dessas que transcendeu as fronteiras.

EUROPE "The Final Countdown" toca até em baile de debutante, é mais um daqueles momentos que acontece uma vez na vida. Não que o Europe não tenha muitas músicas de qualidade, mas a vida deles seria outra sem "The Final...". Grandioso e marcante!

VAN HALEN também possui um belo arsenal de refrãos, como "Jump". Talvez a fase como Sammy Haggar tenha tido mais músicas com refrãos comercias e marcantes, mas "Jump" marcou época na banda e na história do Hard, e é uma música que conquistou uma popularidade incrível. Aliás, hoje durante o jogo Milan x Inter, no intervalo tocou "Jump" no estádio!

SCORPIONS os alemães são especialistas em refrãos e melodias pegajosas, sua fase a partir anos 80 foi marcada por grandes refrãos, com a banda alcançando patamares altos, até minha avó assovia "Wind of Changes", vou colocar as duas primeiras que me vem de imediato a mente: "Rock You Like a Hurricane" e "Wind of Changes".

URIAH HEEP "Lady in Black", considerada uma das melhores baladas de todos os tempos, não tem como não sair cantando de imediato, ainda mais com aquele "Ah ah ha" do refrão. Contagiante!!

JUDAS PRIEST "Breaking What? ... Breaking the Law!" Aliás, refrãos marcantes é uma característica das bandas de Metal e Hard que tiveram o auge nos anos 80, tem vários grandes refrãos, mas "Breaking the Law" é, com certeza, é uma das mais lembradas, que logo vem a mente quando se fala na banda.

AC/DC também tem grandes refrãos, que são pra lá de marcantes e conhecidos, aparecendo seguidamente em trilhas sonoras, "Back in Black" talvez seja a de refrão mais marcante e conhecido, aliada ao fato que que está no disco mais vendido da história do Rock, e o segundo mais vendido de todos!

JOURNEY, SURVIVOR, TOTO, entre outras, as chamadas bandas de Arena, o AOR, eram especialistas em refrãos grandiosos e marcantes, Journey com "Don't Stop Believin", Survivor, e a eterna música do Balboa, "Eye of The Tiger", e "Africa", do Toto, são grandes exemplos, refrãos marcantes, que foram além das fronteiras dos fãs do estilo, alcançando vários outros públicos.

DIO criou também alguns refrãos mais marcantes do Metal. O cara que sempre será lembrado como a voz do Heavy Metal, criou nada menos que "Heaven And Hell", "Die Young", "Holy Diver" e, talvez o refrão mais emocionante e marcante, "Rainbow in the Dark"

DEEP PURPLE além do Riff, um dos mais tocados e mais conhecidos, "Smoke on The Water" tem também um refrão que ultrapassa as fronteiras! Quem não conhece, até minha filha de 5 anos conhece!!!

WHITESNAKE "Love Ain't no Strangers". Coverdale é um hitmaker e grande criador de refrãos, principalmente com a palavra "love", heheheeh!

Bom essas são algumas que, acredito, tenham os refrãos mais marcantes e conhecidos, levando em conta aqueles quesitos que criamos no nosso "debate", enquanto escrevíamos a matéria. Para não se alongar muito, vou citar mais algumas que não podiam ficar de fora, como "Dream On", do AEROSMITH, as bandas de hard do anos 80, já citamos alguns exemplos acima, também criaram músicas que ajudaram o Metal a ser um estilo praticamente popular com amplo espaço em rádio e TV como Motley Crue, Warrant, Cinderella, Poison, White Lion, Guns & Roses (esta mais no final dos 80 e início dos 90), "I Love Rock and Roll", imortalizada pela Joan Jett, etc.

Outras: "Whiskey in the Jar", música de domínio popular, rearranjada pelo Thin Lizzy, e regravada por muitos outros artistas, como Metallica, aliás, aquela versão deles foi bem sucedida e ainda, Gary Moore, com "Over The Hills and Far Away" e "Still Got the Blues", esta última também ultrapassou fronteiras e possui um refrão inesquecível.

Menção honrosa às bandas de Power Metal Melódico, que aprenderam a fazer refrãos pegajosos, e também exagerando na dose ás vezes, caindo naquela premissa de que tudo que é em excesso, prejudica. "I Want Out" (Helloween) é um exemplo, não dá pra dizer que chegou a ultrapassar as fronteiras, mas muita gente começou a ouvir Metal depois de ouvir as músicas com refrãos mais marcantes e melódicos, que, com certeza, despertaram e ainda despertam a atenção de ouvintes de outros estilos, que muitas vezes, descobrem o que é música de verdade heheheh!!!

Participem e opinem, comentem quais refrãos vocês citariam e quais dos citados por nós você considera mais marcante, e vamos continuar esse bate-papo, que rendeu boa diversão aqui enquanto fazíamos, ouvindo, claro, muita música!!!

Os responsáveis são citados no texto. Não culpe os editores. :-)

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, nos links abaixo:

Post de 27 de junho de 2012
Post de 28 de dezembro de 2014
Post de 20 de julho de 2016
Post de 04 de março de 2017

0 acessosTodas as matérias da seção Maiores e Melhores

Heavy MetalHeavy Metal
Os vinte melhores álbuns da década de 80

ReligiãoReligião
Os rockstars que se converteram

Oops!Oops!
Dez erros eternizados em gravações

5000 acessosIron Maiden: uma releitura de "The Trooper" pelo Cine5000 acessosGuitar World: as 50 melhores canções de Rock de todos os tempos5000 acessosResenha - Sgt. Peppers - Beatles5000 acessosGlenn Danzig: "apanhei de propósito", diz sobre vídeo5000 acessosAerosmith: tocante homenagem a Chris Cornell com "Dream On"5000 acessosGuns N' Roses: Axl Rose se aposentará após turnê de reunião?

Sobre Caco Garcia

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online