A canção pop que Geddy Lee diz que nunca envelhece, e que até inspirou o Rush a ousar mais
Por Bruce William
Postado em 17 de junho de 2025
Geddy Lee cresceu rodeado por discos que moldaram sua forma de entender o rock progressivo. No meio das sinfonias labirínticas e letras viajadas, uma faixa em especial sempre se destacou para ele como exemplo de canção que passa ilesa ao tempo, e que ainda hoje faz questão de escutar.
Quando Peter Gabriel saiu do Genesis, já tinha deixado sua marca como um dos frontman mais ousados do prog dos anos 70. Poderia ter parado ali e ainda assim manteria a reputação intacta. Mas ao seguir carreira solo, resolveu misturar pop, música do mundo e experimentação que não cabia mais nos discos do Genesis.

No meio dessa fase inicial, uma música virou símbolo dessa virada. Com uma melodia delicada, quase folk, mas sustentada por um compasso 7/4 nada comum para um hit radiofônico, ela falava de liberdade, recomeço e, sem querer, mostrava como misturar o sofisticado ao simples.
Para Geddy Lee, o impacto foi imediato e continua até hoje. Em uma entrevista ao Global Bass Online, ele contou: "Sempre que 'Solsbury Hill', do Peter Gabriel, toca no rádio, eu lembro exatamente onde estava quando ouvi pela primeira vez. Essa música não envelhece porque é muito bem escrita. Há algo de muito certo nela."
O elogio não é pouca coisa vindo de quem ajudou a erguer a complexidade do Rush. A influência respinga nos próprios clássicos da banda canadense. Assim como a canção de Gabriel brinca com a métrica, faixas como "Limelight" alternam sem cerimônia entre 7/4, 4/4 e andamentos de valsa, mas sem perder a pegada pop que conquista até quem não sabe contar compassos.
Enquanto muitos veem o rock progressivo como relíquia, Lee ainda se emociona quando ouve o violão daquela velha faixa no rádio. E é assim que um simples refrão desafia o tempo: provando que, quando uma música é bem escrita, nem as décadas têm coragem de envelhecê-la.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Hellfest terá 183 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
Para alguns, ver o AC/DC é um sonho. E sonhos não têm preço
O disco que une David Gilmour e Steve Vai na admiração pela genialidade de seu autor
Duff McKagan elege as músicas do Guns N' Roses que mais gosta de tocar ao vivo
Rob Halford fala sobre a importância de estar há quase quatro décadas sóbrio
O "vacilo" que levou Nicko McBrain a achar que fosse passar no RH do Iron Maiden
O hit do Nirvana sobre Whitesnake, Guns N' Roses, Aerosmith e Led Zeppelin
Roxette anuncia dois shows no Brasil em 2026
O músico que Jimmy Page disse que mudou o mundo; "gênio visionário"
Os três melhores guitarristas base de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
Como Angra trocou Toninho Pirani por Monika Cavalera, segundo Rafael Bittencourt
Linkin Park compartilha fotos incríveis de show realizado no MorumBIS
Soundgarden prosseguirá atividades? Baixista Ben Shepherd responde
AC/DC anuncia show extra no Chile e encerra adição de datas na América do Sul

A banda mais inovadora para Geddy Lee; "Houve muitos imitadores, mas nada chega perto"
Os álbuns esquecidos dos anos 90 que soam melhores agora
Do que Geddy Lee ainda sente falta nas turnês, e como está se preparando para a volta do Rush
O artista que Neil Peart se orgulhava de ter inspirado
Geddy Lee admite que volta do Rush foi "uma decisão difícil"
Os dois maiores bateristas de todos os tempos para Lars Ulrich, do Metallica
O álbum do Rush que Geddy Lee disse ser "impossível de gostar"
Geddy Lee e a banda cover do Led que só conseguiu tocar uma música; "não dava pra encarar"


