A música que mudou a história do Black Sabbath, mas muitos só ouviram três décadas mais tarde
Por Bruce William
Postado em 29 de junho de 2025
A primeira gravação oficial do Black Sabbath foi uma exigência comercial. Ainda sem contrato para um álbum completo, a banda aceitou gravar uma canção que não era de sua autoria, apenas para tentar abrir portas no mercado fonográfico. A decisão foi relutante - mas mudou tudo.
A faixa em questão havia sido lançada meses antes por um obscuro grupo de Minneapolis chamado Crow, e chegado ao Top 40 norte-americano. O produtor Tony Hall e o empresário Jim Simpson acharam que ela poderia ajudar os garotos de Birmingham a finalmente conseguir um contrato. Tony Iommi e Geezer Butler torceram o nariz, achando que estavam "se vendendo", mas acabaram cedendo.
Black Sabbath - Mais Novidades

A versão foi registrada no Regent Sound Studio e lançada em 2 de janeiro de 1970 como primeiro single do Sabbath. Isso foi suficiente para chamar a atenção da recém-criada Vertigo, que estava em busca de novidades para enfrentar o selo Harvest, da EMI. Como o álbum de estreia da banda já estava gravado, a Vertigo topou distribuí-lo. A canção entrou na versão original do disco Black Sabbath, lançado no Reino Unido em 13 de fevereiro daquele ano.
Mas quando o disco chegou a outros mercados, houve mudanças. Nos Estados Unidos, por exemplo, a gravadora optou por retirar a música da edição local, trocando-a por "Wicked World", que era o lado B do single. Isso fez com que gerações de fãs nunca tivessem escutado oficialmente aquela gravação. Só em 2002, com a coletânea "Symptom of the Universe" lançada no mercado norte-americano, é que a faixa foi lançada por lá.
O baterista Bill Ward confirmou que a banda não gostava da música: "Nenhum de nós curtiu. Mas o Jim Simpson e o Tony Hall achavam que faria bem pra gente, então aceitamos a contragosto". A letra, aliás, trata de um tema espinhoso — um homem acusado injustamente de ser pai de um bebê, e foi inspirada em uma história real do baixista Larry Wiegand, da banda Crow: "É como se fosse a versão original de 'Billie Jean'", contou ele à Songfacts.
O curioso é que a canção, embora ignorada por anos, foi justamente o que garantiu ao Sabbath o contrato com a Vertigo. Ou seja, se "Evil Woman" não tivesse sido gravada, talvez a história da banda - e do heavy metal - tivesse sido completamente diferente.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O grupo pop que Ian Gillan considera muito bom em fazer música comercial
Robert Plant defende músico por show desastroso realizado pelo Led Zeppelin
A estrela de Hollywood que ajudou a transformar uma canção em clássico do Guns N' Roses
Usina da capa de "Animals", do Pink Floyd, se tornará espaço para shows
Os 10 covers mais tocados pelo Metallica ao vivo, segundo a Noise Creep
O melhor disco do Judas Priest, de acordo com a Metal Hammer
A frase casual de Roger Glover que virou um dos maiores clássicos do Rainbow
Incite - banda de Richie Cavalera lança vídeo para "Chucked Off"
Cinco fantásticos álbuns ao vivo que não nasceram para ser álbuns ao vivo
Ian Hill se afasta temporariamente do Judas Priest devido a lesão no braço
Digão explica o erro dos Raimundos: "Mamonas Assassinas foram mais inteligentes"
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Tarja Turunen fará show em São Paulo em maio de 2027
Turnê que Michale Graves faria pelo Brasil é cancelada um dia antes do início
A reação de Jason Newsted ao ouvir uma música de "St. Anger" no rádio

James Hetfield explica o que faz de Tony Iommi a sua maior referência
O lendário vocalista que teve o dedão amputado por um anão de jardim no quintal
As 7 maravilhas do mundo do heavy metal e como conhecê-las
As bandas que mais inspiraram o lado pesado do Queen, segundo Brian May
"Back to the Beginning", adeus de Ozzy e do Black Sabbath, nos cinemas em outubro
A coisa inacreditável que fãs achavam que o Black Sabbath podia fazer com eles
A arma branca que Cozy Powell foi buscar no carro após crítica de produtor
A formação do Black Sabbath que não funcionou, na opinião de Geezer Butler
Brian May diz que ele e Tony Iommi estão no novo álbum do Capitão Kirk
Tony Iommi recusou gravar último álbum com o Black Sabbath original
Cinco vocalistas subestimados do mundo do Heavy Metal que merecem a sua atenção


